:: Belenenses XV ::: Académica, 16 - Belenenses, 17

domingo, novembro 12, 2006

Académica, 16 - Belenenses, 17

O Belenenses conquistou esta tarde uma importante vitória na cidade de Coimbra, ao bater a Académica por 16-17, garantindo assim a presença na meia-final da Taça de Portugal. A vitória foi sofrida e suada, mas premiou o espírito de equipa e de sacrifício de um XV com múltiplas alterações e recheado de jovens jogadores.


Legenda: Imagem de arquivo.

Era sabido que o jogo seria muitíssimo disputado. A Académica havia vencido o seu grupo de apuramento, contando por vitórias os jogos disputados (incluindo as duas partidas contra o GD Direito). Por outro lado, o Belenenses apresentava-se em Coimbra com um grupo de jogadores muito jovem, no qual pesavam as ausências de Cristian Spachuk e Paulo Santos (ao serviço da selecção nacional), João Uva, Sebastião Cunha, Nuno Garvão e Juan Murré (por motivo de lesão).

A comitiva azul partiu todavia para a cidade do Mondego com vontade de realizar um bom jogo e assegurar a presença nas meias-finais da Taça de Portugal.

O Belenenses apresentou um XV inédito, com muita juventude: Murteira, António Fraga, Carlos Janardo, Fezas Vital, Mata Pereira, Gonçalo Lucena, Salvador Cunha, Valter Jorge, José Maria Lino, Diogo Miranda, Francisco Cunha (capitão), David Mateus, Diogo Pinheiro, Duarte Bravo e João Mirra. Registe-se a inclusão na equipa que alinhou de início de 3 juniores (Fezas Vital, Diogo Miranda e Duarte Bravo). No banco sentaram-se ainda: Nuno Reimão (júnior), Tiago Cabral, Diogo Castro, Gonçalo Gonçalves e Diogo Jorge.

A partida iniciou a bom ritmo, com a Académica a procuram investir através do seu pack avançado, estratégia muito bem contrariada pelos homens da frente da Cruz de Cristo. Às investidas dos «estudantes» respondiam os azuis com placagens efectivas (as quais se traduziram em alguns «turn-overs»), solidez nas mêlées e muita coragem nos rucks.

Aos 20 minutos de jogo o marcador registava ainda o nulo, desfeito pouco depois através de um ensaio de Manuel Mata Pereira, que correu para 5 pontos na sequência de um roubo de bola de Valter Jorge.

O Belenenses dominava nesta fase o jogo, e quando a Académica procurava responder o XV do Restelo volta a somar 5 pontos, desta feita através do centro adaptado a ponta Duarte Bravo. Após conversão de Diogo Miranda, o árbitro Arsénio Tomás apitava para o final da primeira metade.

O pack da Académica, que havia sofrido alterações ainda durante o primeiro tempo, entrou com vontade de dar a volta ao resultado, e apenas 4 minutos após o recomeço chegou ao ensaio. Minutos mais tarde, uma penalidade frontal aos postes garantia aos estudantes o 8-12 e o regresso à discussão do encontro.

Os técnicos azuis, sentindo algum desgaste no pack e também na linha de «três-quartos» fizeram entrar Gonçalo Gonçalves (para o lugar de Gonçalo Lucena) e Tiago Cabral (para substituir o centro Diogo Pinheiro). Esta segunda alteração não demorou a surtir efeitos, já que praticamente na primeira vez que tocou na bola, Tiago Cabral correu cerca de 35 metros (por entre jogadores adversários) para o ensaio e 8-17.

O jogo parecia controlado, mas uma nova penalidade convertida pelo n.º15 da Académica recolocava os estudantes à distância de um ensaio convertido (11-17). Esse ensaio veio efectivamente a acontecer, em cima do apito final, mas sem que Francisco Serra tivesse conseguido os dois pontos da conversão.

No fim da partida, o Belenenses festejava uma vitória sofrida e suada, mas com um sabor especial para uma equipa que soube lutar do primeiro ao último minuto, e que teve nos seus homens da primeira linha uma agradável surpresa (recorde-se que nunca antes estes jogadores haviam alinhado em conjunto numa partida oficial), pelo espírito de sacrifício e pela entrega à luta, que deixou marcas visíveis nos corpos.

Segue-se a meia-final contra a equipa do Técnico, que venceu esta tarde a formação de Agronomia, na Tapada. O encontro terá lugar no dia 26 de Novembro, no Restelo.

Ficha de jogo:

12/11/2006
Estádio Universitário de Coimbra, 15:00h.
Árbitro: Arsénio Tomás.

ACADÉMICA, 16

João Cardoso, Luís Sequeira (capitão), Pedro Santos, Diogo Pinheiro, Hugo Gomes, Ricardo Silva, Eduardo Correia, Vasco Couceiro, Gonçalo Almeida, João Ataíde, Paulo Sanches, Nuno Sequeira, Ricardo Dias, Sérgio Franco e Francisco Serra. Suplentes: Claúdio Teixeira, Hugo Martins, Tiago Coelho, João Lopes, Rui Rodrigues, Leandro Fonseca e Bruno Pinto.

BELENENSES, 17

Fernando Murteira, António Fraga, Carlos Janardo, Fezas Vital, Mata Pereira, Gonçalo Lucena, Salvador Cunha, Valter Jorge, José Maria Lino, Diogo Miranda, Francisco Cunha (capitão), David Mateus, Diogo Pinheiro, Duarte Bravo e João Mirra. Suplentes: Nuno Reimão, Tiago Cabral, Diogo Castro, Gonçalo Gonçalves e Diogo Jorge

Marcaram pelo Belenenses: Mata Pereira (5), Duarte Bravo (5), Tiago Cabral (5) e Diogo Miranda (2). Disciplina: cartão amarelo para Gonçalo Gonçalves, aos 65 minutos.

Evolução do marcador: 0-5/0-10/0-12 (0-12, intervalo); 5-12/8-12/8-17/11-17/16/17.

42 Comments:

At 10:18 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Bom jogo, a academica perdeu por culpa propia apenas... Os pretos controlaram o jogo do inicio ao fim, perderam por erros infantis, talvez devido a juventude presente em campo. A academica se tem metido o ultimo chuto ganhava o jogo.
De salientar as boas exibiçoes de valter nº 8 e de o 1 centro do belem ( muito bom jogador), o abertura tambem esteve muito bem no jogo ao pé.
Parabens belem.

 
At 11:26 da tarde, Blogger Afonso Nogueira said...

Atençao a crónica do jogo foi feita por RUI VASCO SILVA.

 
At 11:33 da tarde, Blogger Rui Silva said...

LOL... Afonso, o que é meu é teu!

Caro Wilkinson, é verdade! Pensei que aquela conversão fosse deitar a perder todo o esforço de um XV do Belenenses muito jovem, que apresentou três juniores de início, mais um senior de primeiro ano. Mais: apresentou uma 1ª linha inédita, cuja combatividade terá surpreendido a Académica.

Não sei se a AAC teria mais juventude que o Belenenses, mas que foi um belo jogo de Rugby (em termos de luta, de combatividade, de entrega), lá isso foi! Dos dois lados.

Creio que o Belenenses valeu pelo XV. O Valter fez um bom jogo, tal como muitos outros. Sem querer personalizar, mas por uma questão de justiça, refiro apenas um: o pilar Carlos Janardo, que fez (segundo creio) o seu primeiro jogo com titular na equipa do Belém. Esteve MUITO BEM. Muito destemido nos rucks, muito firma na mêlée. Um exemplo de vontade e de entrega ao jogo. O António Fraga, também na 1ª linha e tendo como opositor na camisola 2 um veterano da AAC, esteve muito bem!

O Belém defendeu, defendeu, defendeu... e atacou quando teve oportunidade.

Parabéns ao Belém pela vitória e pela entrega. Parabéns à AAC, que estará (sem dúvidas!) na Divisão de Honra para o ano.

 
At 11:34 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Ah, só mais uma coisa: o primeiro centro foi neste jogo o David Mateus, jogador internacional do Belém (sevens e XV) e irmão gémeo do centro do Munster, Diogo Mateus.

 
At 11:56 da tarde, Blogger Afonso Nogueira said...

Estou contente por esta vitória, agora, este jogo levanta algumas questões:

- Na 1ª linha faltam-nos jogadores com mais peso e experiência.

- Jogadores como Nuno Reimão (júnior de 2º ano), poderão não estão à altura (ou peso!) destes encontros, poderá levantar problemas ao nível da segurança do atleta.

- Diogo Miranda é uma boa arma para o jogo ao pé, agora n tem corpo para eles! Não ponho aqui em causa a sua qualidade técnica (que é muita), jogar com ele sempre foi excelente!

 
At 11:56 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Alguem sabe qual foi o resultado do Agronomia Técnico?
Cumps

 
At 11:57 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Uma das melhores equipas portuguesas e candidata ao título, mesmo recorrendo aos juniores, não consegue arranjar 22 jogadores para uma deslocação de cento e tal Kms? Que se passa?

 
At 11:57 da tarde, Blogger Afonso Nogueira said...

só sabemos q ganhou o técnico

 
At 12:04 da manhã, Blogger Afonso Nogueira said...

Técnico, 26 - Agronomia, 8

 
At 12:13 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Nuno Taful

Fica aqui uma pequena correcçao:
Agronomia, 8 Técnico,33

 
At 1:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Caro Rui Vasco,

Não encontrei o artigo que com gráficos mostra muito bem a evolução do peso médio dos jogadores (acho q se refere a jogadores internacionais das 5 + 3 nações) ao longo dos anos, mas este link pode ajudar:

http://www.nzrugbynet.co.nz/NZRFU/Coaching+Info/gameplanRUGBY/gameplan+Rugby+issue+4/RugbySmart+Safety.htm

Um excerto:
"The change in the size of rugby players is dramatic. In fact, a paper by some Australian scientists in 2000 indicates that the change in rugby player size is much greater than the typical size increase in the overall population, which means that a smaller proportion of people in the community today are as big as the typical test match player from the corresponding period in the past. A browse through the New Zealand Rugby Almanack over the years reveals that the change in player weight has accelerated since the late 1980's.

The average weight of All Black forwards in 1989 was just over 100 kg, as it had been since the late 1960's, whereas in 2002 it was almost 111 kg. The change in the weight of backs has been even more striking than that of the forwards, with the average weight of All Blacks backs moving from about 80 kg to 94 kg over the decade from 1989 to 1999."

Cumprimentos,
Duarte

 
At 9:59 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Onde andam jogadores como o Bruno Nifo, Lourenco (espargas), miguel fernandes e companhia? Acho que se o Belem tem intencoes de fazer algo engracado nesta epoca e necessario que haja mais profundidade na equipa.
O campeonato ainda nao comecou e o belem ja joga com uma equipa remendada. Pergunto como sera na altura do natal quando a maioria dos jogadores comecam a desaparecer? E necessario ter atencao a isto.
Sobre a vitoria em coimbra, e sem desrespeito para academica, o belem nao fez mais do que a sua obrigacao. Relembro o belem foi 2 classificado a epoca passada e joga na divisao de honra, enquanto a academica foi ultima e este ano esta na 1 divisao.
Abraco
Miguel

 
At 10:25 da manhã, Anonymous Anónimo said...

benfica 17 Cdul 17 - ganhou o cdul porque marcou 2 ensaios contra 1 dos benfiquistas

 
At 11:00 da manhã, Blogger Rui Silva said...

Procurando responder às várias questões colocadas:

Afonso: o Reimão esteve no banco mas não jogou (o jogo não estava para isso, e seria - como dizes - perigoso meter um junior a jogar contra uma 1ª linha da AAC muito batida e experiente, apostada aliás na intimidação). O Miranda fez um excelente jogo, quer ao pé, quer à mão. É um abertura que pode evoluir muito, assim o queira ele. Além disso tem total apoio dos pais, que lá estavam a ver o jogo. Tem tudo para «explodir», se trabalhar e ganhar corpo, como dizes e bem. Os restantes juniores (Fezas e Bravo)... estiveram muitíssimo bem!

Sobre a 1ª linha, não esquecer que tinhamos o Cristian e o China na selecção (um pilar e um talonador) e o Juan lesionado.

Miguel: os jogadores que referes (e outros) estão indisponíveis por motivos vários. O Nifo foi trabalhar para a Roménia, o Esparguete trabalha como hospedeiro na TAP (creio que é na TAP) o que torna quase impossível assumir o compromisso de treinar e jogar, o Miguel Fernandes está lesionado, tal como o Juan Murré, o Sebastião da Cunha, o Nuno Garvão e o João Uva.

O Francisco Moreira estará, em princípio, ao dispôr da equipa técnica para a 1/2 final.

Ou seja, creio que se toda a gente recuperar a tempo, e se somarmos a experiência dos jogadores referidos à garra e vontade dos jogadores que este fim-de-semana estavam impedidos (incluindo Cristian e Paulo Santos, na 1ª linha) teremos equipa para atacar a Taça e o Campeonato.

Depois pode ser que apareçam reforços para posições muito específicas...

 
At 12:14 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Sobre o calendário de competições, verifiquei agora o seguinte: se o Belenenses passar à final da Taça de Portugal jogará no dia 1 de Dezembro (6ª feira) a final, e logo a seguir, no sábado ou domingo, o jogo da 1ª Jornada da DH, contra o CDUL, o EUL.

Dois jogos em 48 horas (na melhor das hipóteses) é um bocado puxado, parece-me...

 
At 1:07 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Obvio que isso será alterado!! A final deverá ser adiada parece-me. mas é uma observação pertinente.

Alguém sabe como será o calendário da Selecção caso perca com a Geórgia, quando seriam supostamente os jogos contra Marrocos e Uruguai?

 
At 1:46 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Já é ridiculo as meias finais serem no mesmo fim de semana do Portugal - Geórgia. Já só faltava agora a final ser numa 6a feira á noite...que desorganização total..

 
At 2:03 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Primeiro vem o Técnico.
Não se preocupem de mais com isso.
lol
Já agora quando é a meia final?

 
At 2:09 da tarde, Blogger Rui Silva said...

A meia-final deverá ser marcada para 26 de Novembro, domingo (dia 25 joga a selecção).

 
At 2:28 da tarde, Anonymous Anónimo said...

pedro marques o técnico acabou de "varrer" a Agronomia por 33-8 mas acho que o melhor é não se preocuparem...acho que o belenenses forte como anda não se deve preocupar com ningém...só uma pequena opinião!!

 
At 2:29 da tarde, Anonymous Anónimo said...

o toni carlana a titular na 1ª linha????????? isso anda mm mal para esses lados do restelo...

 
At 2:40 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Não faço a mínima ideia acerca da verdadeira identidade desse tal de «toni carlana»... Mas que a 1ª linha de portou muito bem, isso não tenham dúvidas.

 
At 3:01 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Rui um jogador junior nao pode alinhar na 1 linha de uma equipa senior... julgo eu... Mas posso estar errado!

 
At 3:21 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Mas nenhum jogador junior alinhou na 1ª linha. Aliás, nenhum dos 5 jogadores apontados como aptos para a 1ª linha eram juniores.

 
At 3:30 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Francisco Serra (Académica): um nome a reter!

Para quem lá esteve era o 15.

Jogos da respecagem:

Marrocos: Janeiro

Uruguai: Abril

 
At 3:31 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Sim eu sei disso, "Reimão esteve no banco mas não jogou (o jogo não estava para isso, e seria - como dizes - perigoso meter um junior a jogar contra uma 1ª linha da AAC muito batida e experiente, apostada aliás na intimidação)." estava apenas atento ao seu comentario... Sem stress

 
At 3:37 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Sem stress... LOL :o)

 
At 3:38 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Francisco serra? o q era da lousã? só pode ser, assim não acho anormal a possibilidade do RCL fechar as portas... o treinador da AAC depenou o RCL... Será q os irmãos Redondo tb vão para a AAC? gostava de ver!

 
At 3:41 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O Sérgio Franco levou jogadores da Lousã para a Académica? Ele foi la treinador ?!

 
At 3:42 da tarde, Anonymous Anónimo said...

foi plo menos nas duas ultimas épocas senão estou enganado....

 
At 3:55 da tarde, Anonymous Anónimo said...

OVAL SAID...

Carlos Janardo (Toni Carlana), como acho que era conhecido no Tecnio de onde o jogador é originario, de uma forma um pouco depreciativa, efectuou um exelente jogo. Dá gosto ver como chegou ao belém e a forma como evoluio e como ainda pode evoluir. Sempre demostrou ser humilde e vontade de aprender e assim conseguio evoluir.

Um abraço
continua.

 
At 4:01 da tarde, Blogger Rui Silva said...

O Carlos Janardo fez um belo jogo. Levou muita porrada mas nunca virou as costas à luta. Esteve em todos os rucks, foi firme na mêlée e honrou a camisola e a Cruz de Cristo belenense. Enquanto tivermos jogadores com aquela vontade e humildade, estamos no bom caminho.

 
At 4:19 da tarde, Anonymous Anónimo said...

o sergio franco levou o francisco serra, e o sergio franco. Sergio franco ja era jogador da academica ate aos juniores, depois foi para lousã com o pai e agora voltou... jULGO QUE SEJAm apenas os unicos 2 que tenham ido...

 
At 10:42 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Os jogos da repescagem segundo soube são em janeiro e fevereiro do próximo anos.

 
At 3:28 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Grande Barbosa,
é bom ver que nao te esqueceste dos Putos!
Estou na Roménia mas espero voltar a tempo de treinar para fazer um boa Epoca!!!

Um Abração Azul
Bruno Nifo

 
At 3:47 da tarde, Anonymous Anónimo said...

tenham todos mto mais calma com o janardo! superou-se mas nao foi nem pouco mais ou menos melhor que os outros!
tirando isso notou s k a equipe tem k afinkar nas tuxes e nas melés! uma mizeria! vendo-se tembem por ai a juventude! abraço a todos

 
At 4:13 da tarde, Blogger Rui Silva said...

LOL! O pessoal está calmíssimo com o Janardo, que não fez mais do que aquilo que lhe foi pedido, com esforço e dedicação. O que aqui não admitimos é gozo relativamente a jogadores do Belenenses... é que ele já não está onde esteve, e por isso agora «é dos nossos». E quem se mete com um dos nossos, mete-se com todos certo?

Siga a marinha, e cabeça na 1/2 final.

 
At 11:28 da tarde, Anonymous Anónimo said...

quanto aos juniores ha correoçoes a fazer!o fezas vital ja nao e junior!os juniores que jogaram foram o diogo miranda e nuno reimao (juniores de 2º ano e que este ano irao jogar pelos juniores) e o diogo jorge irmao do valter jorge nº8 do belem seniores e o duarte bravo (que este ano irao estar 100% nos seniores)!

 
At 10:22 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Volto a dizer:

1ªrepescagem: Marrocos em janeiro

2ªrepescagem (caso se ganhe a Marrocos): Uruguai em ABRIL

Vamos ter confiança que não vai necessária e que o São Malheiro faça 15 pontinhos...

 
At 12:20 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O são Malheiro? quem é? joga sozinho? o que tem de diferente dos outros?

 
At 11:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Basta termos um Malheiro de pontaria afinada e quem sabe evitaremos a repescagem.
O Rugby é sem dúvida um jogo colectivo mas sem wilkinson a Inglaterra nunca teria sido campeã do Mundo.
Conclusão, não se pretendeu evidenciar, destacar, realçar o Gonçalo Malheiro. Apenas desejámos que o médio de abertura português esteja com o pé quente. Para descansar todas as almas anti-malheiros, seja ele quem for.

 
At 11:06 da manhã, Blogger Rui Silva said...

Eu quero é 15 gajos a dar tudo, sejam eles os que entraram na Geórgia, sejam eles um XV completamente diferente (pouco provável, LOL).

 

Enviar um comentário

<< Home