:: Belenenses XV ::: Quem é Polly Miller?

segunda-feira, novembro 27, 2006

Quem é Polly Miller?

Concentrados no acessório do dia-a-dia, nos pequenos fait-divers dos resultados e das pequenas intrigas de que tanto gosta o português do século XXI, esquecemos por vezes o sumo das coisas. Esquecemos que a vida é muito mais do que aquilo que nos aparece à frente, neste cantinho de terra que nos foi destinado, e do qual tanto nos orgulhamos.

Serve este introito para explicar o porquê deste texto: a IRB elegeu Polly Miller para a categoria «espírito do Rugby». Muitos leitores interrogar-se-ão acerca do porquê desta nomeação... desde logo porque não sabem que é esta senhora que mereceu distinção por parte da IRB.

Polly Miller é uma sobrevivente dos atentados de Bali, na Indonésia, ocorridos há «um bom par de anos», a 12 de Outubro de 2002. Miller estava no local onde morreram 202 pessoas, e fez parte do grupo de outras 209, feridas. Sofreu queimaduras em 40% do corpo e perdeu o seu marido nesta tragédia, bem como amigos dos grupo de jogadores de Rugby em que se encontrava integrada.

Depois de muito tempo no hospital, Polly regressou ao mundo das correrias e pouca solidariedade em que nos encontramos, e sentiu que tinha alguma coisa a dar à Humanidade. Resolveu usar o Rugby como veículo para a angariação de fundos, dirigidos ao tratamento de doentes queimados. Chamou a este fundo «Dan's Fund for Burns», em memória do marido.

Os eventos têm-se sucedido desde 2003, com o auxílio de clubes, federações e jogadores de nome mundial, como Matt Dawson e Joe Roff.

A distinção é inteiramente merecida, e apenas tenho pena que em Portugal o Rugby não esteja mais associado a eventos desta natureza. Existe necessidade, existem meios (clubes, jogadores, treinadores, gente para dar a cara!)... só falta iniciativa!

Que tal a FPR convidar Polly Miller para assistir a um jogo do TEN 2007, doando as eventuais receitas ao fundo criado para os doentes por queimaduras? Podem contar comigo para ajudar, divulgar, mobilizar gente.

Estará a comunidade do Rugby mobilizada para as grandes causas deste mundo?

2 Comments:

At 5:48 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Aproveito este texto, que é sério, para apelar ao contributo de todos os habituais leitores quando a matéria é importante, como é o caso.

Começa a ser muito desmotivador ter apenas comentários sobre o jogo de ontem ou sobre o jogo de amanhã, sobre as cores das meias do árbitro e sobre o poste que estava torto.

É importante discutir o dia a dia do Rugby, mas mais importante que isso é discutir o futuro do Rugby, do ponto de vista estratégico, no nosso país!

Eu creio que um evento de apoio a este fundo poderia ter vantagens mútuas:

a) angariação de fundos para a instituição da Polly (jogo, jantar de gala para os «tios e tias» que tanto gostam de aparecer nestes eventos, etc...);

b) visibilidade, prestígio e crédito para o Rugby português.

Reafirmo: para uma coisa destas estou 100% disponível para ajudar.

 
At 5:51 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Quem quiser saber mais sobre o projecto:

www.dansfundforburns.org/

 

Enviar um comentário

<< Home