:: Belenenses XV ::: Vitória suada mas... justa!

sábado, fevereiro 17, 2007

Vitória suada mas... justa!

O Belenenses foi esta tarde ao EUL, casa emprestada do Benfica, conquistar 4 preciosos pontos na luta pelo apuramento para a Final Four. Os azuis do Restelo marcaram três ensaios contra dois, e o marcador registou no final dos 80 minutos 15-18. O jogo, nem sempre bem jogado, valeu sobretudo pela luta e pela incerteza no resultado.



A equipa azul apresentou-se com um XV novo (a equipa ainda não conseguiu apresentar-se duas vezes da mesma forma), marcado sobretudo pela ausência do capitão João Uva, que sofreu uma concussão no treino da passada 4ª feira (selecção nacional). Igualmente ausentes estiveram Francisco Moreira e Mata Pereira (questões pessoais), Cristian Spachuk, João Mirra e Diogo Pinheiro (lesão), e Bruno Nifo (castigo).

Assim, e para este importante jogo (contra uma boa equipa e que fechava a 1ª volta do campeonato), Francisco Borges e Pedro Netto introduziram algumas alterações face ao jogo com o Direito: Netto - que este ano é treinador-jogador - entrou para o lugar
de formação, e Diogo Miranda vestiu a camisola n.º15 (tal como havia acontecido contra o CDUL). Saiu Murteira e entrou Guillermo para a 1ª linha. Sebastião da Cunha vestiu a camisola n.º6, com o seu irmão Salvador a alinhar com a n.º7.

Nos primeiros 10 minutos do encontro, intenso domínio do Benfica, que «acampou» nos 22 metros do Belenenses para fazer o primeiro ensaio da tarde (5-0).

O Belém sacudiu a pressão e poderia ter reduzido quando Pedro Silva chutou a 45 metros dos postes, sem sucesso. O jogo equilibrava-se e aos rápidos ataques do Benfica, com Filipe Grenho a distribuir muito jogo, respondia o Belém com muitas fases e Pedro Netto a fazer uso de toda a sua experiência para pautar o jogo ofensivo azul.



Assim, aos 20 minutos e após uma sequência «touche-maul» a 5 metros da linha de ensaio do Benfica, os avançados belenenses trabalharam bem e criaram espaço para que o ponta Francisco Cunha aproveitasse o espaço no lado fechado, empatando a partida a 5 pontos.

Cinco minutos mais tarde, uma penalidade frontal aos postes permitia ao conjunto do Restelo somar 3 pontos, e aos 35 foi a vez de Sebastião da Cunha - regressado da selecção de Sevens - fugir pela esquerda (após uma excelente jogada dos avançados, com Fezas Vital a fazer um passe longo para a ponta) e correr dentro da área de ensaio para 5-13.



Perto dos 40 minutos, e na sequência de um maul azul que avançava, um jogador do Benfica cai propositadamente - procurando a derrocada do maul - e é pisado por Juan Murré. Rohan Hoffman, em cima da jogada, intervem e mostra o cartão amarelo ao pilar luso-argentino do Belenenses, o que obrigou o conjunto do Restelo a terminar a 1ª parte e iniciar a 2ª com menos um elemento do seu bloco avançado...

O segundo tempo iniciou-se de forma algo lenta, com as duas equipas a usar muito o jogo ao pé, tentando colocar a oval perto dos 22 metros do adversário. Assim, durante cerca de 20 minutos não se registaram pontos, mas é justo reconhecer que o Benfica esteve perto do ensaio por duas vezes. O Belenenses voltou todavia a estar bastante agressivo e atento na defesa, e acabou por evitar males maiores, chegando aos últimos minutos do jogo em vantagem.

A insistência benfiquista deu todavia frutos, e à entrada para a fase decisiva do jogo os encarnados chegaram ao ensaio, relançando o jogo, com o marcador a registar 12-13, após conversão.

Com o jogo a terminar, e durante uma jogada de contra-ataque do Belenenses, o centro Hugo Melo faz obstrução sobre o formação Pedro Netto, e vê o cartão amarelo. O Benfica ficou assim com menos um homem na linha de três-quartos, fragilidade aproveitada pelo Belenenses para chegar aos 12-18, com Diogo Miranda a aproveitar a ausência do centro para correr 35 metros e obter o terceiro ensaio azul da tarde.

Até ao final, registo para uma penalidade aproveitada por Filipe Grenho (15-18) e para o facto dos encarnados nunca terem desistido, facto que acaba por valorizar a vitória do Belenenses e sobretudo a garra e excelente atitude defensiva do XV da Cruz de Cristo! É precisamente na defesa que se ganham estes jogos mais equilibrados.

O Belenenses passa a somar 16 pontos, menos dois que o Benfica (que fez ponto bónus, correspondente à derrota por menos de 8 pontos), reforçando a sua 4ª posição e a candidatura à Final Four.

Segue-se a visita ao Técnico, prevista para a próxima 3ª feira.

Ficha de Jogo:

Benfica, 15 (2 ensaios)
Belenenses, 18 (3 ensaios)

Árbitro: Rohan Hoffman

Belenenses:

1. Guillermo (Murteira)
2. Paulo Santos
3. Juan Murré
4. Fezas Vital
5. Lourenço Andrade (Marco Miroto)
6. Sebastião da Cunha
7. Salvador da Cunha
8. Valter Jorge
9. Pedro Netto
10. Ramiro Alvarez
11. Duarte Bravo
12. Pedro Silva
13. David Mateus
14. Francisco da Cunha (c)
15. Diogo Miranda

Jogadores não utilizados: Carlos Janardo, António Fraga, Diogo Jorge, Diogo Castro e Gonçalo Lucena.

Etiquetas: ,

3 Comments:

At 7:36 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Entretanto os «putos» foram ao Porto ganhar por 27-5 (juniores) e 10-3 (juvenis).

 
At 8:52 da tarde, Blogger Inês Santos Alves said...

Exmo Sr. Rui Vasco:

Como uma leitora assidua do seu blog não gostaria de deixar passar a oportunidade a tecer um breve comentário.

Um belo jogo de rugby, muito disputado e com os jogadores a darem o tudo por tudo pelo orgulho à camisola.

Não posso concordar com a obstrução que menciona, pois pareceu-me uma falta mais à futebol, deixa-me cair pode ser que passe, e passou mesmo.

Casos à parte, pois os arbitros não ganham jogos, não gostaria de deixar de realçar a boa subida de forma do belenenses, e que o benfica desperdiçou no final do jogo de boas hipoteses de dar a volta ao marcador.

Resultado justo - O empate ou a vitoria do Benfica!!!

Cumprimentos

 
At 8:59 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Fica a sua opinião, que agradeço!

O Benfica bateu-se bem e se tivesse ganho no final, não me chocaria.

O Belém, com uma equipa muito jovem (na qual existem apenas dois veteranos, Netto e Esparguete), bateu muito bem, vem subindo e na inha opinião, mereceu a vitória!

Um abraço e obrigado pelo comentário
Rui Vasco

 

Enviar um comentário

<< Home