:: Belenenses XV ::: Perspectivas para 2006/07 - a 2ª Linha

sexta-feira, julho 28, 2006

Perspectivas para 2006/07 - a 2ª Linha

Tal como acontece na 1ª linha, o Belenenses tem no seu plantel excelentes soluções para as camisolas n.º4 e 5. Os jogadores da 2ª linha são aqueles que, durante as formações ordenadas, «encaixam» nos três da frente, formando o chamado «cinco da frente», ou «tight five».

Este quinteto é essencial pois é na sua força e técnica que reside o verdadeiro poder do pack, durante as mêlées (formações ordenadas). Os jogadores da 2ª linha equilibram as formações e são essenciais quer na defesa da posse de bola, quer na rotação/recúo do pack adversário. São normalmente os jogadores mais altos da equipa e são eles quem «saltam» nos alinhamentos, auxiliados pelos pilares, que executam o chamado lifting.

O Belenenses conta com bons jogadores na 2ª linha, sendo que cada um deles tem características diferentes.

Os dois «2ª linha» que em condições normais ocupam os seus postos no pack azul são o n.º4 Manuel Mata Pereira e o n.º5 Lourenço Andrade («Esparguete»). Para além destes dois atletas internacionais, o Belenenses conta com outros jogadores que podem assegurar identicas funções: Vaz Pinto e o polivalente Sebastião da Cunha são dois exemplos. Por fim, e tendo em conta que o rejuvenescimento da equipa é uma prioridade, importa referir que o internacional junior Salvador da Cunha pode também ele alinhar na 2ª linha azul.

Relativamente aos dois «titulares» habituais, importa referir o seguinte:

Lourenço Andrade é de facto um jogador com condições físicas ideais para a posição. Com quase 2 metros de altura e 92 quilos de peso, este internacional luso de 30 anos de idade continua a dominar o jogo nas alturas, garantindo larga percentagem de bolas ganhas nos alinhamentos.


Legenda: Lourenço Andrade

Em 2005/2006, Lourenço Andrade esteve ausente por lesão durante grande parte da fase regular, mas regressou no fim da temporada, tendo realizado bons jogos pelo Belenenses e pela selecção.

No que diz respeito a Manuel Mata Pereira, que se tornou internacional precisamente esta temporada, ao alinhar contra a Ucrânia no Torneio Europeu das Nações, importa ter em conta que se trata de um jogador com outras características. Este jogador de 24 anos de idade não é tão alto como muitos dos seus competidores directos (1,84m), mas os seus 100 quilos fazem mossa no pack adversário, sendo um elemento essencial nas formações ordenadas.

Trata-se de um jogador de enorme regularidade e grande disponibilidade para o Rugby. Jogou em praticamente todos os encontros da época, estando sempre presente durante o jogo. Parece gostar do jogo físico – aliás, como obriga a sua posição – e é um elemento essencial na luta pela posse da bola nas fases estáticas.

Durante a temporada 2004/2005, Mata Pereira capitaneou a equipa do Belenenses, o que tendo em conta a sua idade (na altura teria 22 anos) é bem demonstrativo do respeito e adminiração que todo o Rugby belenense por ele tem.

1 Comments:

At 9:25 da tarde, Blogger Afonso Nogueira said...

Vindo dos juniores Fezas Vital pode também ser uma boa opção para a 2ª linha

 

Enviar um comentário

<< Home