UCC vence e Diogo brilha...
O título é nosso mas o texto que se segue é da responsabilidade do nosso «correspondente» na Irlanda, Manuel Mourão. Ao Manuel endereçamos desde já o nosso agradecimento pelo excelente trabalho realizado, pela crónica e pelos vídeos. Acompanhar a carreira do Diogo na «ilha verde» é para muitos de nós muitíssimo importante, não apenas por se tratar de um embaixador do Rugby nacional numa das «home-natios», como também pela ligação que ainda existe entre o nosso «ex-capitão» e o Belenenses.
Sem mais demoras, publicamos em seguida o texto do Manuel Mourão.
AIL 2: Greystones, 20 - UCC, 22
No sábado desloquei-me ao Dr. Hickey Park, em Greystones, para tentar falar com o Diogo Mateus e assistir ao jogo, caso ele jogasse.
Quando cheguei, ainda faltava cerca de hora e meia para o inicio da partida, vi a Direcção do UCC a chegar e fui inquirir junto de eles quando chegava a equipa e se o Diogo Mateus vinha, e foi com um «Sim» bastante entusiático que me confirmaram que ele ia jogar.
Passados uns minutos lá chegou o autocarro da UCC. Antes de os jogadores se irem preparar, naquela periodo de descontração tive a oportunidade de me apresentar e falar com o Diogo.
Como nao lhe disse que ia escrever sobre a nossa conversa é óbvio que por respeito a ele não o farei. Apenas gostava de partilhar que o Diogo foi bastante afável, estava em muito boa disposição e com uma atitude muito boa em relação a esta aventura.
Deu para perceber que tem uma estrutura excelente por trás dele, tem tido o apoio do clube e das gentes de Munster, e esta a trabalhar bastante e muito bem.
Estou convencido que depois desta fase de adaptação, e dos jogos da Seleção Nacional, vai ter mais tempo para se focar somente na nova rotina.
Antes e durante o jogo deu para perceber bem como o facto de um Internacional Português ter ido para o Munster elevou o nome do Rugby Nacional e desperou muitas curiosidades. Foram muitas as perguntas que se faziam, foram muitos os comentários positivos que ouvi, e não foi só uma vez que vi gentes de Greystones a irem ao programa ver quem era esse número 12.
Cheguei a ouvir pessoas a comentarem a vitória de Portugal contra a Rússia, o possível apuramento de Portugal para o Mundial e a contribuição do Diogo nessa caminhada.
Quanto a mim, tive a oportunidade de lhe dizer, que como Português na Irlanda tinha grande orgulho de o ver onde esta, independentemente do que conseguir alcançar no futuro já conseguiu grande reconhecimento, e talvez só quem vê isto deste lado se apercebe da verdadeira dimensão do facto de ele ter sido recrutado pelo Munster.
O jogo em si prometia, Greystones estava na frente da liga, e a UCC abaixo dos 3 primeiros mas com aspirações a bater-se pelos lugares cimeiros. Embora com um pouco de frio, estava uma tarde de céu azul com excelentes condições para o jogo, a bancada central estava cheia assim como o "peão" lateral.
O jogo comecou com Greystones a tentar impôr o ritmo inicial, os primeiros 10 minutos foi de muita luta entre os packs, com a UCC a defender sempre bem perto dos seus 22. Nesta fase o papel do Diogo foi mais defensivo, pareceu-me que não esteve bem na primeira placagem pelo seu lado esquerdo, mas a partir daí esteve impecável e em grande forma.
Placagens com grande técnica e ferocidade a defender. De realce nesta fase uma recuperação defensiva com uma velocidade incrível a levar um adversário para fora quando este isolado já corria ao longo da linha lateral para um ensaio.
A partir daqui os avancados da UCC começaram a dar mais bola jogável para os defesas e foi a oportunidade do Diogo brilhar.
Uma bola solta na linha de 10 metros da oposição, uma velocidade fantástica a evitar 3 placagens, só parou na linha de 5 metros onde do ruck que se formou a bola foi reciclada rapidamente para o ponta da UCC que fez o ensaio. Estava apresentado o número 12, a recente aquisição do Munster.
De realçar que Diogo Mateus, um pouco mais tarte, volta a estar no segundo ensaio da UCC, desta feita na zona mais longe do terreno e dai não ter tido conseguido ver com certeza o seguimento, mas pareceu-me na altura que foi ele que esteve sempre no apoio, nas diferentes fases dessa jogada.
A UCC acabou por vencer o jogo por 22-20, com 4 penalidades convertidas, dá para ver entao que o Diogo Mteus esteve nos dois únicos ensaios da sua equipa. O resto do jogo foi sempre muito disputado, o que se reflecte no resultado final, mas a UCC em minha opinião mereceu a vitória pelo espírito de luta que pôs em campo.
Quanto ao Diogo, pareceu-me estar em excelente forma, com muita força, seguro nos passes, extraordinário a placar e com uma velocidade fantástica. Estou seguro que a continuar assim nao tardará a ter uma oportunidade na equipa principal dos Campeões Europeus. A época é longa, o Inverno rigoroso e os plantéis esticam-se entre as múltiplas competições, se continuar a trabalhar bem, e a manter esta forma é sem dúvida uma mais valia para o Munster e não tardará a ter a sua oportunidade. O nome já começa a ser falado.
Ficam 3 videos dessa tarde, desde já as desculpas pela qualidade que não é muito boa. Mas ficam os registos, só mais por curiosidade:
Equipas a entrar em campo
Pontape de Saída
Fase do Jogo
10 Comments:
É para mim um enorme orgulho, como belenense, português e amante do Rugby, ver o Diogo a jogar - e bem - num campeonato tão competitivo como o AIL2... e mais: a ser convocado pela equipa do Munster para a Celtic League.
Como português, espero que fique MUITOS ANOS a jogar no estrangeiro, se for esse o seu desejo! Como belenense tenho pena de o ver tão longe, mas a vida é mesmo assim!
Força, Diogo!
Obrigado, Manuel, pela excelente colaboração!
2007 Student Rugby World Cup????
Alguém já ouviu falar nisto?
No que diz respeito especificamente ao Rugby... não. Mas é absolutamente normal realizarem-se provas internacionais destinadas a atletas que são estudantes, em particular os estudantes universitários.
Por outro lado, o Rugby é rico em equipas universitárias...
Trata-se do Campeonato do Mundo Universitário. Julgo que será na África do Sul em 2007. Não sei se Portugal lá vai.
Quem está a tratar de tudo é a Federação de Desporto Universitário. Vai ser na Universidade de Stellenbosch. E o processo de escolha de atletas já se iniciou.
Chegado a casa voltei a ver os vídeos e questiono-me o que terá pensado o Diogo Mateus, ao ser abordado por um português em Dublin. Creio que para os dois terá sido um momento especial. O Manuel a ver jogar um «Lobo» na cidade onde vive, o Diogo a jogar perante uma plateia de irlandeses e... um português!
Com esta vitória do UCC em que lugar é que eles ficam na tabela classificativa?
Cumprimentos!!
Caro Rui Vasco,
Este blog é o melhor meio de divulgação do rugby em Portugal.
Sei q já falou sobre o blog das escolas do CDUL, mas não poderia por um link em "outras ligações": http://cdul.blogspot.com/
Não faço parte dos responsáveis pelo blog, mas tem boas fotos (texto é q nada, por enquanto)e os tipos q trabalham nos escalões de formação do CDUL também têm feito um bom trabalho.
Acho q o pessoal do CR de Borba tb merece um link para o blog deles.
Apenas uma sugestão, vocês é q sabem.
Na clasificacao estao agora duas equipas em primeiro com 14 pontos (uma delas e Greystones) e depois duas equipas em segundo com 13 (uma delas e a UCC, a outra e Old Belvedere onde jogou ate ha pouco tempo um outro internacional Portugues, o Antonio Pinto).
MM
Acho que sim, vou acrescentar os referidos links.
Abraço a todos
Rui Vasco
Enviar um comentário
<< Home