:: Belenenses XV ::: Campos: a velha questão!

sexta-feira, fevereiro 09, 2007

Campos: a velha questão!

Li atentamente o texto do consócio Jorge Braz no regressado Blog «Canto Azul ao Sul», e senti-me novamente tentado a escrever sobre a velha questão dos campos e a sua influência no desenvolvimento de uma melhor política de formação de atletas no Futebol e no Rugby belenense.

Não vou repetir as queixas sobre a actual situação do Rugby belenense no que diz respeito a campos. Quem se quiser inteirar da situação, clique aqui. Acrescento apenas que o referido pelado não tem, de facto, as dimensões necessárias para nele se construir um campo de Rugby, pelo que a solução apresentada não tem viabilidade.

Tem razão o Jorge quando escreve - referindo-se à formação no Futebol - o seguinte: «De facto e pese embora Cabral Ferreira diga que a aposta nos jovens é essencial, um clube que tem um campo relvado para treino de 11 equipas de Futebol é um contra-senso».

Acrescente-se que às 11 equipas de futebol se devem somar os Bambis, Benjamins, Infantis, Iniciados e Juvenis do Belenenses, sendo que em alguns dos casos as equipas contam com largas dezenas de atletas. O mesmo relvado (n.º2 do Complexo) serve ainda de campo oficial de jogo para as equipas do futebol juvenil e para a equipa senior de Rugby.



Impõe-se por isso encontrar uma solução que permita ao Belenenses prosseguir o seu trabalho de formação de atletas e homens, tanto no Futebol como no Rugby.

A colocação do novo piso sintético no campo n.º3 não é por si só uma solução, e a enorme pressão que as várias equipas competitivas do clube exercem sobre o pouco espaço do Complexo pode, num futuro próximo, obrigar o Belenenses a tomar decisões mais ou menos drásticas.

Com as eleições à porta, e tendo em conta a prioridade que naturalmente os sócios do Belenenses dão ao Futebol, será provável ouvirem-se propostas relativas ao fim do Rugby no Clube (lembro-me de ler, há não muito tempo, frases como «o Rugby é mujito bonito mas para clubes como o CDUL ou o Técnico»). O cenário do fim do Rugby no Belém (quando a modalidade está prestes a completar 80 anos de Cruz ao peito...) é real, e a FPR deve reflectir seriamente sobre ele!

O fim do Rugby num clube como o Belenenses não é tema que apenas diga respeito ao próprio clube, e pelo contrário deve preocupar a entidade que tutela a modalidade em Portugal. O Belém é o clube com mais anos ininterruptos de Rugby em Portugal (a par do Benfica), contribui activamente para o desenvolvimento da modalidade e para a formação das diversas selecções nacionais (todas excepto a feminina). Trata-se de uma das melhores escolas de Rugby do país e a simples hipótese de se ver reduzido o investimento do clube (nomeadamente no que diz respeito a espaços) nesta frente desportiva deveria preocupar muitíssimo quem tem como tarefas preocupar-se com o mundo oval lusitano...

Não tenhamos ilusões: o Belenenses é sobretudo um clube de Futebol... e das duas uma: ou a prática (formativa e competitiva) do Rugby se compatibiliza com a referida modalidade, ou corremos o gravíssimo risco de ver uma futura direcção estritamente orientada para o Futebol (já esteve mais longe...) dar uma sangrenta machadada no Rugby azul.

Um campo precisa-se! E as Salésias ao abandono...

Etiquetas: ,

6 Comments:

At 12:47 da tarde, Blogger Unknown said...

Caro Rui,

junto envio este video que pode vir a ser útil na tua cruzada.

http://www.youtube.com/watch?v=xxY7AsgOxBY

Um abraço.

Vunibaka

 
At 1:23 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Não... a questão no Belenenses NUNCA SERÁ colocar uma modalidade contra a outras, mas antes - tal como está escrito no texto - compatibilizá-las!

Quem julgar que o Rugby pode vir a tomar o lugar do Futebol no Belenenses é louco, não conhece o clube em a sua massa associativa. Assim, querer fazer um Rugby vs. Soccer no Belenenses é um profundo disparate!!!

A ideia será sempre proporcionar ao Rugby as condições necessárias para se desenvolver autonomamente dentro do clube, evitando colisões com o futebol, as quas funcionarão SEMPRE com o Rugby e nunca a seu favor.

Um abraço azul
Rui Vasco

 
At 3:31 da tarde, Blogger Fonz said...

Isto de o Rugby Azul acabar é uma hipotese em questao? Caso sim o rugby nacional irá a ficar muito com o fim de um clube que (para mim independentemente de nao jogar no belem) tem ha muitos anos as melhores camadas jovens do país, desde que entrei para o rugby admirei a forma como o belenenses com tantos jogadores e pouco campo consegue ganhar tantos campeonatos nos escaloes jovens, para alem de ser o clube que mais fornece jogadores ás seleçoes nacionais de formaçao (nao tenho a certeza, mas acho que sim). Temos o exemplo de Agronomia que tem dois campos relvados com o tamanho certo e só um pode ser utilizado, sendo apenas para os jogos dos seniores, o outro ás 4º/6 feiras estao femininos, infantis, iniciados e juvenis, deixando um campo vago sem qualquer tipo de utilizaçao para os jovens, no vosso caso acontece o contrario falta de campo. Acho que a fpr, caso se concretize a hipotese, deveria deixar os jovens da cruz de cristo treinarem lá ( nao sei se isto e possivel ou impossivel) e os outros clubes se quiserem que o rugby nacional evolua, e continue a ser competitivo poderiam ajudar com um aluger do seu campo ao belenenses ou mesmo disponibilizar os campos. Continuem com o excelente trabalho! Voces sao o Sporting do Rugby

 
At 3:33 da tarde, Blogger Fonz said...

"Acho que a fpr, caso se concretize a hipotese, deveria deixar os jovens da cruz de cristo treinarem lá " lá= estadio nacional

 
At 4:56 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Atenção: o fim do Rugby do Belenenses NÃO ESTÁ À VISTA, mas é uma forte possibilidade caso um dia destes uma Direcção 100% virada para o futebol seja eleita.

A forma mais simples e efectiva de proteger o Rugby Belenense é autonomizá-lo.

A autonomia financeira já existe... Mas falta autonomia de ESPAÇOS!

É sobre isso que falo neste texto.

Mas atenção, REPITO: NÃO HÁ NENHUMA AMEAÇA CONCRETA RELATIVAMENTE AO FIM DO RUGBY NO C.F.B.

 
At 5:06 da tarde, Blogger Fonz said...

Entao melhor

 

Enviar um comentário

<< Home