:: Belenenses XV ::: Esclarecimento editorial...

sexta-feira, outubro 06, 2006

Esclarecimento editorial...



O Blog BELENENSES XV foi criado por dois amantes do Rugby: um praticante e treinador das escolinhas do Belenenses, outro um mero «curioso» da modalidade, que por ela se vem apaixonando mais e mais a cada dia que passa. Ele surgiu para acrescentar algo ao Rugby português, em especial na vertente de clubes e formação. É belenense, assumidamente belenense, mas tem da modalidade uma visão mais global. Por isso, nele podem os leitores encontrar (e comentar livremente) opiniões e notícias acerca do Rugby nacional (níveis desportivo e organizativo) e internacional.

O Blog é um «hobbie» dos seus dois editores. Tal como o é para os leitores também, creio eu. Vir aqui - escrever, comentar ou simplesmente ler - é uma forma de sair da rotina do dia a dia, contribuindo de uma forma activa para a divulgação do Rugby, não apenas azul mas... nacional!

Ele não é, como provavelmente muita gente pensa, um espaço oficial do Belenenses. Não! Oficial é o portal do clube, acessível a todos em www.osbelenenses.com. O BELENENSES XV é um espaço da inteira responsabilidade dos seus editores, e que até já acolhe (como muita satisfação e orgulho) contributos de leitores - como o Manuel Mourão -, não ligados ao Rugby do «Belém».

Após a criação do Blog recebemos vários e-mails com pedidos de informação acerca do Rugby, em especial sobre as escolinhas de Rugby do Belenenses. Por si só, esses e-mails justificaram - e justificam - a manutenção diária e a entrega com que eu e o Afonso encaramos este projecto.

Ele é clubista, mas tenta fugir à clubite. Por isso valoriza tanto os méritos azuis como todos os aspectos positivos dos outros clubes e demais estruturas do Rugby nacional. Veja-se o acompanhamento que temos feito do trabalho da ARS...

Por outro lado, e porque um Blog envolve sempre «opinião», somos críticos relativamente ao que achamos que merece reparos negativos. Fazêmo-lo relativamente a tudo e todos, doa a quem doer... incluindo relativamente ao Belenenses, o clube do nosso coração.

O Blog existe e continuará a existir enquanto fizermos dele uma avaliação positiva. Ou seja:

a) Enquanto contribuir de forma positiva para o Rugby do Belenenses e para o Rugby português;

b) Enquanto for para nós - editores - fonte de satisfação pelo trabalho realizado, e não uma obrigação do tipo «segundo emprego não remunerado»;

c) Enquanto os leitores aderirem ao Blog, comentando de forma construtiva, contribuindo para que este espaço seja algo de bom para o Rugby, em vez de um «local» para «lavagem de roupa suja».

Com este «Esclarecimento editorial...» pretendemos apenas clarificar o que é e para que serve o BELENENSES XV, já que alguns comentários demonstraram nos últimos tempos que nem todos compreenderam verdadeiramente que trabalho/projecto é este.

Continuaremos a trabalhar voluntária e empenhadamente pelo nosso amor ao Rugby e ao Belenenses... E agradecemos a todos as palavras de encorajamento. Estamos abertos a todas as colaborações que respeitem a lógica do BELENENSES XV e que sirvam o interesse supremo do projecto: a divulgação do Rugby como «Escola de Vida» e a valorização da sua componente competitiva, a nível nacional.

Rui Vasco Silva
Afonso Bahia Nogueira