:: Belenenses XV ::: Rugby português na SIC

quarta-feira, novembro 08, 2006

Rugby português na SIC

Râguebi português a um passo de fazer história

Selecção joga com a Geórgia para apuramento para o campeonato do mundo



O râguebi português está a um passo de fazer história. A selecção tem de ultrapassar a Geórgia para chegar pela primeira vez a um campeonato do mundo.

O primeiro jogo é fora. Num ambiente difícil. A selecção da Geórgia é teoricamente mais forte, tem mais tamanho. Mas dificilmente tem mais vontade.

As diferenças estendem-se além da constituição física. A selecção da Geórgia é profissional. A portuguesa é composta, quase na totalidade, por jogadores amadores que trabalham ou estudam e nem sempre encontram facilidades para representar o país. O entrave é maior nas universidades do que nas empresas.

A primeira batalha com os georgianos está marcada para sábado. Portugal espera trazer de Tbilisi um resultado que permita a festa do apuramento na segunda mão, dia 25, em Lisboa.

Para aceder ao site da SIC clique aqui

Veja também a reportagem, clique aqui.

1 Comments:

At 3:44 da manhã, Anonymous Anónimo said...

T. Morais, no "Record" de 5ª feira:

«A missão de levar Portugal ao eventual apuramento para o Mundial de França (2007) vai, muito provavelmente, fechar um ciclo na carreira de Tomaz Morais, seleccionador nacional.

O também professor de Desporto na Lusófona tem colaborado pontualmente com a Academia de futebol do Sporting, em Alcochete, e os leões já demonstraram interesse em garantir nos seus quadros o categorizado técnico, nomeado para “Treinador do Ano 2004” pela Federação Internacional (IRB).

Pese a sedução de Morais pelo Sporting, clube de que é adepto, a possibilidade ainda está longe de se concretizar, mas pode ganhar forma com o decorrer do tempo.

“Assumi um compromisso com estes rapazes, de lutarmos pelo apuramento para o Mundial, pelo que vou até ao fim. Não os ia deixar a meio do percurso. Depois desta missão, pode ser que a porta ainda esteja aberta”, considerou o seleccionador, que termina contrato com a Federação (FPR) em Agosto de 2007, antes da realização da prova gaulesa, entre 7 de Setembro e 20 de Outubro.

Faltam condições

Apesar das recentes conquistas de Portugal, vencedor do Torneio das Seis Nações (Grupo B) em 2004 e apurado para o playoff de qualificação para o Mundial frente à Geórgia – a primeira mão decorre sábado em Tiblissi –, Morais não tem visto evolução nas condições de trabalho, manifestando-se desiludido:

“Cada dia que passa é tudo mais difícil. Tem de haver uma estratégia da Federação para os jogadores serem libertados dos compromissos profissionais, pois já se viu que conciliar a alta competição com uma profissão é impossível em Portugal. Tive de dispensar Sebastião Cunha e Mata Pereira, porque têm um teste universitário inadiável no dia do jogo. Já Miguel Portela chegou ao treino quase no fim, por causa do trabalho. Assim não pode ser. Isto não é um passeio. É uma representação nacional. São jogadores que lutam até à exaustão, terminando os jogos com o sangue na cara.”
»

 

Enviar um comentário

<< Home