Juniores: agora é a doer...
Terminou a 2ª fase dos Campeonatos Nacionais de Juniores e Juvenis. A partir de agora não há segundas oportunidades uma vez que os jogos são a eliminar. Não há por isso lugar a «tardes más» nem a «azares». É preciso encarar os jogos como se finais fossem (aliás, é precisamente isso que eles são!) e com 110% de concentração.
Os resultados da 2ª fase mostraram que nenhuma equipa é imbatível. Todas as equipas perderam jogos, e mesmo aquelas que numa semana se mostraram muito fortes caíram na jornada seguinte contra adversários considerados teoricamente mais fracos. Recordemo-nos do ano passado, quando o CDUL apresentava uma fortíssima equipa, praticamente imbatível e que semanas antes da final (na qual viria a perder com o Belenenses...) havia ganho aos rapazes de Belém por uma diferença de mais de 70 pontos (se não estou errado).
Os jogos dos 1/4 de final do Nacional de Juniores são:
Belenenses (1º) - Lousã (8º)
Agronomia (2º) - Cascais (7º)
Académica (3º) - CDUL (6º)
CDUP (4º) - Direito (5º)
Importa limpar a cabeça, esquecer os triunfos mais dilatados e concentrar a atenção nas derrotas mais pesadas. É preciso aprender com os erros cometidos em jogos com aquele em que fomos pesadamente derrotados pela Académica, em nossa casa, por 5-43.
Importa estabelecer prioridades, e pensar nos meses «perdidos» a treinar à chuva e ao frio no Estádio Nacional. Importa perceber que jogamos como treinamos, e que se treinarmos a 100% jogamos também a 100%.
Importa recordar que somos os campeões em título, o que é sempre uma honra e nunca um fardo! Os campeões caracterizam-se pela humildade, pelo espírito de sacrifício, pelo anti-vedetismo e pela união/espírito de grupo! Apenas um grupo forte, unido e consciente das dificuldades que o esperam estará em condições de defender um título que muito custou a ganhar em 2005/2006, e que este ano será muitíssimo disputado, com várias equipas a apresentarem-se como potenciais vencedores.
Lembrem-se, rapazes da equipa junior, do «balde de água fria» que a nossa equipa senior sofreu no ano passado, quando deitou a perder uma época inteira em um só jogo.
Sobretudo, lembrem-se que já levam uns aninhos de Rugby e que este é o momento mais importante da vossa vida desportiva até ao momento. Vencer em 2005/2006 foi muito bom... Mas confirmar o título em 2006/2007 é que é o verdadeiro desafio.
Mais difícil que chegar ao topo é mantermo-nos lá em cima... Estaremos à altura? Eu confio que sim!
Etiquetas: Juniores
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home