Nova época
A nova época está cada vez mais próxima e importa prepará-la de uma forma estruturada.
O primeiro problema que se levanta é a alteração de escalões, que por incrível que pareça para todos os efeitos é uma incógnita... porquê? depois da reunião da passada 2ª feira ainda não foi confirmada nenhuma decisão pela parte da FPR. Por enquanto ainda só podemos contar com o «diz que disse», recomendo a leitura do artigo do Francisco Branco no MV, e parece que os escalões vão ficar assim:
Sub 14 - 12 e 13 anos
Sub 16- 14 e 15 anos
Sub 18- 16 e 17 anos
Sub 20 (que apenas durante a próxima época serão Sub 21)- 18, 19 e 20 anos
Seniores
Feminino
É um facto que o rugby português está crescer quantitativamente e qualitativamente mas este crescimento não está a ser acompanhado pelo aumento de infraestruturas e de treinadores qualificados.
A primeira questão que se levanta é sem dúvida os campos, onde treinar e onde competir?
«Estamos a rebentar pelas costuras»
O problema é sobejamente conhecido e não vale a pena martelá-lo muito mais, ou se calhar vale... onde é que vamos enfiar os mais de 170 jogadores que às 3ªs e 6ªs temos a treinar?
Como é que podemos manter a qualidade de uma sessão treino dividindo mais ainda a área de treino para cada escalão?
Esta diminuição do espaço disponível para cada escalão treinar parece que não influencia muito, mas é muito perceptível numa competição principalmente em termos de ocupação territorial e em termos da tomada da decisão.
«Uma equipa joga como treina»
Outro dos grandes problemas que vamos enfrentar será o número de treinadores.
Ter treinadores não é difícil, mas o complicado é ter treinadores qualificados.
Podemos sempre recorrer à solução de pedir a uns pais e antigos jogadores que se lancem na tarefa de treinadores, mas não lhes podemos pedir que saiam mais cedo dos empregos para preparem os treinos, que se actualizem em termos técnicos e tácticos, nem que planifiquem uma época de competições. Esta solução não é viável.
Precisamos de treinadores qualificados, enquadrados e com objectivos bem definidos.
Treinadores a 100%
Outros detalhes também são importantes nomeadamente um que não é um detalhe e que o Francisco Branco tão bem focou no Blog nortenho:
«Defendo que as escolas não devem financiar os seniores, sub 20 e sub 18. Devem sim, financiar-se a si próprias e INVESTIR em si próprias. O rugby sub 16 é um "produto" diferente do rugby supra 16! Logo tem de ser gerido de maneira diferente.»
Etiquetas: Formação
1 Comments:
Feminino? A sério?
Enviar um comentário
<< Home