:: Belenenses XV ::: XV's azuis em 2006/2007 (DH)

quinta-feira, maio 03, 2007

XV's azuis em 2006/2007 (DH)

É curioso verificar que durante a temporada desportiva de 2006/2007 (Divisão de Honra, fase regular), o Belenenses nunca repetiu duas vezes o mesmo XV, e quase sempre produziu alterações grandes nas equipas iniciais. É aliás evidente que esta é uma das razões para o insucesso desportivo da equipa durante este ano, aliado ao facto de termos perdido ao longo da temporada 3 capitães (João Uva, Francisco da Cunha e Bruno Nifo), por razões diversas.

A única vez que o Belenenses repetiu um «cinco da frente» (Murteira, China e Juan; Fezas Vital e Lourenço Andrade) acabou por obter duas importantes vitórias sobre Direito (em casa) e Benfica (fora), jogos marcados por boas exibições.

No resto do campeonato... foi o que se viu: grande rotatividade de jogadores nas diversas posições do terreno, com alguns dos jogadores mais experientes a jogarem quase esporadicamente no XV inicial.

Não tenho a ficha de jogo relativa à derrota com o Técnico nas Olaias - aquele que terá sido o pior jogo da temporada - mas relativamente ao todos os outros 14 jogos da DH já disputados (13 da fase regular + 1 do Play-Off) registam-se 37 jogadores nos diversos XV's iniciais do Belenenses:

Murteira, Juan, Spachuk, China, Guillermo, Janardo, Fezas, Lourenço, Miroto, Sebastião, Diogo Jorge, Mata Pereira, Perkins, Lucena, Nogueira, Uva, Salvador, Valter, Miguel Fernandes, G.Gonçalves, Netto, Nifo, Nica, Ramiro, Miranda, Pedro Silva, Bravo, Duarte Moreira, Cabral, João David, Francisco Cunha, Diogo Castro, David, Diogo Mateus, «Hernâni», Moreira e Mirra.

Os jogadores mais utilizados foram Juan Murré (que para mim foi o melhor jogador azul da época, assunto sobre o qual falarei em post específico), Valter Jorge, Paulo Santos, Fezas Vital, Nifo (apesar da ausência na última fase do campeonato e os 2 jogos de um castigo inacreditável após o Belenenses vs. Direito), Mirandinha (a 15 e a 10) e Ramiro (primeiro a 9, depois a 10 e por fim na ponta).

Numa segunda linha de jogadores relativamente estáveis - no que diz respeito ao número de utilizações - temos: Bravo (até se aleijar foi muito utilizado), Uva (apesar da selecção e da ausência na fase final da temporada), Pedro Silva (apesar de não ter sido utilizado na 1ª volta), David Mateus (tantas lesões...), Spachuk (muitas jornadas lesionado e um fim de temporada a asa) e Sebastião. Destaque ainda para o Lucena, que fez 6 jogos como titular, mas que esteve quase sempre presente nas convocatórias.

Depois há um terceiro conjunto de jogadores menos vezes incluídos no XV inicial, por razões muito diversas, e que incluem alguns atletas da equipa que em 2005/2006 esteve à beira do título: Lourenço, Mirra, Francisco da Cunha, Diogo Mateus (regressou apenas no final), Netto (passou a treinador e jogou apenas quando o Nifo estava castigado) e Mata Pereira.

A equipa do Belenenses viveu uma temporada de elevada instabilidade ao nível das disponibilidades dos diversos jogadores, e essa foi de facto uma das razões para tantas derrotas e tanta dificuldade em estabilizar um modelo de jogo.

Para consultar a lista de titulares 2006/2007, clique aqui.

Etiquetas: ,