:: Belenenses XV ::: Uma questão de responsabilidade

sexta-feira, novembro 17, 2006

Uma questão de responsabilidade

«Due to an unacceptable level of inappropriate material being posted on this forum, the IRB has decided to remove this functionality from the website»

(citação do Site da IRB)



As atitudes de alguns podem prejudicar todos! Trata-se de uma verdade ou um facto tão antigo quão antiga é a convivência entre seres humanos.

A IRB resolveu remover do seu site oficial o conjunto de foruns onde, ao longo de muito tempo, se escreveu muita coisa interessante sobre a modalidade... mas onde simultaneamente, de quando em quando, alguns utilizadores mais perturbados descarregavam as suas iras e frustrações pessoais.

Pela minha parte, como frequentador dos referidos espaços, manifesto a minha pena e, simultaneamente, inteira compreensão relativamente à decisão da Board. É que os foruns estavam a tornar-se em espaços de utilidade cada vez mais duvidosa, e que desprestigiavam o Rugby e os seus valores primordiais de fair-play, frontalidade, sã convivência e respeito pelo próximo.

Eis um bom exemplo a convidar à reflexão de todos...

10 Comments:

At 3:41 da tarde, Blogger Rui Silva said...

A questão é: queremos que os sites/blogs/foruns de Rugby sejam espaços de divulgação e valorização da modalidade, ou campos de batalha (no pior sentido da expressão), onde guerrinhas, birras e bocas (anónimas) vão estragando o ambiente e desprestigiando o Rugby?

É uma boa questão para reflexão!

Creio que o tipo de discussão que os espaços virtuais do Rugby proporcionam é, em larga medida, o espelho da própria situação da modalidade (no contexto local, nacional e/ou internacional).

 
At 3:45 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Rui Vasco, Infelizmente se vai passando um pouco mesmo aqui...

abraço,
Pedro Sousa Santos

 
At 5:20 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Quanto a este tema basta lembrar que ate o tao mauzinho site da fpr ja teve um espaço semelhante que acabou pelas mesmas razoes. Curioso é que sao essas mesmas pessoas das guerrinhas que depois veem criticar que o rugby nao evolui, que sao sempre os mesmos a mandar e etc etc... em vez se preocuparem em fazer algo de positivo para melhorar a modalidade. dh

 
At 7:26 da tarde, Blogger Rui Silva said...

É verdade que sim.
Eu, na parte que me toca, estou 100% disponível para ajudar em TODOS os projectos que sejam engradecedores para o desporto português, e em particular para o Rugby.

Alguns desses projectos serão visíveis a médio prazo!

 
At 8:13 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Alguém disse num comentário q o convívio das escolas de râguebi agendado para o dia do POR vs GEO tinha sido cancelado...

Não foi e julgo q nunca essa hipótese foi sequer colocada!

Publicado hoje no site da ARS:

«Convívio Nacional no próximo dia 25 de Novembro.

No próximo dia 25 de Novembro realiza-se o 3º Convívio Nacional da época nos escalões de Bambis, Benjamins e Infantis, no Estádio Universitário de Lisboa.

O Convívio inicia-se às 11h00 e culminará com o apoio à nossa Selecção Nacional, durante o jogo Portugal vs Geórgia, a contar para o apuramento para o Campeonato do Mundo de 2007.

A organização do Convívio estará a cargo da Associação de Rugby do Sul e da Federação Portuguesa de Rugby. A colaborar na organização estará o CDUL, clube anfitrião.

Devido à impossibilidade de utilização do campo nº5, o Convívio irá ser organizado no campo nº6, para os escalões de Bambis e Benjamins, e nos campos nº3 e nº4 (sintéticos), para o escalão de Infantis.

Chamamos a vossa atenção para o programa do Convívio:

Programa para os Bambis e Benjamins (Campo nº6):

11.00h – Recepção das Equipas de Bambis e Benjamins
11.30h – Inicio dos jogos
14.30h – Final dos jogos
15.00h – Portugal vs Geórgia
17.00h – Final do Convívio

Nota: É intenção da organização que a recepção das equipas de fora de Lisboa se realize às 12.00h.

Programa para os Infantis (Campo nº3 e nº4):

12.00h – Recepção das Equipas de Infantis
13.00h – Inicio dos jogos
14.45h – Final dos jogos
15.00h – Portugal vs Geórgia
17.00h – Final do Convívio

Nota: Os campos nº3 e nº4 são sintéticos pelo que é OBRIGATÓRIA a utilização de botas com pitons de borracha (fixos), ou ténis.

Para o planeamento e organização do convívio é fundamental que os clubes inscrevam o número exacto de equipas em cada escalão e que efectuem a sua inscrição até ao próximo dia 22 de Novembro (4ª feira).

Apenas as equipas que se inscreverem poderão participar no Convívio.

O quadro competitivo será anunciado no dia 24 de Novembro no site da Associação de Rugby do Sul em www.arugbysul.pt.

Projecto “Pais e Mães”

No espaço reservado para o Convívio existirá uma área (Tenda Nestum) para todos os PAIS E MÃES dos jovens atletas, onde poderão “petiscar” qualquer coisa e recolher informações sobre a modalidade.

Projecto “Escola de Jovens Árbitros”

Neste dia de grande festa será realizada a 2ª grande acção da “Escola de Jovens Árbitros” da ARS. Contamos com a colaboração dos clubes na divulgação desta acção junto dos seus jogadores, treinadores, dirigentes e de todos os outros interessados.»

 
At 8:17 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ninnguém conhece gente bem colocada na CGD q possa, DESDE JÁ, informar se a Caixa vai repetir a fantástica iniciativa de oferecer pelo menos 3.000 bilhetes à borla para o POR vs GEO?

Faltam 8 dias para o jogo e estas iniciativas se anunciadas com 3 ou 4 dias de antecedência perdem grande parte do seu impacto.

 
At 8:23 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Qt ás caixas de comentários é com os reponsáveis pelos blogs. Eles é q têm saber o q querem e o q estão dispostos a aturar.

Qt aos fora de GRANDES instituições como o IRB, se eles ñ conseguem ou ñ estão para se maçar em assegurar uma moderação razoável e eficaz, apenas estão a demonstrar incompetência. Em qq forum, aparecem sempre tipos cujo único intuito é precisamente conseguirem q o forum seja encerrado.

Qd esses desgraçados conseguem levar a sua intenção avante contra uma instituição com o IRB, coitado do IRB.

 
At 8:53 da tarde, Anonymous Anónimo said...

«ESCOLINHAS DE RUGBY DA GALIZA
A ARS - Associação de Rugby do Sul vai promover um Jantar de Gala, na próxima 3ª feira, na Estufa Real com o objectivo de angariar fundos a este projecto, dinamizado pelo ATL do Bairro do Fim do Mundo que tem conseguido motivar muitos jovens para o rugby. É um projecto que merece o apoio de todos.A ARS convida todos os clubes a estarem presentes com uma mesa, o custo do jantar é de 40 € e as confirmações podem ser feitas para o mail da ARS geral@arugbysul.pt»

- Qd as Fiji estiveram em Portugal, o grande Serevi ñ teve problemas nenhuns em deslocar-se ao bairro do Fim do Mundo (concelho de Cascais; não, não é a região espanhola)e conviver cos os miúdos de lá. Foi 1 festa!

Eu ñ tenho verba para jantares a este preço, mas quem tiver...

 
At 10:48 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Duarte, sobre os foruns, os blogs e os mal-educados: percebo o que diz e concordo parcialmente. Também me parece que o forum da IRB poderia ter um qualquer tipo de moderação, embora não fosse simples operacionalizá-la, tal o volume de mensagens diárias ali publicadas.

Ainda assim, proponho-lhe que faça o raciocínio inverso. Quando diz «Qt ás caixas de comentários é com os reponsáveis pelos blogs. Eles é q têm saber o q querem e o q estão dispostos a aturar», não acha que podemos também colocar a questão nos seguintes termos:

Será que os membros da comunidade do Rugby em Portugal, perante a quase total ausência de informação e discussão acerca dos mais diversos temas ligados à modalidade, não deveriam abordar com maior responsabilidade as suas intervenções em forums, sites e blogs?

 
At 12:59 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Rui Vasco,

"Será que os membros da comunidade do Rugby em Portugal, perante a quase total ausência de informação e discussão acerca dos mais diversos temas ligados à modalidade, não deveriam abordar com maior responsabilidade as suas intervenções em forums, sites e blogs? "

- Com certeza q sim!

 

Enviar um comentário

<< Home