:: Belenenses XV ::: Cristian e Paulo Santos na convocatória

quarta-feira, novembro 08, 2006

Cristian e Paulo Santos na convocatória


Legenda: Spachuk (à esquerda) e Paulo Santos (ao centro).

Cristian Spachuk e Paulo Santos («China») são os dois jogadores azuis convocados por Tomaz Morais para a viagem a Tblissi (Geórgia). Tratam-se de dois jogadores da 1ª linha (pilar e talonador respectivamente), sector da equipa portuguesa que será especialmente «castigados» no jogo do próximo sábado.

Aos dois jogadores do Belenenses, bem como a todo o grupo de trabalho da selecção (restantes jogadores, técnicos e pessoal de apoio) o nosso desejo de uma boa viagem e melhor jogo.

NÓS ACREDITAMOS!

39 Comments:

At 11:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Caro Rui Vasco, será possível colocar todos os convocados?

No jornal O Jogo, vem um artigo sobre os convocados, diz que são 24 jogadores mas apenas surgem 22 nomes..faltando na convocatória jogadores como João Correira, João Uva, tendo estes integrado a convocatória do jogo com a russia.

Cumprimentos,

Andre matos

 
At 11:25 da manhã, Blogger Rui Silva said...

Infelizmente não.
Sei que o Cristian e o China vão porque «mão-amiga» me fez chegar a informação. Os outros, não sei.
Creio que ainda assim que a convocatória é um misto do que está publicado no jornal O JOGO e no jornal A BOLA.

Surpresas (para alguns): Francisco Fragateiro e Filipe Saldanha. Ausências do João Uva e do Sebastião Cunha, que chegou a ser considerado (segundo me disseram) para o XV inicial com a Rússia.

Em todo o caso, creio que a comitiva (jogadores) é a seguinte:

Joaquim Ferreira
Rui Cordeiro
João Correia
Cristian Spachuk
Paulo Santos
Gustavo Duarte

Marcelo d'Orey
Gonçalo Uva

Paulo Murinello
Francisco Fragateiro
Vasco Uva
Juan Somoza
Diogo Coutinho

José Pinto
Luis Pissarra

Duarte C. Pinto
Gonçalo Malheiro

Diogo Mateus
Miguel Portela
Pedro Carvalho
Frederico Sousa
Filipe Saldanha
António Aguilar

Pedro Leal

Questão: quantos «directores» da FPR vão... e quantas pessoas para trabalhar acompanham os técnicos? Rasmuga, Pai Mirra... e médico há?

 
At 11:31 da manhã, Blogger Rui Silva said...

Como informação adicional, registe-se que a equipa segue hoje para a Alemanha (Munique), onde deverá permanecer 2 dias. Segue depois para Tblissi, onde chega às 5h da manhã de 6ª feira. O jogo é às 19h locais, de sábado.

 
At 11:32 da manhã, Anonymous Anónimo said...

O Sebastião tem um exame na faculdade. Médico não levamos e acho que a direcção vai toda em peso.

 
At 11:56 da manhã, Blogger Rui Silva said...

LOL. Tá tudo dito: «Médico não levamos e acho que a direcção vai toda em peso».

É como aqui no meu emprego: somos meia-dúzia a trabalhar e uma dezena para mandar. LOL

É mesmo à «tuga».

 
At 12:26 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Amigos:

Sebastião Cunha e Mata Pereira têm exames na faculdade e portanto não podem deslocar-se à Geórgia. João Uva ressentiu-se do joelho onde foi operado e por bem também não se desloca à Geórgia. Paulo Santos (China) e Filipe Saldanha são os 23 e 24 jogadores.

Abraço

 
At 12:30 da tarde, Anonymous Anónimo said...

E incrivel a seleccao nacional nao levar Medico, nao da para acreditar, isto deve ser engano (ou talvez hajam motivos fortes), se nao e uma falha muito grave, que esperemos nao tenha grandes consequencias....

 
At 1:27 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Esta lá o Luis pissara e o rui cordeiro para dar uns pontos se for preciso!! Estupidez... Nao compreendo como a este nivel isto ainda seja possivel.. Palhaçada pegada, ainda por cima com uma 2ª mao para disutar em lisboa...

 
At 2:21 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Notícia interessante sobre o centro irlandês, Brian O'Driscoll:

http://news.bbc.co.uk/sport1/hi/rugby_union/irish/6128758.stm

 
At 3:08 da tarde, Anonymous Anónimo said...

o cunha tem exame? a época de exames das faculdades não é dp? mais uma vez esse menino vem mostrar porque nao vai evoluir e apesar de ter condições fisicas é muito fraco psicologicamente. estará com medo dos georgianos

 
At 3:13 da tarde, Blogger Rui Silva said...

As razões da não convocação do Sebastião Cunha apenas o Prof. Tomaz Morais e o staff da Federação conhecerão, para além do próprio Sebastião, claro. Especulações em torno deste tema não me parece que ajudem a selecção e os jogadores neste momento.

Ele não foi seleccionado para a primeira mão, mas pode ser convocado para a segunda.

Vamos lá ter algum respeito uns pelos outros...

 
At 3:24 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O O'Driscoll renovou com a IRFU pois a Federacao Irlandesa tem uma politica de retencao, e sao poucos os que jogam dos que representam esuipas estrangeiras, no 15 inicial para os testes de Outono jogam todos na Irlanda, e dos 22 so dois estao no estrangeiro. Uma politica que tem dado resultados a nivel internacional, a nivel de melhoria das competicoes internas e a nivel de conhecimento e rodagem entre jogadores seleccionaveis. Ja para nao falar na facilidade em organizar calendarios com os da Seleccao.
MM

 
At 3:30 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Tem razão caro rui vasco mas penso que se queremos evoluir, temos de deixar de arranjar falsas desculpas. Não pondo em causa o valor desse jogador dentro das 4 linhas, o facto de recusar-se a ir à georgia( onde saber que vai ser um jogo duro) alegando compromissos escolares é no mínimo feio! e pelo que soube, já nao é a primeira vez...

 
At 3:32 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Pois, Manuel. Em Portugal estamos a iniciar um processo oposto, que é o da exportação de jogadores para campeonatos mais competitivos, o que fragiliza a competição nacional, mas poderá - a prazo - dar maior consistência à selecção.

Pensemos pela positiva: com a saída de jogadores como o Gonçalo Uva e o Diogo Mateus abriram-se, nos respectivos plantéis, dois lugares no XV inicial. Haverá jogadores com vontade de os agarrar?

 
At 3:56 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Caro Pedro Sousa,
Feio é vir para aqui fazer uma acusação sem a fundamentar, tudo isso pode até ser verdade, mas sem fundamentar nao vale nada, o diz que disse e o ouvi dizer, sem dar chances do acusado se defender, não tem valor. Ou se dizem os factos como são ou nao vale a pena sequer mencionar.

 
At 4:55 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Meu caro Pedro Sousa:

Em relação ao Sebastião Cunha não sei efectivamente. No entanto, deixe-me que lhe diga que eu próprio aleguei como desculpa de não ir à Geórigia, o facto de ter uma frequência no próximo Sábado dia 11. Não sei como as coisas correm no seu curso (ou corriam) mas no meu curso (e pelos vistos no do Sebastião) há frequências durante o semestre. Note aliás, que o Tomás está avisado do ocorrido há muito tempo, antes ainda de do jogo com a Russia. Portanto, para a próxima não levante falsas suspeitas sem ter razão ou certeza no que escreve, pois pode (como vê) estar enganado. Dig-lhe ainda, que para além da frequencia, o Sebastião já nem treinou no estágio que realizámos no fim de semana passado, por estar lesionado. Por muito que gostemos de dar o contributo á selecção, e numa altura em que mais do qe nunca devemos fazer o esforço final para alcançarmos este objectivo único, sei bem que no entanto tenho prioridades relativamente á minha vida e como tal quando tenho que abdicar de um jogo (nacional ou internacional) por motivos escolares, faço-o sem problemas. Portanto não é por receio (fui a Itália onde eram bem maiores) e portanto não escreva antes do tempo...

Mata Pereira

 
At 5:01 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Sem querer condicionar ninguém, porque aqui a opinião é livre, acho que deveriamos estar mais virados para o apoio à selecção do que para a crítica ao jogador a, b ou c.

Ainda assim, e apenas porque considero grave, direi que não se pode criticar eventuais recusas de jogadores quando a própria FPR não cria as condições necessárias para que os jogadores viagem em absoluta segurança.

Admite-se a ausência de um médico (com funções estritamente clínicas) na delegação? Qual será a razão? Falta de dinheiro?

Só levanto esta questão porque ainda não consegui perceber qual a composição da comitiva. Jogadores sei que vão 24. Técnicos vão 2. Depois vão o Rasmuga e o Pai Mirra. Deverá ir ainda o manager, essencial para todos os pequenos e grande assuntos.

E depois, quantos dirigentes irão? E para quê?

 
At 5:04 da tarde, Blogger Rui Silva said...

E pois... como diz o Mata Pereira, também para mim haviam frequências durante os semestres. Aliás, ao longo do curso de 5 anos em Psicologia apenas fiz um exame, tendo passado TODAS as outras cadeiras em frequências.

Percebo perfeitamente as opções de jogadores que, sendo amadores, têm na escola a primeira prioridade.

Da mesma forma, admiro aqueles que sacrificam a escola ao Rugby, desde que dentro dos limites do razoável.

 
At 5:13 da tarde, Anonymous Anónimo said...

percebo perfeitamente as razões apontadas mas no caso do jogador especifico, nao é essa a causa. mas como disse, temos de apoiar portugal! vamos fazer um bom resultado lá para em lisboa conseguirmos o apuramento!

 
At 6:08 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Recordo que o Presidente da FPR é médico, e bom médico, embora não vá à Geórgia nessa qualidade..lol

 
At 7:11 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Sem querer tirar valor aos jogadores do Belenses, mas nao consigo tirar da cabeça como jogadores como Jorge Segurado são "encostados" pelo sr. Tomaz Morais sem aparente motivo..

 
At 7:42 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Anónimo:

Concordo consigo quando diz que o Jorge Segurado é um grande jogador. Mas deixe-me que lhe diga, que em Julho de 2006 saiu uma convocatória para a selecção nacional, onde figurava o nome do Jorge Segurado, e nao apareceu nos treinos. De igual modo, já na altura do 4 Nações, aquando da convocatória, o nome de Jorge Segurado fazia parte da lista de jogadores eleitos pelo Tomáz. Também nessa altura ele não compareceu. Eu não digo que ele não tem valor para estar na Selecção (antes pelo contrário), mas jogadores que recusam convocatórias, certamente não fazem o perfil de jogador que o Tomáz neste momento necessita. Por outro lado, se bem sabemos, o Segurado foi "encostado" pelo Tomáz (quanto a mim) aquado dos jogos com o Chile e Uruguai no ano passado. Se bem sabe, foi preterido por jogadores como Badocha e Bolha (que muitas vezes nem treinavam). Nessa altura o Segurado tomou a opção de não voltar á selecção. Não sei se tomou a opção correcta ou não, mas não faz bem ao grupo de trabalho jogadores que ficam irritados por jogarem 2, 3 ou até 1 minuto !!! Se fizer bem as contas, os jogadores do Belenenses nesse capítulo são bastante prejudicados, e no entanto como vê sempre que podem, dão o contributo á selecção mesmo sendo no final preteridos por outros. Acho que é esse o espírito. Amuar por não fazer parte da convocatória, ouamuar por estar no banco e jogar 1 minuto, é aquilo que o Tomáz não precisa na sua equipa.

Grande abraço

 
At 8:05 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Na minha opiniao existe um "pequeno" grande problema na seleçao nacional. Este problema encontra se no pack avançado. Por genética os portugueses são mais pequenos, mais leves que muitos jogadores da europa e deste modo Portugal revela um defice de peso no pack em relaçao a outras seleçoes europeias. Esta lacuna tem tentado ser evitada pelo selecionador incluindo na equipa jogadores "pesados" como Marcelo entre outros, tem optado por uma primeira linha pesada e nao movel. Na minha opiniao esta soluçao n resolve nada, têm de ser mudadas as atitudes e os jogadores têm de trabalhar por conta e consciencia propria para serem maiores e maiores fortes nao sendo gordos. Ao jogarmos com uma primeira linha pesada e estatica estamos a contornar o problema mas nao o o resolvemos. Para Portugal conseguir ser competitivo a nivel dos avançados tem de criar um pack forte na sua totalidade, movel na sua totalidade, um pack poderoso.
Jogadores como o Jorge foram encostados devido ao seu menor peso, em deterimento da sua mobilidade e utilizaçao em jogo fora das fases estaticas. Os pilares como os segundas linhas nao servem apenas para as touches e é essa a atitude que deve ser mudada pelos treinadores. Se os jogadores nao estao dispostos a fazer um esforço para alterar a sua compleiçao e forma fisica, e se os treinadores nao estao dispostos a insistir nisto, entao podemos fazer uns "joguinhos" por ca, e esquecer a Europa e muito mais o resto do Mundo que estes nao esperam por nos.

 
At 8:34 da tarde, Anonymous Anónimo said...

concordo anónimo, mas nota que:

xixa tem 100 kg

pipas tem 100 kg

na volta o Segurado tem o mesmo peso que estes dois jogadores. Não se trata apenas do peso. São jogos decisivos estes que se avisinham. É compreensível, que o selecionador opte nests jogos pela experiência, do que pela imaturidade. Segurado é um excelente jogador, o mesmo que muitos outros (Mata Pereira, Sebastião Cunha, Salvador Palha, Tiago Girão). Mas abandonando estes jogadores num estádio na Geórgia perante 25.000 pessoas, estarão eles capazes de aguentarem a pressão? Não falo de medo, receio nem nada disso, falo apenas de inexperiência !!! Os jogadores mencionados têm no máximo 5, 6 internacionalizações. Nunca nenhum deles foi titular na selecção. respeito nesta altura a opção de colocar a experiencia dentro do campo, em deterimento da frescura física. Senão, que me diz da repentina substitiuição de colocar o Portela a 15 e o pipoca no banco ???

Abraço

 
At 8:37 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Equipe (mais que provável para Sábado):

1- Rui Cordeiro
2- João Correia
3- Joaquim Ferreira
4- Gonçalo Uva
5- Marcelo D'Orey
6- Diogo Coutinho
7- Paulo Murinello
8- Vasco Uva
9- José Pinto
10- Gonçalo Malheiro
11- Pedro Carvalho
12- Diogo Mateus
13- Frederico Sousa
14- António Aguilar
15- Miguel Portela

 
At 8:45 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Quando não sabemos determinada coisa não devemos fazer conclusões precipitadas. Jorge Segurado não vai à Selecção porque não pode, tem um horário muito sobrecarregado e o facto de ter que treinar bastante não lhe daria a oportunidade de estudar tendo em conta o seu curso. Tomás Morais convocou-o e ele foi, e não o convocou mais porque o próprio Jorge disse que neste momento não poderia dar o contributo necessário à equipe. Agora, só quem não conhece o Segurado é que pode dizer que ele não vai porque amua ou porque não joga, Jorge trata-se de um jogaodor fabuloso, com uma enorme oportunidade de evoluir, é um jogador que se sacrifica em campo em prol da equipe.

Cumprimentos a todos

GDD PLAYER

 
At 9:30 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Esta é 1 daquelas convocatórias q nem percebo como é q pode ser considerada polémica. Veja-se:

João Uva, V. Coelho e aquele 3/4 do Benfica q jogou bem contra a Roménia (entre outros) - lesionados.

Grenho- indisponível por razões profissionais.

M. Pereira, S. Cunha e Segurado - indisponíveis por motivos académicos.

P. Oliveirinha - indisponível, quer tentar vir a jogar pela França.

Penalva - o q se sabe.

Todos estes, mesmo que o T. Morais quizesse, não podem jogar contra a Geórgia.

 
At 9:49 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Também estou de acordo. A convocatória não é polémica, entende-se a intenção de Tomaz Morais e percebe-se que há «n» jogadores indisponíveis.

Agora é preciso e concentrar esforços no apoio à selecção!

Sobre a questão do médico, isso sim, é polémico. O facto de Didío de Aguiar ser médico é, para mim, irrelevante. A selecção precisa de um clínico que acompanhe a selecção no banco e no balneário, e que não esteja envolvido na parte institucional destas viagens.

Mas enfim, as coisas são como são.

Por mim, o assunto morre aqui (até ao fim da qualificação), e depois volto a ele.

Por hora, FORÇA PORTUGAL e FORÇA SELECÇÃO!

 
At 10:36 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Agora somos todos por Portugal. Aos convocados resta nos desejar BOA SORTE e pedir lhes que se empenhem ao máximo, que joguem nos limites e que deem tudo o que tenham dentro do campo. Se fizeream isso, nao impora o resultado, porque para mim e muito mais importante saber q a equipa se esforçou ao máximo do que saber se ganhou por 30 ou por mil ou se perdeu por meio ponto. Por isso, resta nos parar com as criticas "infantis" de este nao poder porque tem de ir almoçar com a tia-avo e de este n ter sido convocado mesmo que mercesse . Digo mais uma vez, resta-nos desejar BOA SORTE as convocados e encorarjar todos aqueles que nao foram para q continuem a trabalhar.

Abraço

 
At 1:31 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Exactamente, agora resta apoiar a selecção e esperar que façam um bom resultado, que passa por uma vitória, um empate e em caso de derrota que esta não seja superior a uma vantagem de 10 pontos de diferença. Será um jogo muito díficil, os Georgianos farão de tudo dentro de campo e fora para "tramar" a nossa selecção, recordo que são arrogantes, e muito poucos hospitaleiros, tornam-se hóstis quando necessário, como é o caso. A meu ver o jogo passará por fazer uma primeira a controlar o jogo, tentar não sofrer ensaios e rezar para que o Malheiro tenha boas oportunidades de chutar aos postes e na 2ªparte partir para a vitória, apostando num maior desgaste físico da Geórgia. FOrça Portugal, o Mundial está a 160 minutos..e não vamos deixar fugir esta oportunidade de ouro!!

 
At 2:33 da tarde, Blogger NPI_1 said...

Gostava que esse pedro sousélas me dissesse isso na cara e eu mostro-lhe o menino que sou ( ou tb vai ser menino ) SEBASTIAO DA CUNHA

 
At 2:43 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Sebastião, vamos é mostrar dentro de campo - como tens feito - quem são os verdadeiros meninos. Ao serviço da selecção (XV e Sevens) e ao serviço do Belém.

Boa sorte para o Exame. Boa sorte para a época 2006/2007.

Abraço
Rui Vasco

 
At 11:15 da tarde, Anonymous Anónimo said...

caro sebastião cunha, creio que tem um ligeiro problema a resolver.. digo-lhe que você não se dedica como devia ao rugby na cara. Não tenho medo de lhe dizer isso olhos nos olhos. Tem um grande potencial e penso que o anda a desperdicir com "meninices"...

 
At 7:24 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Já chega, não?

 
At 8:44 da tarde, Blogger NPI_1 said...

sousa: acha que eu deva deixar de jogar? é que de facto, nos ultimos anos, tenho-me sentido um pouco fraco psicológicamente. Já agora diga-me... Joga rugby?

 
At 10:20 da tarde, Anonymous Anónimo said...

vamos parar com as picardias. sousa primeiro deves ser daqueles q e o primeiro a criticar e o ultimo a calçar as botas para se sacrificar pela equipa. gajos desses nao fazem ca falta nenhuma. sebastiao nao ligues ao q os outros dizem. todos sabemos q preferias mil vezes tar a jogar contra a georgia do que tar a fazer uma frequencia (acho eu).

Abraço

 
At 11:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Acho que o Sebastiao é dos jogadores com maior potencial do rugby portugues e tambem acho que no futuro vai ser dos que menos evoluiram.. Para bem de portugal que me engane..

 
At 12:37 da manhã, Blogger Rui Silva said...

Pedro Sousa, com franqueza: vá pregar para outra freguesia! Não é bem vindo aqui. Ainda não escreveu uma frase que fosse com sentido. Aceite a minha sugestão e das duas uma: ou é homenzinho que chegue para tratar deste seu pequeno «ódio de etsimação» pelo Sebastião cara-na-cara, ou desapareça pois parece-me que as suas intervenções já passaram todas as marcas.

A minha antevsão é que, se um dia se cruzar o alvo desta sua antipatia, vai levar um presente para casa, com direito a passagem no posto de enfermagem para os respectivos pontos na cara...

 
At 12:42 da manhã, Blogger Rui Silva said...

Ah, só mais uma coisa: tenho uma ligeira sensação de que «Pedro Sousa» é nome de fachada de alguém que, tendo outo nome, se quer esconder atrás de uma identidade inventada...

É triste que num espaço dedicado ao Rugby apareçam elementos provocadores como este «Pedro Sousa». E ainda para mais com um discurso evasivo, de meias-palavras.

Como dizia o Tomaz Morais, antes da entrevista que tive a oportunidade de lhe fazer antes da partida para Itália, um dos problemas destes espaços é a falta de frontalidade das pessoas.

Se tem algum problema a resolver com o Rugby ou com alguém dentro do Rugby, resolva-o homem! Mas não é atrás do teclado, onde todos somos heróis...

 

Enviar um comentário

<< Home