:: Belenenses XV ::: Leis de Jogo

quarta-feira, fevereiro 07, 2007

Leis de Jogo

Voltando ao campo das Leis de Jogo, que tem estado um pouco apagado aqui no Belenenses XV por razões várias, trago-vos um aspecto do jogo no chão.

É frequente ouvir «Sr árbitro o jogador não larga a bola», pois é, é uma verdade mas essa falta pode ser consequência de outra. Possivelmente o jogador não larga a bola porque não consegue, porque o estão a agarrar.

Para que se dissipem as dúvidas aconselho vivamente a consulta da lei 15, «Placagem», das «Leis de Jogo de Rugby», transcrevo aqui uma parte:

15.4. JOGADOR PLACADOR

(a) Se um jogador placa um adversário e, ao fazê-lo, vai também ao solo, o jogador placador deve imediatamente largar o jogador placado. - pontapé de penalidade

(b) O jogador placador deve imediatamente levantar-se ou afastar-se da bola e do jogador placador. - pontapé de penalidade

(c) O jogador placador não deve jogar a bola enquanto não estiver de pé - pontapé de penalidade


Já agora fique a conhecer a sinalética do árbitro:



4 Comments:

At 2:40 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Afonso, uma das questões que me parecer necessitar de maior trabalho no campo da arbitragem prende-se precisamente com a sinalética, a qual deve ser clara, objectiva e visível. Quero dizer: tudo o que o árbitro assinala deve ser claro para fiscais-de-linha, jogadores, técnicos e público.

 
At 5:07 da tarde, Blogger Afonso Nogueira said...

é uma questão essencial quanto mais não seja como defesa para o árbitro, se o público perceber aquilo que ele marcou será mais facilmente compreendido e consequentemente menos contestado.

 
At 5:57 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Exactamente.
Muitas vezes não se sabe - no banco e na bancada, especialmente - o que marcou o árbitro, no jogo no chão.

 
At 7:18 da tarde, Blogger Afonso Nogueira said...

atenção que a culpa não é só do árbitro, é também do público e jogadores, de que serve um árbitro usar a sinalética toda e o público não saber distinguir os gestos????

Atenção que há mais de 50 movimentos feitos pelos árbitros para marcar faltas...

A sinalética do árbitro está no site da FPR em PDF(parte das leis do jogo). Estudem!

 

Enviar um comentário

<< Home