:: Belenenses XV ::: Os melhores de 2006/2007...

segunda-feira, maio 07, 2007

Os melhores de 2006/2007...

Jogador azul do ano: Juan Murré (pilar)



O Juan fez, na minha opinião, uma boa época. Não esteve sempre no seu melhor, é certo, e creio que se ressentiu da falta do Cristian do outro lado da 1ª linha após o jogo com o CDUP... Mas penso que foram mais os bons jogos do que aqueles em que esteve abaixo do seu nível normal.

Dos 14 jogos da fase regular alinhou em 13 (falhou apenas a recepção ao Benfica, devido a lesão). Na 1ª linha jogou ao lado do Cristian, Murteira, Guillermo e Janardo (pilares), bem como do Paulo Santos, Fraga e - novamente - Guillermo (talonadores).

O Juan é uma figura fundamental da mêlée do Belenenses, mas o seu jogo não se restringe às fases estáticas. Gosta de participar nos movimentos ofensivos e não é daqueles avançados que quando entra ao contacto já vai em queda, com medo de perder a oval.

Da mesma forma, participa na defesa, placando não raras vezes de forma efectiva. Na memória ficou-me a forma como placou um 2ª linha do Cascais, em Monsanto, quando a 1 ou 2 minutos do fim os homens de verde tinham ganho vantagem numérica numa das pontas. O Juan placou no momento certo e como mandam as regras, provocando o turn-over e garantindo uma vitória que o ensaio adversário teria certamente colocado em causa. Recordo ainda uma excelente placagem na partida com o Direito (também em Monsanto), provocando um turn-over essencial para o primeiro ensaio do Belenenses.

Num ano em que vários jogadores mais antigos saíram do plantel, e durante o qual outros tantos mais experientes primaram pela irregularidade e falta de disponibilidade, o Juan foi um dos líderes dos avançados do Belenenses, sobretudo no final da temporada.

Creio que pode ser um jogador ainda mais útil se melhorar alguns aspectos do seu jogo, e se aprender a controlar-se dentro de campo, não respondendo às frequentes provocações a que é sujeito (muitos adversários conhecem a sua falta de paciência e passam o jogo todo a tentar metê-lo na rua, não raras vezes com sucesso).

Em ano de Mundial acredito que o Juan seria uma excelente alternativa para o Professor Tomás Morais, tal como o Acosta, do Direito. Pena é que as normas da IRB não permitam a utilização destes dois jogadores na prova máxima de França, pois noutras competições tuteladas pela mesma entidade - ex. Torneio IRB das Nações - eles foram utilizados sem problemas. Seriam de grande utilidade...

Juan: parabéns pela boa época realizada! Espero que continues no Belém em 2007/2008, e que eleves ainda mais o teu nível de jogo, ajudando a nossa equipa a voltar aos lugares do topo, que são o seu lugar.

Jovem jogador azul do ano: Diogo Miranda (abertura) (*)



O Miranda foi para muitos uma grande surpresa. Para outros, nem tanto.

Começou a época a abertura, um pouco a medo do jogo num escalão que não o seu, e perante jogadores mais fortes e mais experientes. Talvez por isso tenha perdido o lugar no XV inicial no jogo com o CDUP, no Porto... ou talvez os treinadores o tenham protegido de um encontro muito físico, quando os nortenhos somavam 4 derrotas em 4 jogos realizados, e necessitavam a todo o custo de inverter a sua sorte.

Depois de uma passagem pelo banco - que só lhe fez bem - regressou ao XV titular, e foi a arrier que voltou a dar nas vistas.

Voltou a vestir a camisola 10 no jogo com o Direito, depois de um jogo menos bom do Pedro Silva a abertura, com o CDUP (em casa). Pessoalmente penso que é a posição em que se sente melhor e em que rende mais. Esteve muito bem contra o Direito e com o Técnico, já no Play-Off.

Mostrou ainda notável capacidade de sofrimento no jogo da lama e do frio de rachar, com o CDUL no EUL, num jogo que correu mal do princípio ao fim, repleto de lesões e de desistências mais ou menos incompreensíveis. Quanto a mim, que é daqueles com quem se pode contar quando as coisas estão complicadas.

Penso que tem uma ENORME margem de progressão (tal como o Fezas, o Nica, o Duarte Moreira, o Cabral, o Diogo Jorge... entre outros), ao nível técnico e físico. E penso que quando ganhar a confiança que tantas vezes lhe faltou passará a meter 75% dos chutos aos postes, melhorando substancialmente o aproveitamento desta situação de jogo - verdadeiro calcanhar de Aquiles do Belém - por parte da nossa equipa.

Resta dizer que o Miranda é ainda, para quem não sabe, júnior. Não é sénior de primeiro ano... é júnior.

Parabéns, Diogo! Estiveste muito bem em 2006/2007, e espero que para o ano te apresentes ainda melhor: mais forte, mais confiante, mais decidido.

Melhor jogo do ano (seniores): Agronomia vs. Belenenses (derrota, 25-11)

Escolhi este jogo porque na minha opinião foi aquele em que jogámos com mais carácter e com mais orgulho na camisola azul do Belém. Penso que não jogámos com o nosso melhor XV (a Agronomia também não), mas vi um grupo de jogadores cheios de vontade de ganhar, a jogar com espírito e motivação.

Tivéssemos jogado toda a temporada daquela forma e não teríamos tido dificuldade em obter um dos 4 primeiros lugares.

Pior jogo do ano (seniores): Técnico vs. Belenenses (derrota, 25-7)

Não vi o jogo - aliás, foi o único que não vi este ano - mas TODAS as pessoas com quem falei sobre ele são unânimes: foi o pior dos últimos anos.

Ensaio do ano (seniores): Duarte Moreira (Direito vs. Belenenses)

Placagem do ano (seniores): Juan Murré (Belenenses vs. Cascais) e Salvador da Cunha (Belenenses vs. Técnico)

Internacionais seniores:

XV: João Uva, Cristian Spachuk, Mata Pereira, Sebastião da Cunha, Paulo Santos, Pedro Silva David Mateus e Diogo Mateus (**). Sevens: João Mirra, Francisco Moreira, Duarte Bravo, Sebastião da Cunha, Valter Jorge, Pedro Silva e David Mateus.

Equipa azul do ano: Juvenis (penso que nem preciso de justificar, aconselhando apenas a consulta do registo de resultados por equipa, em baixo).

Resultados desportivos:

Seniores
- 5º classificados da DH
- Meia-final da Taça de Portugal

Juniores:
- Vencedores da fase regular do campeonato
- Vice-campeões Nacionais 2006/2007
- Finalistas vencidos da Supertaça 2006

Juvenis:
- Campeões Nacionais 2006/2007
- Vencedores da Supertaça 2006
- Vencedores da Taça de Portugal 2006/2007

Iniciados:
- 3ºs no Torneio Inter-Regional 2007

Nota:

(*) Outra opção (mais do que) válida era o Fezas Vital. Desempatei usando um critério simples: a idade do Miranda, que ainda é júnior.
(**) Na fase final da temporada, depois da sua saída do UCC Cork e do Munster Rugby.