Jogo para... reflexão!
A equipa do Belenenses foi esta manhã batida pelo CDUL, no Estádio Universitário, em jogo a contar para a 1ª jornada da fase de grupos da Taça de Portugal. O resultado final foi de 27-20, a favor da equipa «universitária», a qual justificou plenamente a vitória, em especial pelo que fez durante a primeira parte do encontro.
Legenda: Formação ordenada com introdução para o Belenenses. O formação Carlos Gaspar prepara-se para introduzir a bola no túnel.
A equipa do Belenenses apenas se pode queixar de si própria, e deverá utilizar este jogo como motivo de reflexão, individual e colectiva. O Rugby azul vive um momento de viragem - diria que uma fase de transição - e todas as equipas de todos os escalões deverão pensar seriamente acerca dos seus objectivos, motivações e capacidade de entrega ao jogo e à camisola que vestem... Hoje, em pleno relvado n.º2 do Estádio Universitário, o XV azul envergonhou-se a si próprio, tal a forma como encarou o jogo e a sua importância.
Legenda: Fase do jogo. Vários jogadores azuis formam um «ruck» perante a quase total ausência de oposição adversária. Para quê tantos jogadores no «ruck», deixando o adversário em superioridade numérica fora dele?
Era sabido à partida que se tratava de um jogo sem influência no apuramento das duas equipas para os «quartos-de-final» da Taça de Portugal. Belenenses e CDUL estão, à partida, apurados automaticamente, por via das desistência das duas outras equipas do grupo (UTAD e CR Évora). Mas as equipas que ambicionam títulos ou, pelo menos, ser competitivas têm de encarar todos os jogos como oportunidades para mostrar o seu valor e dignificar a camisola. Os jogadores azuis que hoje representaram o Belenenses mostraram pouca atitude, desconcetração anormal e sobretudo uma enorme falta de disciplina.
Os azuis não podem depender dos jogadores envolvidos nos trabalhos da selecção nacional (e que neste momento são quatro, confirmada que está a transferência de Diogo Mateus para a Irlanda), nem devem encarar os jogos com a «descontracção» com a qual alinharam hoje.
O Rugby é - como os jogadores sabem muitíssimo melhor do que eu - uma modalidade 100% colectiva, na qual todos contam com todos. A indisciplina em termos de treino (desrespeito por horários, faltas, falta de empenho, etc...) traduz-se em falta de disciplina no momento de competir. E todos os 19 jogadores que hoje vestiram a camisola azul da Cruz de Cristo sabem que pior do que o resultado (que é aliás uma repetição da derrota inicial da temporada passada, pelo que não deve ser encarado com demasiada preocupação) foi a sua falta de atitude competitiva... essa sim, verdadeiramente importante!
Legenda: Juan Murré placa o ponta «universitário».
O Belenenses perdeu o primeiro jogo da temporada. Está perdido, nada a fazer! Ainda há tempo para corrigir, para acertar prioridades, para que cada um dos envolvidos no Rugby azul (dirigentes, técnicos e sobretudo jogadores!) pensarem se querem mesmo continuar envolvidos na modalidade, ao nível competitivo. É que ninguém faz favor nenhum ao clube em representar o Belenenses! A secção de Rugby tem quase 80 anos de história, vários títulos conquistados, muitas velhas glórias que tudo deram ao Belém, dando ao clube a fama de que hoje se reveste... O que querem os jogadores da actualidade? Fazer do Rugby apenas um passatempo... ou escrever o seu nome a letras de ouro, na história da modalidade e do Clube de Futebol «Os Belenenses»?
Breve descrição do jogo:
Uma primeira parte durante a qual o CDUL mandou, jogando (quase) sempre no meio campo do Belenenses e construindo uma confortável vantagem de 22-0 ao intervalo. Os azuis raras vezes passaram de meio campo, e quando o fizeram não criaram situações passíveis de concretização em pontos. O pack, com diversas alterações relativamente ao que alinhou durante o ano 2005/2006, foi incapaz de lutar com eficácia pela posse da bola, perdendo mêlées de introdução própria (quer empurrado, quer por rotação) e demonstrou grandes dificuldades ao nível dos alinhamentos. O CDUL soube aproveitar as fragilidade belenenses na frente, e obteve 5 ensaios (2 convertidos) nos primeiros 40 minutos.
Legenda: Salvador Cunha e Carlos Gaspar travam ataque do CDUL.
b) No segundo tempo, o Belenenses equilibrou o jogo, e não obstante ter voltado a sofrer um ensaio nos primeiros minutos conseguiu «sacudir» a pressão. O pack foi refrescado, com destaque para a entrada de Sebastião Cunha para a 2ª linha, e os azuis acabaram por traduzir em pontos a subida no terreno.
O primeiro ensaio resulta de um maul dinâmico (ensaio por Sebastião Cunha), ao qual se seguiram mais três apontados por Salvador Cunha (que combinou bem com o formação Carlos Gaspar, para fazer o 27-10), Juan Murre e João David.
Arbitragem de bom nível, como seria de esperar de João Mourinha.
Equipa do Belenenses
1. Juan Murré - 5
2. António Fraga
3. Fernando Murteira
4. Marco Miroto
5. Salvador Cunha - 5
6. Gonçalo Lucena
7. Paulo Santos;
8. Gonçalo Gonçalves
9. Miguel Fernandes - cartão amarelo
10. Francisco Moreira
11. Tirso Reis
12. Diogo Castro
13. Duarte Bravo
14. João David - 5
15. Diogo Pinheiro
16. Carlos Janardo
17. Sebastião Cunha - 5
18. Carlos Gaspar
19. José Maria Lino
Treinadores:
Francisco Borges
Pedro Netto
2 Comments:
Oval said...
1º Jogo da época. Mesmo o 1º porque não houve nenhum jogo de preparação. Falta de ritmo de jogo, falta de treino colectivo, vários jogadores só se juntaram à equipa hoje, porque estavam na super-taça júniores e selecção nacional. Não são claro desculpas de perdedor, mas o que se promete é que vamos fazer melhor... Obrigado e continuem a apoiar a equipa.
Caro Oval
O resultado e a derrota não é preocupante. Repito: preocupante - sobretudo para vocês, jogadores - é a falta de atitude. O Pedro Netto referiu, no final do jogo, várias situações que devem merecer da parte de todo o plantel muita reflexão. NINGUÉM é obrigado a jogar. Mas quem assume o compromisso de jogar, joga a sério, o que exige treinar a sério!
Cumprir horários.
Não fumar nem beber.
Não fazer noitadas antes dos jogos.
Respeitar o adversário e sobretudo os colegas de equipa.
É por isso que considero este o momento certo para reflectir!
A derrota é secundária. Aliás, no ano passado também fomos derrotados no 1º jogo da época com o CDUL... e depois por pouco não vencemos a Divisão de Honra...
Agora, é preciso reflectir e mudar de atitude.
Nós estaremos sempre ao vosso lado.
Enviar um comentário
<< Home