:: Belenenses XV ::: Um admirável mundo novo...

domingo, outubro 15, 2006

Um admirável mundo novo...

Imaginem que são iniciados, miúdos bem novinhos, quase iniciados no Rugby e que ainda nem sequer o jogam na sua clássica versão de XV. Imaginem que viajam de um país onde os jogos da prova máxima de clubes têm assistências na casa das dezenas de pessoas, centenas na melhor das hipóteses, nos jogos mais importantes. Imaginem, por fim, que dão de caras com um Stade de France, em Paris, a «rebentar pelas costuras», num jogo do Top-14 francês entre o campeão em título (o Olympique Biarritz) e o mais forte candidato ao título 2006/2007, o Stade Français.


Legenda: O Stade Français bateu este sábado o Biarritz, em Paris, por 22-16. Assistiram à partida, no Estádio, cerca de 80.000 pessoas. Será novo record mundial de assistência para jogos entre clubes? (Créditos: Site Oficial do Stade Français).

Se conseguiram realizar este simples exercício de imaginação, então terão percebido mais ou menos o que se terá passado com os rapazes iniciados da selecção de Sevens da ARS que se deslocaram a França para disputar o Torneio das Capitais.

Hoje, domingo, estarão com os jogadores da equipa do Stade Français, nada mais nada menos que alguns dos melhores executantes do mundo, profissionais a 100% e internacionais pelos respectivos países de origem.

Será para estes «miúdos» da ARS uma experiência inesquecível! Alguns deles - os rapazes do Évora, por exemplo - terão chegado a temer (há apenas umas semanas atrás) o fim do seu próprio clube... Algum (pouco) tempo depois, encontram-se numa das grandes capitais do Rugby mundial, no Estádio onde daqui por um ano será disputada a final da Taça do Mundo de Rugby!

Que esta viagem tenha sobre eles um efeito do tipo «injecção de motivação». Que aprendem mais sobre o Rugby, que regressem com o desejo de ir mais longe, de atingir níveis desportivos mais altos, transportando o Rugby luso para patamares mais altos no plano internacional...

Aquilo que se passou este sábado relativamente à delegação da ARS foi um privilégio, que aliás se vai prolongar por mais uns dias! Fico sinceramente satisfeito pela equipa da Associação - dirigentes, técnicos e jogadores eleitos - e espero que este seja (mais um) incentivo para que o bom trabalho que vem sendo desenvolvido ganhe novo impulso.

O Rugby francês (certamente desconhecido de parte dos rapazes da equipa da ARS) terá aparecido aos seus olhos como «um admirável mundo novo...». O meu desejo é que regressem a Portugal com a vontade efectiva que renovar o mundo oval luso, contribuindo como atletas para esse mesmo objectivo.

16 Comments:

At 2:18 da tarde, Blogger Isabel Ozorio said...

Lembram-se do programa Area de Ensaio? onde andará ?

 
At 3:30 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Caro Rui Vasco e Afonso, julgo que seria importante referir que ontem o Direito ganhou a Supertaça ao bater a Agronomia por 33-20 (19-15 ao intervalo). A agronomia marcou 3 ensaios, todos de maul!!!!

E por sua vez o Direito marcou 5 ensaios.

Julgo a meu ver que o Direio foi um justo vencedor, pelo jogo mais dinâmico que fez, fazendo até com que o resultado pudesse ter sido mais dilatado.

Cumprimentos
André Matos

 
At 4:13 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Olá André Matos

Como saberá este Blog tem como finalidade abordar questões relacionados com o Rugby do Belenenses.

Por opção própria - e por todas as solicitações, como a sua, que agradecemos - temos alargado o âmbito do Blog a jogos nacionais e internacionais, de clubes e selecções.

O jogo da Supertaça de ontem será alvo de crónica, a elaborar pelo Afonso, que esteve presente e até tirou umas fotos... Mas é preciso tempo para ir coordenando o Blog com as nossas vidas privadas...

Espero que compreenda!

Em todo o caso, parabéns ao Direito e melhor sorte para a Agronomia em futuros embates contra os «advogados».

Cumprimentos

 
At 5:51 da tarde, Blogger Afonso Nogueira said...

Caro André Matos:

Estive presente no jogo da Super Taça, penso q o direito foi superior em muitos aspectos e a vitória n é alvo de contestação.

Brevemente, n hoje, vou publicar um pequeno post sobre o jogo. Possivelmente amanhã pois acabei agora de chegar do curso de treinadores onde estive nas últimas 48 horas de forma intensiva. Como é obvio tenho o direito de descansar e de tratar de assuntos extra rugbysticos! este blog é um projecto sério, mas n um 2º emprego!

Obrigado pela atenção!
Abraço

 
At 1:04 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Caro Rui Vasco, fala-se aqui pelos lados da região centro que este ano a lousã não terá equipa sénior. Mais uma grande perda para o Rugby Português.
Continuo sem perceber nada, mas acho que estamos condenados a isto...

Abraço

È mesmo só para manter informado, já que a região centro também vive rugby :)

 
At 11:15 da manhã, Anonymous Anónimo said...

"contribuindo de uma forma activa para a divulgação do Rugby, não apenas azul mas... nacional!", in esclarecimento editorial.

Apenas quis comunicar aos que nao tiveram oportunidade de assistir ao jogo que o Direito tinha ganho a Supertaça.

cumprimentos
André Matos

Alguém me pode explicar porque razão ha muitas mais equipes inscritas na FPR e só cerca de 10 é que participam na taça de portugal?!?!

 
At 12:06 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Caro Wilkinson,

Agradeço a informação e vou apurar o que conseguir, para dar o mesmo destaque a essa perda que demos ao caso do CR Évora.

Sobre a região centro... bem sei que também no centro há Rugby! Mais: que há bom Rugby e escolas a funcionar, bem ou mal.

Mas também sei que, infelizmente, a direcção do Comité de Rugby do Centro está demissionária há cerca de um ano, com acusações trocadas entre FPR e o Comité, por causa de dinheiros.

Força para o Lousã, que ainda há uns anos era apontado como caso de sucesso, e que teve um excelente comportamento ao nível dos seniores em 2005/2006 (se não estou em erro teria sido a equipa promovida à Divisão de Honra, não fosse o aberrante modelo - na minha opinião - de campeonato que temos)!

 
At 12:10 da tarde, Blogger Rui Silva said...

André, a ideia é essa... e obrigado pela sua observação, que é pertinente! Agora, somos dois, com vidas pessoais para além deste Blog, com limitações de tempo e que não podemos estar em todo o lado. O Afonso esteve todavia lá, e vai escrever qq coisa, como ele próprio referiu, quando tiver tempo.

Sobre a Taça: a fase de grupos envolve, supostamente, as equiopas da Divisão de Honra (1ª) e da 1ª Divisão (2ª em ordem de importância). Acontece que uma série de equipas da 1ª Divisão desistiram da prova, por razões diversas.

As outras equipas (das divisões abaixo da 1ª) disputam a chamada Taça Federação.

 
At 12:46 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Não seria proveitoso as equipes mais inferiores disputarem também a taça de portugal (normal), por exemplo o Setúbal que este ano tem uma excelente equipe com grandes reforços?!? A taça de portugal devia ser igual ao futebol, obvio que com um menor numero de eliminatorias tendo em conta o numero de equipes..

Só mais um esclarecimento, a final da taça de portugal, será antes do campeonato começar, ou seja, antes de Dezembro?!

 
At 12:51 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Alargar a Taça de Portugal a todos é uma ideia. Acontece que, tomar o exemplo do futebol para aplicar ao Rugby,não resolve nada: no futebol existem diversas fases de disputa da Taça, e as equipas das duas Ligas (1ª e Honra) apenas entram nas eliminatórias mais avançadas, quando a maior parte dos pequenos clubes já estão de fora.

Pessoalmente creio que o problema dos clubes mais pequenos no Rugby (como o Setúbal, e outros) não é estarem impedidos de disputar a Taça de Portugal, mas estarem há anos e anos para evoluir para patamares de jogo mais elevados.

As razões para isso são várias, e nem sempre os clubes são os principais responsáveis (muitos nem campo têm)...

A Taça de Portugal não é, para mim, com este modelo, um problema para o Rugby. Acho é que ao nível senior poderia haver mais uma prova (um inter-regional, por exemplo) em que os clubes mais fortes pudessem jogar com os menos fortes.

Aliás, já escrevemos sobre o assunto, aqui e no Blog RUGBY AZUL.

 
At 5:37 da tarde, Anonymous Anónimo said...

GRACIAS POR VUESTRO APOYO
La Federación Española de Rugby y todos los componentes de la Selección española quieren agradecer todo el apoyo de los más de 10.000 aficionados que acudieron al Central el pasado sábado. Ante Rumanía, el equipo se sintió arropado por el público y mantuvo las fuerzas y las ganas de seguir jugando hasta el pitido final.
Ahora toca Georgia y aunque sea en la distancia esperamos que siguais acompañando al equipo en su objetivo de llegar al Campeonato del Mundo de Francia 2007.

 
At 7:07 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Temos que começar a ganhar agora aos espanhois, vamos bater os 10000 espectadores no eul dia 28 às 15 horas, não se paga ainda por cima. Levem todos um cachecol e uma bandeira nacional. Vamos fazer a festa do Rugby. Estou ansioso por ver os Russos todos no chão...

Vamos ganhar
Vamos ao Campeonato do Mundo

 
At 7:09 da tarde, Anonymous Anónimo said...

E se cada um de nós levar a camisola do seu clube vestida também, vamos mostrar que somos diferentes, somos o Rugby!!!

 
At 12:27 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Rui até lhe digo mais... se a lousã nao foi para a primeira foi porque nao quis... Todos sabem disso, já nao foi a primeira vez que aconteceu e não vai ser a ultima.

Abraço

 
At 3:06 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Wilkinson,

Não percebo, não quis porquê? Na 2ª até tem q fazer deslocações mais longas do que na 1ª (honra): Vilamoura e Trás-os-Montes.

 
At 10:09 da manhã, Blogger Rui Silva said...

Também não percebo... Então os jogadores andam a treinar para quê? Para jogar sempre num escalão secundário? Não me parece nada correcto e mais: nada ético. Até porque o Rugby da Lousã foi apoiado quando precisou para ter o campo que hoje tem.

Olhe... quem dera ao Belém ter um campo daqueles só para o Rugby...

 

Enviar um comentário

<< Home