Jogo de orgulho agita Tri Nations
Com todos os troféus em disputa neste ano de 2006 ganhos pelos All-Blacks (Tri Nations, Bledisloe e Liberty Cup's), os Wallabies preparam-se para visitar os Springboks no próximo fim-de-semana. A partida não terá qualquer influência no desfecho do torneio: os All-Blacks serão vencedores, os australianos ficarão em segundo lugar e aos Springboks restará a terceira e última posição da prova...
Ainda assim, o duelo entre as duas equipas não será encarado de ânimo leve. Aussies e sul-africanos partem para esta última jornada de orgulho ferido, trocando «galhardetes» via comunicação social e com os respectivos países a exigirem vitórias de consulação. Será, muito provavelmente, o jogo mais disputado deste Tri-Nations.
A história favorece os Boks, que não perdem em casa com a selecção da Oceânia há cerca de 40 anos. Mas também é certo que a equipa africana foi este ano cilindrada pelos aussies por 49-0, a maior derrota sofrida na história do Rugby sul-africano.
Os Boks jogarão com os seus trunfos: o jogo será disputado em altitude, contra uma equipa que percorrem meio-mundo e que sofre ainda os efeitos do «jetlag», e depois de terem batido os All-Blacks no fim-de-semana passado. Apostam na força do seu pack, que acreditam ser superior ao australiano, e efectuarão a partida em casa, diante do seu público.
Por outro lado, os Wallabies alinham a milhares de quilómetros de Sidney, com pressão q.b. às costas, mas sem o seu público a pressionar a equipa para vencer a todo o custo. Gregan somará nova internacionalização e sobretudo deverá querer mostrar que está em perfeitas condições de continuar a alinhar com o jersey amarelo, de capitanear o XV e de atacar o Mundial de 2007, onde a Austrália poderá somar a 3ª vitória na competição (recorde-se que os australianos são o único XV com duas vitórias no mundial).
O jogo não decide nada, já o referi. Mas será um embate muito disputado entre duas equipas (quase) obrigadas a vencer. Não pela classificação nem para as estatísticas... Mas pelo orgulho envolvido num jogo deste tipo. Eu não vou perder a transmissão televisiva!
2 Comments:
".... 49-0, a maior derrota sofrida na história do Rugby sul-africano." Isto nao e correcto, foi sem duvida a maior vitoria da Australia sobre a Africa do Sul, e a maior diferenca de pontos nas Tri-Nations mas nao a maior derrota de sempre da Africa do Sul,de certeza que muitos se lembram (nao foi assim ha tanto tempo (nao foi assim ha tanto tempo) dos 53-3 ha 4 anos em Twickenham....
Obrigado pela correcção.
Enviar um comentário
<< Home