:: Belenenses XV ::: Magners League: Leinster, 27 - Munster, 20

domingo, outubro 15, 2006

Magners League: Leinster, 27 - Munster, 20



(Mais um excelente texto do nosso «correspondente» na Irlanda, Manuel Mourão, a quem desde já voltamos a agradecer. O seu trabalho de acompanhamento das equipas irlandesas ganha agora reforçado interesse, após o ingresso do belenense Diogo Mateus na equipa campeã europeia do Munster Rugby!)

Leinster, 27 – Munster, 20

Assistência: 27.250 pessoas.

Na passada Sexta Feira à noite, Lansdowne Road vestiu-se de gala de novo para receber os dois gigantes Irlandeses, naquilo que muitos viam como uma repetição da meia-final da Heineken Cup de há uns meses atrás. E claro que haviam muitas coisas em comum mas nada poderia acontecer que pudesse alterar o passado, mas o interesse era muito e a curiosidade à volta do jogo foi crescendo ate ao apito inicial.

Este foi o último jogo do Munster antes de Diogo Mateus se juntar ao plantel e passar a ser uma opção, e olhando para o crónico calcanhar de Aquiles de Munster, os centros, bem parece que o Internacional Português pode estar a beira de pregar uma surpresa aos mais desprevenidos.

O jogo disputou-se então na casa do Rugby Irlandês que viu o recorde de assistências da Celtic League ser pulverizado para uns fantásticos 27250 espectadores, sem duvida um numero de fazer inveja, numa noite de mau tempo, que fazia prever uma vantagem para os avançados de Munster que se dão bastante bem nestas condições.

Nada de mais enganador, os homens de Leinster a jogar em casa, perante os seus adeptos, tinham algo a provar, e o orgulho ainda ferido, os seus avançados bateram-se brutalmente contra um pack que é nem mais nem menos o pack da Selecção Irlandesa, e embora vacilassem nos alinhamentos e formações, não comprometeram, e em campo providenciaram muita bola, e rápida, a chamada "defesa de champanhe" (que e mais ou menos a defesa da Selecção Irlandesa, o que fazia com que este derby quase que fosse um treino a sério entre companheiros de Selecção, salvo seja, claro está).

Os packs equilibravam-se (mesmo tendo em conta que Munster contava com os seus carismáticos avançados, entre eles os sempre dedicados Paul O'Connell, Foley, Wallace e companhia), a grande diferença esteve na qualidade dos Rucks, onde Leinster esteve excelente, a fazer reciclagem rapidíssima da bola, assim como a continuar a providenciar bola de qualidade em situações de placagem, dando um ritmo muito acelerado, que constantemente descobria brechas na defesa adversária.

Os internacionais Brian O'Driscoll e Shane Horgan conseguiram ensaios na primeira parte que deram uma vantagem a Leinster de 17-10 ao intervalo (Munster com ensaio do também Internacional David Wallace e conversão e penalidade de Ronan O'Gara). Mais tarde um segundo ensaio de O'Driscoll e outro de Jamie Heaslip (a jogar a n.º8) conferiram aos da casa o tão almejado ponto de Bónus.

A noite corria-lhes bem e não fosse o ensaio já no final do Pilar Marcus Horan, com nova conversão de Ronan O'Gara, a reduzir a diferença para 7 pontos e a dar também a Munster o ponto de Bónus e tinha sido um derby perfeito para Leinster.

Como noutros derbies jogados com paixão, alguns nervos andaram à flor da pele e 3 foram as vezes que o árbitro teve que recorrer aos cartões amarelos, com realce para o de Felipe Contepomi. O abertura Argentino mais uma vez teve um jogo fantástico, ao contrário da meia final da Heineken Cup, onde tinha sido provocado e deixou o seu jogo ser afectado, na sexta Contepomi mostrou de novo a excelência do seu Rugby e o mau do seu temperamento. Na realidade por duas vezes agrediu adversários e deveria ter sido expulso.

Está sem dúvida entre os 3 melhores aberturas do Mundo (em minha opinião) mas enquanto não souber controlar o seu temperamento contínua sempre a ter companheiros nervosos por saberem que pode prejudicar o esforço colectivo com atitudes irreflectidas.

Uma nota final para realçar a qualidade dos jogadores que Diogo Mateus vai ter pela frente, mesmo que so jogue na Celtic League. Neste jogo por exemplo teria tido a dupla D'Arcy e O'Driscoll, provavelmente a mais experiente, rotinada e excitante dupla de centros, se não do mundo, sem duvida da Europa. Pura classe, agressivos a defenderem e mágicos no ataque. Jogar a este nível só pode ser bom.

Positivo: O Recorde de assistência na prova, com 27000 espectadores. Algo esta a ser bem feito quando uma prova como esta, numa fase ainda não muito disputada consegue levar tanta gente ao um estádio, numa sexta-feira, a seguir ao trabalho.

Negativo: Munster a pouco tempo de iniciar a defesa da Heineken Cup a mostrar-se ainda enferrujado. As agressões de Comtepomi.

Destaque sem dúvida para a próxima jornada, onde os olhos estarão postos em Munster, já hoje a jogar contra os Escoceses de Edimburgo (onde Musnter já não perde há 9 jogos). Na altura em que escrevo este texto ainda não parece haver a confirmação que Diogo Mateus estará no banco, a convocatória apenas refere que será feita uma escolha de três jogadores de um grupo de 4 (Brian O'Meara / John Kelly / Eoghan Hickey /Diogo Mateus), ou seja um ficará de fora. Caso Diogo Mateus venha a estar no banco terá muito boas hipóteses de se estrear já hoje.

1 Comments:

At 12:42 da manhã, Blogger Rui Silva said...

Três notas muito rápidas:

- Notável a devoção irlandesa ao Rugby de clubes. Sexta-feira de mau tempo, bilhetes caro (parece que estava a preços «proibitivos» para este jogo...) e, ainda assim, mais de 27.000 pessoas em Lansdowne Road...

- Também me parece que a dupla O'Driscoll/D'Arcy é a melhor do Mundo! Excelentes em todos os capítulos do jogo, muito rotinados, destemidos e elegantes com a bola nas mãos. Jogar contra o O'Driscoll deverá ser uma honra para o Diogo. Oxalá que haja tempo e oportunidade para isso!

- Na recepção de Munster aos ex-Gunners (actual Edinburgh Rugby), o Diogo esteve no banco mas não entrou. O jogo não correu de feição aos homens de Thomond Park, que perderam por 10-21, e o técnico não arriscou a entrada do reforço luso... Alinhou com a camisola 12 o sul-africano Trevor Halstead... Ainda não foi desta, será para a próxima! Força Diogo!

 

Enviar um comentário

<< Home