:: Belenenses XV ::: Seniores: CDUL vs. Belenenses é amanhã

sexta-feira, outubro 06, 2006

Seniores: CDUL vs. Belenenses é amanhã

A equipa principal de Rugby do Belenenses inicia amanhã (sábado, dia 7) a sua época desportiva oficial 2006/07, ao visitar no Estádio Universitário de Lisboa (relvado 2) a formação do CDUL, em jogo a contar para o Grupo B da Taça de Portugal. A partida tem início marcado para as 11:00 horas.



Após longos meses de paragem nas competições nacionais de Rugby, a equipa do Belenenses volta a alinhar num jogo oficial. Desta feita, os azuis do Restelo deslocam-se ao Estádio Universitário de Lisboa para defrontar o CDUL, na 1ª Jornada da Fase de Grupos da Taça de Portugal 2006/2007.

O jogo, que é oficial e tem carácter competitivo, encontra-se todavia marcado pelo conturbado início da época desportiva do Rugby nacional. O grupo do Belenenses, que inicialmente incluia também o Évora e a equipa da UTAD encontra-se agora reduzido aos azuis e ao CDUL, por via da desistência das outras duas formações. Belenenses e CDUL encontram-se pois automaticamente apurados para os 1/4 de final da Taça de Portugal.

A equipa do Belenenses (agora orientada pela dupla Francisco Borges/Pedro Netto) apresentar-se-á com muitas baixas, já que cinco atletas seus estão ao serviço da selecção nacional e outros ainda recuperam de lesões. Os jogadores ao serviço da selecção são João Uva, Diogo Mateus, David Mateus, Cristian Spachuk e Manuel Mata Pereira.

Do lado dos universitários, o cenário também não é o ideal. A equipa agora orientada por Albertino Minhoto – antigo técnico do Belenenses, tanto ao nível senior como nas camadas jovens – também tem jogadores envolvidos nos trabalhos da equipa nacional (Tiago Girão e Paulo Murinello), pelo que sentirá igualmente as consequências da sobreposição entre o calendário das equipas nacionais e o calendário das competições de clubes.

No que se refere ao jogo, e com apenas algumas semanas de trabalho realizado, espera-se uma partida com muita luta mas disputada num ritmo ainda lento. O Belenenses deverá querer assumir a iniciativa do jogo, apresentando-se à partida como um dos principais candidatos à vitória nas principais provas nacionais (Taça de Portugal e Divisão de Honra), procurando empurrar os jogadores do CDUL para o seu meio campo defensivo, no sentido de aproveitar da melhor forma possível a posse da bola para traduzir em pontos o seu jogo ofensivo.

Não será todavia uma partida previsívelmente fácil, e é bom recordar que no ano passado o CDUL surpreendeu a equipa azul na fase de Grupos da Taça, ao bater o Belenenses no Estádio Universitário. Meses mais tarde, e em jogo a contar para a Divisão de Honra, os azuis foram a casa dos «universitário» conquistar uma importante e inequívoca vitória, por 10-36.

O jogo será apitado por João Mourinha, árbitro internacional.

Fonte: Rui Vasco / Site Oficial do Belenenses

18 Comments:

At 10:14 da manhã, Blogger Rui Silva said...

Entretanto, eis o XV da Itália para amanhã:

ITALIA
15 David BORTOLUSSI (Montpellier, 2 caps)
14 Kaine ROBERTSON (Arix Viadana, 12 caps)
13 Mirco BERGAMASCO (Stade Francais, 32 caps)
12 Andrea MASI (Biarritz Olympique, 26 caps)
11 Marko STANOJEVIC (Bristol, esordiente)
10 Ramiro PEZ (Bayonne, 27 caps)
9 Simon PICONE (Benetton Treviso, 7 caps)
8 Sergio PARISSE (Stade Francais, 32 caps)
7 Mauro BERGAMASCO (Stade Francais, 49 caps)
6 Robert BARBIERI (Overmach Parma, 2 caps)
5 Marco BORTOLAMI (Gloucester, 49 caps, capitano)
4 Santiago DELLAPE’ (Biarritz Olympique, 33 caps)
3 Martin CASTROGIOVANNI (Leicester Tigers, 34 caps)
2 Fabio ONGARO (Saracens, 40 caps)
1 Salvatore PERUGINI (Stade Toulousain, 35 caps)

a disposizione
16 Carlo FESTUCCIA (SKG Gran Parma, 26 caps)
17 Andrea LO CICERO (Infinito L’Aquila, 55 caps)
18 Carlo Antonio DEL FAVA (Bourgoin, 18 caps)
19 Alessandro ZANNI (Cammi Calvisano, 6 caps)
20 Pablo CANAVOSIO (Castres, 9 caps)
21 Andrea MARCATO (Benetton Treviso, 1 cap)
22 Gert PEENS (Infinito L’Aquila, 21 caps)

 
At 10:39 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Rui antes de mais parabens pelo o blog,obtive aqui mais informação do que pelo site da FPR em 10 anos...vinha so informar que jogo cdul-belenenses será as 11h00 da manha..de maneira a que a adeptos,jogadores e todos os outros que queiram assistir ao jogo, possam dps tambem ver o jogo Italia-Portugal

 
At 11:03 da manhã, Blogger Rui Silva said...

Ok.
Vou alterar o horário.
Acontece que no site da FPR o jogo está marcado para as 15:00h...
Obrigado pela informação e apareça mais vezes!

 
At 11:41 da manhã, Anonymous Anónimo said...

caro rui vasco,informo-o q o paulo murinello ja não é jogador do cdul, mas sim do CASCAIS!abraço e continuem com o blog q esta cada vez melhor!RUI VASCO A PRESIDENTE!!

 
At 12:36 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Sobre o Murinello, obrigado pela informação.

 
At 1:43 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Só para informar que ontem, o Direito venceu em Monsanto o Cascais por 40-13.

BOA SORTE PORTUGAL!!

 
At 5:41 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Profissionalismo, sair do amadorismo, Federação, Direito e Belenenses.........

Há uns anos a Federação inscreveu e deu permissão para um jogador de Agronomia de seu nome Timothy King jogar pela selecção Nacional mas como não tinha 36 meses e como alguém ligado ao rugby denunciou a situação foi um escandalo!!! noticias no independente, agronomia conotada como os maus da fita pois criam que o jogador joga-se como estrangeiro equiparado etc.. e etc..
MAS TODAS AS PESSOAS FALAVAM.....

hoje a federação volta a fazer a mesma coisa o belenenses jogou toda a metade do campeonato com o Juan como português a federação pagou a 3 argentinos viagens e ordenados...

ninguém fala e a culpa é da IRB, quando esta bem explicito que eles só podem jogar se tiverem 36 meses consecutivos de Portugal sem saídas...

Era bom começar a ver todas estas situações para que quando se diga que quem manda no rugby e tem responsabilidades pelo que vai ou não acontecer daqui a uns anos,para que a culpa não morra sozinha.

cumprimentos

Paulo Neves

 
At 6:05 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Essa acusação de que a Federação paga os salários do Juan Murre é, segundo sei, infundada.

Mais: o Juan não jogou como português, e o Belenenses NUNCA usou mais de 3 estrangeiros de cada vez. Basta verificar as fichas de jogo. O Cristian Spachuk é um caso à parte, como se sabe.

Seria bom que, quando se aponta os dedos aos outros (e por aqui começa a acontecer com frequência, felizmente desta vez de forma assinada), se apresentassem provas, ou dados concretos.

Pelo que sei, o Belém só teve prejuízo com as idas dos seus atletas (e técnicos) à selecção.

 
At 6:25 da tarde, Anonymous Anónimo said...

na final do campeonato e na meia final ??????? o talonador o juan o número 8 e o ponta mais o Cristian Spachuk que correctamente é estrangeiro equiparado.

julgo que é melhor ver a ficha de jogo

pn

 
At 6:44 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Ficha de jogo da meia-final:
http://rugby.com.sapo.pt/belenenses_benfica_dh0506_01.htm

Estrangeiros: Juan, Formigo e Manuel Castagnet.

O Emiliano Castagnet entrou para o lugar de um dos argentinos titulares.

Ficha de jogo da Final:
http://rugby.com.sapo.pt/belenenses_direito_final0506.htm

Estrangeiros: Juan, Formigo e Manuel Castagnet.

O Emiliano Castagnet entrou para o lugar do seu irmão, Manuel.

Nada de irregular, portanto.

 
At 6:45 da tarde, Anonymous Anónimo said...

oval said...

No caso da final do campeonato o atleta Juan Murre ja tinha os documentos que lhe confere dupla nacionalidade, ou seja, já era português.
Como nao está informado pode sempre pedir a FPR o relatorio do jogo da final da taça, para se informar, é claro, e a constituição da esquipa era a seguinte:
1
Juan Murre
2
Nicolas Formigo
3
Cristian Spachuk
4
Mata Pereira
5
Lourenço Andrade
6
David Penalva
7
Manuel Castagnet
8
Valter Jorge
9
Bruno Nifo
10
Pedro Silva 3
11
Sebastião Cunha
12
Diogo Mateus (capitão)
13
Diogo Pinheiro
14
David Mateus A - 35'
15
Francisco Moreira 3
16
Fernando Murteira
17
André Santos
18
Francisco Nogueira
19
Pedro Neto
20
Francisco Cunha
21
Emiliano Castagnet
22
João Mirra

Ora como pode ver, 3 argentinos dentro de campo, 1 no banco, logo dentro das leis estabelecidas pela FPR...

As regras da IRB são bem claras, 36 meses sem no pais... Mas as leis da IRB nao se podem impor as leis de PORTUGAL, que atribuem a um cidadão estrangeiro a dupla nacionalidade, ou seja, no caso de varios argentinos em Portugal, (nao so no Belem como no Direito, nao nos vamos esquecer dos argentinos do Direito), com documentos portugueses. A partir desse momento são cidadãos de Portugal de plenos direitos e deveres, logo com a possibilidade de representar o nosso país a nivel internacional. A regra dos 36 meses so se aplica , a meu ver, quando os atletas a actuar num certo país nao queiram obter dupla cidanania...
Mais se informa que atletas da comunidade europeia contam como atletas nacionais...

 
At 6:45 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Corrijo: na final, o Emiliano entrou para o lugar do Talonador.

 
At 8:32 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Polémica ao melhor estilo "futuboleiro" português!! (lol) pergunto-me, será que é isso que o rugby de Portugal precisa neste momento!?

 
At 8:33 da tarde, Anonymous Anónimo said...

ass. Martim B.

 
At 8:43 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Caro Martim, não há aqui polémica rigorosamente nenhuma! Houve uma intervenção pouco rigorosa, que foi desmentida com a verdade dos factos.

Um abraço
RV

 
At 9:03 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Estava a tentar por algum humor! ;)

Desde já aproveito para (mais uma vez) lhe felecitar a sí e ao Afonso pelo trabalho notável que tem feito neste Blog! Um verdadeiro serviço ao Rugby Português.

Abraço
Martim

 
At 10:05 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Eu penso que quando o Paulo Neves fala que a FPR pagou aos argentinos, está a falar em termos de viagens e ordenados que eles fizeram para jogar pela equipa de portugal...
Eu sinceramente acho mal que possam jogar pois não sentem nada por jogar por Portugal e apenas utilizam como uma possivel rampa para outros vôos.. mas isto é so a minha opinião. Sim aos estrangeiros mas aos que já cá estão à mais tempo e que realmente se podem sentir identificados com o país e a cultura...

 
At 12:36 da manhã, Anonymous Anónimo said...

O que é que permitiu que jogadores como o Juan e o Acosta adquirissem a dupla nacionalidade? Casamento com portuguesas?

 

Enviar um comentário

<< Home