:: Belenenses XV ::: Nova época

domingo, junho 10, 2007

Nova época

A nova época está cada vez mais próxima e importa prepará-la de uma forma estruturada.

O primeiro problema que se levanta é a alteração de escalões, que por incrível que pareça para todos os efeitos é uma incógnita... porquê? depois da reunião da passada 2ª feira ainda não foi confirmada nenhuma decisão pela parte da FPR. Por enquanto ainda só podemos contar com o «diz que disse», recomendo a leitura do artigo do Francisco Branco no MV, e parece que os escalões vão ficar assim:

Sub 8 - 6 e 7 anos
Sub 10- 8 e 9 anos
Sub 12- 10 e 11 anos
Sub 14 - 12 e 13 anos
Sub 16- 14 e 15 anos
Sub 18- 16 e 17 anos
Sub 20 (que apenas durante a próxima época serão Sub 21)- 18, 19 e 20 anos
Seniores
Feminino


É um facto que o rugby português está crescer quantitativamente e qualitativamente mas este crescimento não está a ser acompanhado pelo aumento de infraestruturas e de treinadores qualificados.


A primeira questão que se levanta é sem dúvida os campos, onde treinar e onde competir?

«Estamos a rebentar pelas costuras»

O problema é sobejamente conhecido e não vale a pena martelá-lo muito mais, ou se calhar vale... onde é que vamos enfiar os mais de 170 jogadores que às 3ªs e 6ªs temos a treinar?

Como é que podemos manter a qualidade de uma sessão treino dividindo mais ainda a área de treino para cada escalão?
Esta diminuição do espaço disponível para cada escalão treinar parece que não influencia muito, mas é muito perceptível numa competição principalmente em termos de ocupação territorial e em termos da tomada da decisão.

«Uma equipa joga como treina»


Outro dos grandes problemas que vamos enfrentar será o número de treinadores.

Ter treinadores não é difícil, mas o complicado é ter treinadores qualificados.

Podemos sempre recorrer à solução de pedir a uns pais e antigos jogadores que se lancem na tarefa de treinadores, mas não lhes podemos pedir que saiam mais cedo dos empregos para preparem os treinos, que se actualizem em termos técnicos e tácticos, nem que planifiquem uma época de competições. Esta solução não é viável.

Precisamos de treinadores qualificados, enquadrados e com objectivos bem definidos.

Treinadores a 100%

Outros detalhes também são importantes nomeadamente um que não é um detalhe e que o Francisco Branco tão bem focou no Blog nortenho:

«Defendo que as escolas não devem financiar os seniores, sub 20 e sub 18. Devem sim, financiar-se a si próprias e INVESTIR em si próprias. O rugby sub 16 é um "produto" diferente do rugby supra 16! Logo tem de ser gerido de maneira diferente.»

Etiquetas:

1 Comments:

At 9:31 da tarde, Blogger nobre said...

Feminino? A sério?

 

Enviar um comentário

<< Home