:: Belenenses XV ::: O clássico dos clássicos!...

sexta-feira, fevereiro 16, 2007

O clássico dos clássicos!...

Belenenses e Benfica são as duas equipas mais antigas no Rugby nacional. Os dois emblemas são os que jogam a modalidade de forma ininterrupta há mais tempo, e se contarmos as épocas já cumpridas pelos dois emblemas chegamos à conclusão de que, mesmo com interrupções, encarnados e azuis são os XV's que andam nisto da bola oval há mais anos... mesmo tendo em conta que o Futebol é, para os dois clubes, a modalidade considerada n.º1 pela massa associativa.

É justo dizer que foi o Benfica quem, no final do ano de 1928, apadrinhou o primeiro jogo disputado pelo Belém. Vencemos nós, belenenses, por 11-0 e sobre esse mesmo jogo podem ler aqui.

Assim, é com muito interesse que assisto a todas as edições deste «clássico dos clássicos» do Rugby português, e só tenho pena que as assistências sejam na generalidade dos jogos entre as duas equipas tão escassas. Creio que Belenenses e Benfica têm pela frente um colossal trabalho de atracção de público aos seus jogos, e esse trabalho tem de ser iniciado pelos clubes pois... ninguém o vai fazer por eles.

Há «milhentas» formas de promover os jogos e em particular este «clássico». Uma delas, proponho eu, é fazer coincidir com o jogo para o campeonato a disputa de um troféu específico entre os dois conjuntos. Quero dizer, acho que seria interessante realizar-se anualmente (um ano no Restelo, no outro em casa do Benfica) um jogo enre as duas equipas que contasse para dois efeitos: o Campeonato Nacional e uma prova particular envolvendo os dois emblemas.

Seja como for, o jogo de amanhã não é a feijões (muito pelo contrário!) e conta para a prova máxima do Rugby nacional. Que melhor razão existe para que a ele se assista?

A todos os belenenses apelo à mobilização em torno da nossa equipa. E mesmo sabendo que este trabalho de «chamar gente ao Rugby» não é fácil, persisto nesta cruzada (um pouco desacompanhado, é certo...) na esperança de amanhã ver lá uma cara nova, de cachecol ou bandeira azul.

Força Belém!

Etiquetas: ,