:: Belenenses XV ::: Rugby no Mundo

sexta-feira, julho 28, 2006

Rugby no Mundo

No inicio do Séc. XIX verifica-se que os jogos com bola surgem nos colégios britânicos, com grande adesão dos jovens mas sem regras nem formas de jogar uniformizadas.

Num desses colégios, em Rugby (perto de Birmingham), jogava-se um jogo colectivo com bola, sem regras escritas, tratando-se fundamentalmente de um jogo com grande carga física jogado com os pés, daí o nome Football Rugby. No entanto, em 1823 o jovem estudante William Webb Ellis infringindo as leis em vigor “agarrou a bola com as mãos e correu com ela originando assim a característica que distingue o jogo de rugby”.

Só em 1845 é que se começam a uniformizar as regras do desporto, originando a progressiva expansão a Oxford, Cambridge e todo o sul de Inglaterra. Estas novas regras são contestadas influenciando em 1863 à cisão entre Football Rugby e Football Association of England. Esta separação contribui decisivamente para o desenvolvimento das regras do rugby e para a fundação da Rugby Fooftball Union em 1871.

Surgem no final do Séc.XIX as federações nacionais das Ilhas Britânicas, Austrália, Nova-Zelândia e África do Sul.

O final do Séc.XIX assiste à primeira grande crise centrada no profissionalismo dos praticantes nesta modalidade, tendo-se verificado em 1893 a formação da Northern Union e reduzindo-se grandemente a implantação do rugby amador no norte de Inglaterra. Esta rotura daria origem ao aparecimento do Rugby Legue, rugby profissional de XII ainda existente.

Em 1880 foi formada a International Rugby Football Board, pelos países das Ilhas Britânicas e suas Colónias. Esta Federação tem dirigido o rugby internacional desde então, mas durante quase 100 anos não permitiu a participação nas suas reuniões a outros países, além dos 7 mencionados. Só a partir de 1978 se abrem as portas a França e outros países.

Em 1934 é formada em França a FIRA – Federação Internacional de Rugby Amador – na fundação participa Portugal. Esta nova federação viria a contribuir decisivamente para a criação de condições para a competição internacional entre os países de segunda linha do rugby.

As leis de Jogo têm sido alvo de sucessivos ajustes nos últimos anos, garantindo assim mais espectáculo e mais segurança aos jogadores. As regras actuais podem ser consultadas em português aqui.