:: Belenenses XV ::: Mais uma vez a arbitragem

segunda-feira, novembro 13, 2006

Mais uma vez a arbitragem

Este artigo vem na sequência de um artigo publicado no DN sobre o uso de sistemas áudio entre os árbitros de futebol. Para os mais curiosos basta clicar aqui para ler o texto em questão.

A utilização de intercomunicadores entre árbitros é bastante conhecida no Rugby, bem como o vídeo-árbitro que tem sido tão cobiçado por outras modalidades. Falo como é claro ao nível internacional!, em Portugal a realidade é diferente. Árbitros completamente sozinhos dentro de campo, onde tem (quase) sempre 30 jogadores contra ele. Desde logo em qualquer jogo os problemas são variados: o recinto de jogo, cartões de jogadores muitas vezes não existentes, dirigentes, treinadores, jogadores e assistência.

Neste momento só por muito amor ao Rugby é que vê surgir novos árbitros, só mesmo por carolice é que se anda a dar o litro dentro e fora do campo e a ouvir vozes que nem sabem quantas leis de jogo existem (para os que não sabem são 22!) muito menos o seu conteúdo. Não bastando todas estas contrariedades ainda têm que avançar da sua carteira todas as despesas relativas a deslocações, que são posteriormente restituídas pela Federação… mais de 7 meses depois!

Nem tudo são más notícias nesta área, é de realçar que árbitros como Rohan Hoffmann e Pedro Murinello estão a ascender a passos largos no panorama nacional.

Fazemos mais uma vez aqui uma chamada de atenção para o curso de arbitragem que começa no próximo sábado, com prelecção de João Mourinha e Arnaldo Neto. As inscrições fora alargadas, até dia 15, provavelmente pelas poucas existentes… vamos inverter o estado das coisas. Mais informações sobre o curso aqui.

27 Comments:

At 7:41 da tarde, Blogger Afonso Nogueira said...

É essencial a curto prazo criar equipas de arbitragem, trios. Mas para isso é preciso, para além de maior quantidade de árbitros, treinarem conjuntamente. É inconcebível que os árbitros partam para dentro de campo sem qualquer apoio…

FPR, neste momento existem 29 árbitros em exercício. É necessário aumentar este número, não sou eu que o digo é o plano estratégico…

 
At 8:15 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Eu já me inscrevi...

 
At 8:19 da tarde, Blogger Afonso Nogueira said...

Eu também...

 
At 8:33 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Caro Rui:

A selecção Nacional tem treinos:

3a, 4a, 5a jogo contra URBA, 6a e Sábado já só da parte da manhã. (O estágio foi cancelado). Porque não aproveitar este domingo para se realizarem as meias finais da taça, visto os clubes poderem contar com os jogadores ao serviço da selecção, em vez de marcarem para o fim de semana do jogo da Geórgia, em que alguns clubes poderão sair prejudicados???

Creio que é uma ideia razoável...

 
At 8:38 da tarde, Blogger Afonso Nogueira said...

Atenção,

nós n somos a FPR...n temos qualquer influência nas decisões da federação!

Estas ideias devem ser enviadas para o e-mail da FPR:

geral@fpr.pt

 
At 8:42 da tarde, Blogger Rui Silva said...

A mim parece-me uma ideia interessante, pese embora o jogo de 5ª possa condicionar a recuperação dos atletas para o fim-de-semana. Agora, a possibilidade de jogar no próximo fim-de-semana estaria sempre condicionada à aprovação da FPR e do Técnico... Será que interessa ao Técnico?

 
At 8:50 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Jogo contra URBA?

 
At 8:54 da tarde, Blogger Afonso Nogueira said...

http://www.urba.org.ar/Acceso/Noticia.asp?ID=592

 
At 8:59 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Esta equipa da URBA é a mesma que em Setembro nos «espetou» 26-0, em Buenos Aires. Estão todavia enfraquecidos, já que quatro ou cinco jogadores seus foram seleccionados para a equipa nacional argentina - os Pumas - que estão em digressão pela Europa.

Será um jogo muito interessante, até porque o estilo de Rugby deles é aberto e evoluído. Creio que Portugal pode aproveitar para testar alguns movimentos e soluções de ataque, para o jogo com a Geórgia.

 
At 9:00 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Sobre a arbitragem, 100% de acordo com o Afonso. Creio que os árbitros são uns heróis, embora nem todos com a mesma competência e capacidade física.

 
At 10:47 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Simjá sei... Pumitas... é verdade rui, argentina em grande, grande vitoria contra inglaterra... Abraços

 
At 11:28 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Sim, cabe á federação a palavra final acerca da data para realização dos jogos das meias finais. No entanto, creio que para o Tecnico nao haveria inconveniente jogar neste próximo fim de semana. A única vantagem seria de as equipes poderem apresentar os seus 15 sem desculpas de jogadores na selecção, e portanto teriamos ambos os 15 na maxima força (não contando naturalmente com as lesões). Note-se que tal como o Belenenses que tem 6 (Cristian, China, Mata, Sebastião, João Uva, David Mateus) jogadores possiveis para a convocatoria da Georgia, tambem o Tecnico possui 2 jogadores (Taful e D'Eça) nos trabalhos da selecção e como tal passiveis de serem selecionados.

É apenas uma ideia. Cabe naturalmente oas clubes e federação a decisão final.

 
At 11:30 da tarde, Anonymous Anónimo said...

A equipa da URBA (selecção da província de Buenos Aires), mesmo com todos os jogadores disponíveis, não é tão forte como a ARG A com q nos batemos magnificamente na Nations Cup.

Qd jogámos com a URBA em BA é q parece q as coisas ñ nos correram muito bem.

Ñ são os Pumitas; Pumitas são a selecção Argentina junior.

Mas, para mim, neste jogo o mais importante é q ñ haja lesionados.

 
At 11:40 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Faltam menos de 2 semanas! Desculpem lá, mas vou-me repetir...

1. Já se sabe se a Caixa vai ter 1 iniciativa semelhante à q teve no último jogo (3.000 bilhetes à borla). COMO É Q SE PODERÁ SABER O MAIS RAPIDAMENTE POSSÍVEL??

2. Se a iniciativa da Caixa se repetir, temos q arranjar cartazes e divulgar a iniciativa, A TEMPO e HORAS, por tudo qt é sítio: blogs, sites, clubes de râguebi e outros, escolas, faculdades, politécnicos, estações de comboio, zonas das cidades mais frequentadas por jovens, etc.

3. Se a iniciativa da Caixa se repetir, OS Q TÊM CONHECIMENTOS NOS MEDIA, têm q "sensibilizar" os jornais desportivos e outros para q falem da iniciativa com 1 antecedência razoável.

4. Sensibilizar TODOS os clubes com sub13 para participarem no convívio q antecede o jogo e para q os seus jogadores fiquem para assistir ao jogo. O Benfica este ano ñ tem escolas?

5. NÃO MARCAR NENHUM JOGO, SEJA DE Q ESCALÃO FOR, PARA O DIA DO JOGO(excepto o convívio Sub 13, claro). Isto tem a ver com a Federação, MAS TB COM OS PRÓPRIOS CLUBES.

6. Se estiver a chover, paciência. FICAMOS LÁ À MESMA!

Mais ideias?

 
At 1:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

plo q vi no fim de semana na tapada, surpreendentemente, o tecnico está bem e não me parece q haja qq inconveniente, até pk dos 2 selecionaveis apenas um está disponivel, taful está lesionado. acho q seria uma hipotese as meias finais serem jogadas agora!

 
At 10:35 da manhã, Anonymous Anónimo said...

alguém reparou na forma inteligente como o arbitro italiano do jogo de Portugal no sábado passado na Georgia comandou o jogo?
O 1º ensaio da Georgia resulta de 2 obstrucções sendo a última evidente demais. Por várias vezes deixa passar avants claros dos Georgianos, o mais importante foi o do 2º ensaio. Por várias vezes os 3/4 Georgianos sairam fora de jogo e nada. Quando o gonçalo malheiro tenta o drop o 12 e 10 georgianos estavam completamente fora de jogo.
Em relação a Portugal pareceu-me mais rigoroso.
No campo disciplinar esteve muito bem ao expulsar o 5 georgiano e o Frederico Sousa, ai sem espinhas.
Pena que a transmissão televisiva não tenha repetições. Temos que admitir que no Rugby internacional ainda há muita malandragem.

Vamos aproveitar o Jogo com a georgia no dia 25 para nos apurarmos.

Vamos todos apoiar e gritar do príncipio ao fim como os Georgianpos fizeram, numa clara demonstracção de patriotismo.

abraço,
R.Alves

 
At 10:48 da manhã, Blogger Rui Silva said...

Duarte, pela nossa parte temos feito o papel de um blog interessado no Rugby e na sua divulgação: desde o dia seguinte ao jogo da Rússia que temos uma imagem na barra direita fazendo promoção ao PORTUGAL vs. GEÓRGIA.

Nota: obrigado pelos dados sobre a constituição física dos atletas. Vou ler o artigo com atenção e tentar escrever algo sobre o assunto.

 
At 10:50 da manhã, Blogger Rui Silva said...

Sobre o Belenenses x Técnico, creio que o clube das Olaias já se mostrou indisponível para jogar no próximo fim-de-semana, direito que naturalmente lhe assiste e que eu compreendo, no plano desportivo.

 
At 12:56 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Sabem muito....Mas pelo que ando a ouvir por aí também já andam a cantar vitória antes do tempo. De qualquer forma queremo-los na sua melhor forma, e que venham todinhos sem lesões. Se pensam que é por termos jogadores indisponíveis por estarem selecionados no Portugal - Geórgia, desenganem-se, até porque esses jogadores já mostraram vontade de jogarem Sábado por Portugal e Domingo pelo Belenenses. Por outro lado é bom que o Técnico queira adiar o jogo. Mostra respeirto pelo adversário, e cantar vitórias antes do tempo só faz é mal..Vejam a Académica...

Abraços a todos

 
At 1:21 da tarde, Anonymous Anónimo said...

meu caro anónimo os jogadores não poderão fazer dois jogos em menos de 48 horas, isto se a lei ainda não foi alterada..

 
At 1:22 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Não li nenhum comentário q indiciasse, q os adeptos ou jogadores do tecnico cantam vitoria antes do tempo... até pode não ser cantar vitoria, pode ser sim uma demontração de confiança! irei estar no restelo independentemente de tudo isso e q ganhe o melhor!!

 
At 1:43 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Vamos lá com calma, pessoal. Quem vai ganhar é coisa para se apurar no fim dos 80 minutos. Até lá, concentração total na preparação do jogo, no treino, nas indicações dos treinadores.

O Belém vai para ganhar, com ou sem os 2, 3, 4, 5 ou 6 jogadores que eventualmente sejam convocados por Tomaz Morais.

 
At 11:24 da manhã, Anonymous Anónimo said...

não precebo mesmo pq tanta coisa com o técnico...afdinal ninguém do técnico cantou e não cantar vitória antes de tempo (espero eu).não temos por hábito faze-lo e não é agora que tenciona-mos faze-lo. já quanto ao belenenses mnostprezar o técnico começamos a ter pano para mangas (curtas por enquanto) mas veja-se:


"pedro marques said...

Primeiro vem o Técnico.
Não se preocupem de mais com isso.
lol
Já agora quando é a meia final?"

Agora vem o comentário deste senhor neste post.
Acho que este excesso de confiança só vos prejudica, e em caso de resultado negativo a desilusão vai ser maior.Para além disso, esses excessos só nos dão mais pica!
Quanto à alteração do jogo o técnico não tem qualquer tipo de obrigação, nem sequer moral, de o fazer pois esta data foi acordada em assembleia da fpr na presença de todos os clubes. Só por curiosidade: Será que o belenenses faria o mesmo pelo técnico?
Pessoalmente julgo que não.Mas isto não acontecia com nem belenenses nem com nenhum outro clube.
Vamos é deixar o jogo ser ganho dentro de campo, se bem que estes "picanços" enquanto saudáveis e respeitadores não fazem mal a ninguém!!Pelo contrário!!

Força Técnico!!!
saudações

 
At 12:18 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O TECNICO NÃO QUER JOGAR NO DOMINGO, Porque será?

 
At 1:56 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Sobre esta nova polémica em torno do Belenenses vs. Técnico: creio que não tem de haver polémica! Ao Belém interessava jogar este fim-de-semana, para poder contar com a rapaziada da selecção. Ao Técnico interessa jogar no próximo, por razões que só ao clube dizem respeito. O calendário prevê o jogo para 25/26 de Novembro... acabou! Não há polémica nenhuma!

Não tem de haver «picanços» nem ninguém tem de ganhar «mais pica» só por causa de 1 ou 2 comentários mais ou menos anónimos aqui no Blog. COITADA da equipa (seja ela qual for) que precise de «bocas alheias» para se motivar!

Temos uma boa meia-final em perspectiva, no Restelo, entre duas boas equipas. Vamos mas é concentrar a atenção no Rugby jogado!

 
At 9:53 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Não é picardia mas parece que o Técnico quer aproveitar o facto de o Zelem poder estar menos forte, como já o fez com Agronomia.

 
At 12:24 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Acho que a ausencia de 3 jogadores não justifica os 25 pontos de diferença.Não me parece que com eles a agronomia tivesse ganho.

 

Enviar um comentário

<< Home