:: Belenenses XV ::: Diogo Mateus: primeiros passos na Irlanda

segunda-feira, outubro 16, 2006

Diogo Mateus: primeiros passos na Irlanda

O Diogo está na Irlanda, e por isso longe de Portugal e da nossa realidade quotidiana. Todavia, aqui aplica-se um princípio oposto ao ditado popular «longe da vista, longe do coração». Pelo contrário, seguiremos com interesse e o mais detalhadamente possível o seu curso na equipa do Munster, no que diz respeito à Heineken Cup e Celtic League.

Para já, e como já haviamos informado, o Diogo foi convocado para o jogo da Celtic League (ou Magners League) contra a equipa escocesa do Edinburgh Rugby, em Thomond Park (em Limerick). Os irlandeses sairam derrotados por 10-21, e o nosso ex-capitão não foi utilizado, tendo assistido à partida do banco de suplentes.

No referido encontro, a equipa de Limerick alinhou com Barry Murphy e Trevor Halstead como centros.

É bom que se diga que o mau resultado da selecção nacional frente à Itália deixou dúvidas junto dos adeptos irlandeses acerca do valor do centro luso, o que me parece totalmente injusto. O Diogo ainda não alinhou numa partida oficial mas muitos adeptos da equipa provincial já começaram a tirar as conclusões mais precipitadas acerca da sua forma física, capacidade técnica, etc. Pensei que o preconceito fosse uma característica bem nossa, mas parece que lá fora padecem do mesmo mal...

Entretanto, outros adeptos menos dados a este tipo de discussão já lamentam a ausência do Diogo Mateus do jogo da 1ª jornada da Heineken Cup, frente aos franceses do Burgoin. A partida coincide com o jogo entre Portugal e a Rússia, de apuramento para o Mundial de 2007.

De Portugal para Limerick, os nossos votos de muita sorte para o nosso (belenense) ex-capitão. E o desejo que tenha a possibilidade (a oportunidade) de mostrar dentro de campo que há bom Rugby em Portugal, e que aqueles 83-0 em L'Aquila não podem ser encarados como um elemento quase absoluto de avaliação da capacidade dos jogadores portugueses... É que os irlandeses também já levaram alguns «cabazes»... e nem por isso deixaram de ser uma nação entre as maiores do Rugby!