:: Belenenses XV ::: Levantar a cabeça!

segunda-feira, outubro 09, 2006

Levantar a cabeça!

Começo por reconhecer que não vi o Itália-Portugal. E não o vi não por vontade própria, mas porque o jogo apenas foi transmitido em canal codificado, ao qual não tenho acesso. Como não gosto de ir para o café da esquina ver jogos nem tive disponibilidade para me deslocar à secção de Rugby do Belenenses (onde alguns jogadores, técnicos e dirigentes se juntaram para assistir ao embate)... acabei por não ter acesso às imagens do jogo.

Sinceramente, mesmo que tivesse visto o jogo não voltaria a referir-me a ele. Perdemos e é passado. Interessa-me bem mais o presente da equipa, e em especial o seu estado anímico, fortemente abalado pelo peso de 83 pontos sem resposta!

Começo por lembrar os mais esquecidos que a Roménia perdeu há poucos anos (2001) por 134-0 em Twickenham... E não baixou os braços! As derrotas pesadas devem ser utilizadas para unir ainda mais o grupo, incentivar a equipa a «dar a volta por cima», como aconteceu no Torneio das Nações IRB, em Lisboa. À derrota com a Rússia - o nosso próprio adversário no apuramento - seguiu-se em empate com a Itália A e uma derrota tangencial com a Argentina A. Dois jogos que poderiamos ter vencido!

Foi portanto positiva a resposta da equipa à derrota, e é precisamente isso que se pede neste momento.



Ao Professor Tomaz Morais compete - como ele sabe melhor que ninguém - gerir os níveis físicos e psicológicos do grupo. Delinear a estratégia para o jogo com a Rússia (que se bate ante a Itália para a semana) e fazer compreender aos jogadores que cada jogo tem a sua história. Este não se repete nunca mais. Terminou com o apito final, e dele apenas o resultado será recordado. Importa por isso atirá-lo para o «baú» das memórias (umas boas e outras más) e olhar em frente!

Aos jogadores pede-se muita força de vontade. Empenho e confiança nas indicações do treinador. Treinar a 100% quando isso lhes é solicitado. Descansar e seguir um programa alimentar adequado, pelo menos até dia 28! Os nossos «Lobos» terão de compreender - e de certeza que compreendem! - que (quase) ninguém esperava uma vitória em L'Aquila, e que os inconvenientes da pesada derrota - em especial se conseguirmos o 2º lugar da Poll, como todos esperamos! - apenas nessa altura devem ser equacionados.

O adversário é a Rússia. Uma equipa forte e boa tecnicamente. Não são uns «cêpos» com um pack gigante e defesas incapazes de correr e fazer circular a bola. Pelo contrário: são bons jogadores, que têm evoluído ao longo dos anos e que hoje até se encontram acima de Portugal no Ranking da IRB.

Acontece que nós temos equipa para eles! Já o provámos algumas vezes, e todos acreditamos que é possível batê-los no Estádio Universitário (28 de Outubro, pelas 15:00 horas).

O mundo oval luso terá de estar TODO unido em torno da equipa. Chega de «bocas» e de invejas em torno das opções do técnico. Temos um treinador conhecido e reconhecido internacionalmente. Temos um adjunto com larga experiência e currículo invejável. Temos um grupo de trabalho empenhado, do capitão Vasco Uva ao «administrativo» Pai Mirra. E é por isso que no dia 28 temos de estar lá todos.

O França 2007 é mais do que um sonho! É um objectivo de TODOS!

Uma nota final para os dirigentes da FPR:

Exmos. Senhores

Não conheço nenhum de vós pessoalmente. Nada me move contra vocês, e sei que procuram fazer o melhor em prol do Rugby luso. Acontece que esse melhor não tem chegado! Muito pelo contrário. São os jogadores - do capitão Vasco Uva ao 2ª linha Marcelo d'Orey - a pedir-vos mais empenho na promoção dos jogos, mais e melhores medidas para encher os Estádios!

28 de Outubro... «é amanhã». Não há tempo a perder... pois perdido já está quase todo ele! Concentrem-se na divulgação do jogo. Usem os últimos cartuchos a convencer «o povo anónimo» a ir ver Rugby, uma vez na vida.

Escrevam cartas aos directores dos jornais, televisões e rádios. Façam spots publicitários. Imprimam cartazes HOJE e espalhem-nos por Lisboa. Usem os jogadores internacionais para levar os miúdos «de fora» para dentro do Rugby. Actualizem o vosso triste site HOJE!

Façam qualquer coisa... para não ter de ler verdades como aquela que refere Marcelo d'Orey na sua entrevista ao Blog Máfia Verdíssima:

«Blog: Achas que a Federação está a fazer uma boa campanha de promoção ao jogo que se diz ser "o tudo ou nada"? Marcello: Não! Desde sempre a Federação não soube promover os jogos da Selecção e como até agora ainda não vi nada, nao parecem ter melhorado.»

7 Comments:

At 2:06 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Isso mesmo...
Excelente trabalho.

 
At 4:14 da tarde, Anonymous Anónimo said...

É realmente muito triste,48 horas depois do jogo se ter realizado ,ainda nao constar nada na miséria do site da FPR,nem resultado,nem apreciação ao jogo,nem reacções á derrota...o que nos aparece la é os jogos que estavam marcados para o fim de semana ja passado...e nem os resultados desses jogos que sao supostamente organizados e jogados sob a alçada da FPR,tb eles nao têem qualquer tipo de menção no site...VERGONHOSO!como é possivel o marcelo dórey ja ter dado uma entrevista para um blog do cdup e na haja ninguem na Comitiva da FPR( que eram muitos)que se digne a captar reações dos treinadores,jogadores e se calhar até dirigentes... Acabe-se de vez com a palhaçada na FPR, que ja dura há muitos anos,basta ver as palavras de marcelo d´orey internacional ja desde os tempos do bessa, que diz que desde de sempre que não vê a FPR a fazer nada,para promover a nossa modalidade,acabe-se duma vez com os tachos ----Rui Vasco a presidente

 
At 7:38 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Vamos apoiar Portugal, os nossos jogadores, técnicos e dirigentes como nunca o fizemos.Eles tem defendido o nosso rugby muito bem e temos imensa confiança neles para o jogo com a Rússia. Eu por exemplo tenho imenso orgulho em pertencer as selecções embora não seja na equipa principal sempre que me chamam lá vou com imensa vontade coisa que não ando a ver em alguns consagrados e vedetas da nossa equipa principal( não falo pq é feio em nomes, pois já percebi que eles também já o reconheceram ). Transmitiram-me e Aprendi que o nosso ponto mais forte é atitude, a defesa e o orgulho mas isso não apareceu em Itália. Rui Vasco e muito bem das a receita - bom treino, boa alimentação, mas esqueceste-te da noite. Também espero que o Tomaz Morais dê uma boa resposta a quem não treina bem, a quem não quer mesmo, há alguns que não estão lã mas se calhara davam mais...agora isso é passado aqueles que forem os escolhidos só tem que pensar no futuro - ganhar à Rússia. Se a federação não promover o jogo não é problema, temos que ser nós de boca em boca. Todos os praticantes com amigo ou namorada e já não há lugar para todos... vamos fazer um grande jogo e ganhar!!!

 
At 8:53 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Força Portugal,
Eu estou lá. È para ganhar!!!
è preciso dar tudo, os gajos jogam.
Levo a bandeira de Portugal mas não a do Scolari...


é sempre a berrar Portugal

 
At 6:27 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Rui se nao viste o jogo e gostarias de ver posso arranjar uma copia porque eu gravei o jogo
"Para mais tarde recordar "
Michel

 
At 6:55 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Por acaso até agradecia... Podes enviá-la, se fizeres o favor, para:

Rua Luís Ant.º Verney, 29 - 3º esq.
2805 Almada

Se não for pedir muito, claro.

 
At 1:50 da tarde, Anonymous Anónimo said...

comam-me esses Russos todinhos.
Não percam este jogo, estamos todos com vocês!

Coragem!
Força Lobos

 

Enviar um comentário

<< Home