:: Belenenses XV ::: «Bancada Central» dedicada ao Belenenses

quinta-feira, novembro 09, 2006

«Bancada Central» dedicada ao Belenenses

O programa «Bancada Central», diariamente transmitido pela estádio de rádio TSF (entre as 20:00h e as 22:00h), será esta 5ª feira dedicado ao Clube de Futebol «Os Belenenses». A emissão, que será realizada a partir da magnífica sala de troféus do clube do Restelo, terá como anfitrião o presidente belenense, Eng.º Cabral Ferreira, o qual se fará acompanhar por ilustres associados, atletas e ex-atletas do clube, não apenas do futebol mas também de outras modalidades.

Em representação do Rugby azul estará presente o bem conhecido António da Cunha, mais conhecido no meio por «Balula».



Para os leitores menos conhecedores da realidade do Rugby e dos seus protagonistas, eis alguns dados sobre António da Cunha:

António da Cunha, advogado de profissão, nasceu a 25 de Setembro de 1968, em Lisboa, e é o jogador mais internacional da história do Rugby do Belenenses.

Tendo alinhado durante cerca de 30 anos com a camisola do Belenenses (em todos os escalões), «Balula» (alcunha no Rugby) coleccionou títulos ao longo da sua carreira, tanto ao nível nacional como internacional:

Capitão da selecção nacional de XV e «Sevens»
Campeão Europeu de Sevens (2002)
Campeão Europeu de Sevens (2003)
Vencedor da Taça de Portugal (2000/2001)
Vencedor da Super Taça (2001/2002)
Campeão Nacional (2002/2003)
Vencedor da Super Taça (2003/2004)

Participou no primeiro Mundial de Sevens disputado em Hong Kong, e granjeou prestígio ao nível internacional, sendo um dos únicos 4 jogadores portugueses a alinhar pelo Barbarians FC, um clube internacional de Rugby no qual apenas se joga por convite, e no qual alinham regularmente os melhores jogadores do mundo, ou aqueles cuja contribuição para o jogo (dentro e fora de campo) mais contribuiu para o seu crescimento. Jogar pelo Barbarians FC é, para muitos jogadores, a maior honra que se pode ter durante uma carreira ao nível do Rugby.

Ainda a nível internacional, António Cunha também foi convidado a alinhar na famosa equipa do Penguin International Rugby Football Club, clube fundado em Inglaterra em 1959 por dois jogadores do Sidcup RFC (Tony Mason e Alan Wright). Balula integrou a digressão dos Penguins ao México e à Malásia, em 2004.

Depois do final da sua carreira como jogador internacional, já integrou comitivas portuguesas ao estrangeiro, na qualidade de «manager», indicado pela FPR.

Ao nível do clube, alinhou até ao final da temporada 2005/2006 (na 3ª linha do pack avançado azul), mas uma lesão contraída no último jogo da fase regular do campeonato (vitória sobre o Direito, no Restelo), impediu Balula de estar presente nos dois jogos da fase final (meia final, com o Benfica, e final, contra o Direito).

No plano nacional, trata-se de uma referência para várias gerações de jogadores de Rugby (do Belenenses e não só). O Canal Panda (da TV Cabo, destinado a crianças) realizou uma reportagem sobre o dia a dia deste jogador, o que atesta bem acerca do seu prestígio e da forma como o seu percurso desportivo é encarado como um exemplo de dedicação à modalidade e aos valores do fairplay.

2 Comments:

At 2:01 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Gonçalo Malheiro e Xixa foram outros 2 jogadores a alinhar pelos Barbarians, e o luis pissara da agronomia!!
força selecçao!

 
At 2:11 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Exactamente.

 

Enviar um comentário

<< Home