Vários
#8
Dia «R» no Restelo
Depois do dia D que foi 6ª feira, quando ficou (aparentemente) clarificado o já tão famoso como «fedorento» Caso/Palhaçada Mateus, o Estádio do Restelo vive hoje o seu dia «R», com o regresso aos treinos das equipas de Rugby dos escalões de seniores e juniores. O Blog BELENENSES XV acompanhará o treino da equipa principal e promete reportar aos seus leitores as incidências do mesmo, nos próximos dias.
#9
Mais de 100.000 na Premiership
A quantidade é impressionante. Aos jogos da 1ª jornada da Guiness Premiership inglesa assistiram - segundo o site noticioso SCRUM.com - 104.415 espectadores. E importa esclarecer que os derby's londrinos envolvendo London Irish, Harlequins, Wasps e Saracens foram disputados no sábado em Twickenham e de forma consecutiva, pelo que as 51.960 pessoas presentes apenas foram contabilizadas uma vez.
É de facto notável a popularidade do Rugby no país onde nasceu.
1ª Jornada 2004/2005: 82.358 pessoas
1ª Jornada 2005/2006: 83.849 pessoas
1ª Jornada 2006/2007: 104.415 pessoas
#10
Problemas «down under»
As competições nacionais australianas estão a ser amplamente discutidas pelos vários parceiros envolvidos. Os problemas são, de certa forma, comuns aos que vivemos em Portugal, descontadas as devidas distâncias.
Representantes dos jogadores, clubes e da ARU debateram a falta de público nas bancadas e as causas para essa realidade. A constante presença dos internacionais Wallabies em compromissos de selecção e do Super14 não lhes permite actuar pelos clubes nacionais, e a generalidade dos australianos começa a virar costas às provas de âmbito estritamente nacional, disputadas sobretudo por jogadores de segundo plano.
Greg Growden, numa coluna publicada no site «Rugby Heaven», aponta o dedo aos responsáveis pela situação: «That's not club rugby's fault. That's the fault of the administrators who have allowed this to happen, even at times seeming to take delight in permitting club football, the foundation of the game which has developed and nurtured Wallabies from day one, to wither on the vine».
As mesmas palavras poder-se-iam aplicar a Portugal.
Leiam o artigo completo aqui. Vale a pena.
2 Comments:
E bom tambem nao esquecer que, e embora aqui na Europa a percepcao seja outra, na realidade o Rugby Union na Australia nao e um dos desportos mais populares, aparecendo segundo uns em quarto lugar, segundo outros em quinto. Isso faz o Rugby (union) competir em desvantagem com outros desportos nao so por praticantes como por espectadores (e raro haver jogos de Rugby que nao coincidam nas horas com outros grandes eventos desportivos mais populares na Australia).
MM
Sim, é um facto. Verdadeiras nações-rugby (em que a modalidade seja mesmo a n.º1) talvez apenas existam 3 ou 4... Nova Zelândia, País de Gales, Fiji, Samoa... mais alguma?
Na Austrália há a League, há o Cricket, à o Australian Rules, o próprio futebol...
Enviar um comentário
<< Home