:: Belenenses XV ::: Soltas

domingo, novembro 26, 2006

Soltas

#1
Belenenses perdeu

Hoje não farei crónica do jogo. Vivi-o demasiadamente de perto para sobre ele ter uma opinião minimamente isenta (se é que alguma vez se pode ter uma opinião isenta quando o assunto é o nosso clube…). Direi apenas que a derrota de hoje me deixou profundamente desgostoso com muita coisa, incluindo comigo mesmo.

Dois pontos foram suficientes para colocar em causa objectivos importantes de toda uma temporada. Ao quarto jogo oficial – sim, o Belenenses ainda só disputou quatro jogos oficiais!... – ficámos de fora da Taça, por demérito próprio e mérito do adversário (que soube impor dentro de campos os seus trunfos – de jogo e sobretudo «antijogo» – e fora de campo tudo fez para «levar a água ao seu moinho).

Parabéns ao Técnico e sobretudo ao seu n.º15, Joe Gardner, que é de facto um excelente jogador.

Para os rapazes do Belém direi que tenho muito orgulho em pertencer ao seu grupo de trabalho. Lutaram pela vitória, mesmo quando lhes roubaram a possibilidade de jogar de Cruz ao peito (gesto que o Belenenses saberá, com toda a certeza, retribuir na hora certa). Fizeram tudo, mesmo quando já jogavam mais com o coração do que com a cabeça. Merecem descanso e confiança relativamente à temporada que se aproxima (será que vai haver campeonato?).

#2
Um inesperado elogio

O Eng.º Pedro Sousa Ribeiro, ex-Presidente da FPR e membro dos órgãos sociais do nosso adversário desta tarde, falou connosco no fim do jogo e teceu rasgados elogios ao BELENENSES XV. É para nós uma honra que este trabalho seja reconhecido por tão insigne representante do Rugby Nacional.

Num momento em que chegámos a ponderar acabar – ou pelo menos suspender – o Blog, este elogio vem dar-nos força para continuar, pelo menos mais uns tempos.

15 Comments:

At 10:29 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Foi um jogo muito disputado, mas acho que ganhou a melhor equipa durante os 80 mins. Boa sorte para os beleneneses para o resto da temporada

 
At 10:38 da tarde, Blogger Isabel Ozorio said...

Rui,

Quanto ficou mesmo o jogo?

( agora é torcer pelo CDUP!!)

 
At 10:46 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Isabel não faço a mínima ideia. Sei que ficou por 2 a 5 pontos de diferença.

Fui delegado ao jogo pelo Belenenses e acabei o jogo muito enervado com o que se passou. Triste comigo, por não yter sabido manter a calma, quando se impunha calma.

Relativamente à opinião do Barbas, creio que é respeitável mas passível de contestação. O Belenenses teve uns bons 70/75% de posse de bola, jogou quase sempre no meio campo adversário.

O Técnico aproveitou erros e... chutou de meio campo. O Joe Gardner é um excelente chutador e isso fez a diferença.

Tivemos o azar de falhar uns 8 ou 10 pontos em pontapés aos postes. A história do jogo poderia ter sido outra!

Depois... bem depois registe-se que os segundos 40 minutos terão tido, NO MÁXIMO, 15 minutos de jogo útil.

As «lesões» no Técnico multiplicavam-se. Cada penalidade, touche ou mêlée demorava uma eternidade a ser marcada...

Enfim, o jogo que interessa a uma equipa que está na frente mas que sente não estar por cima, no jogo.

 
At 10:51 da tarde, Anonymous Anónimo said...

25-20

 
At 11:51 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Já agora, e sobre a história das camisolas, creio que os regulamentos são COMPLETAMENTE OMISSOS relativamente à questão dos equipamentos alternativos. Quem tem de os usar? A equipa da casa ou o visitante?

Creio que os Regulamentos da FPR não referem nada nesta matéria.

A confirmar-se, a constrangedora situação da equipa do Belenenses a trocar camisolas em cima do apito inicial, é ainda mais grave...

 
At 12:21 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Para vosso conhecimento existe regulamentos para o assunto de equipamentos, e todos os clubes tem que ter equipamentos alternativos, e este problema existe a muito tempo no Belenenses. Mais se isto tivesse sido falado entre os clubes anteriormente o Beleneses não teria jogado com as camisolas da seleção.
Em relação ao jogo, foi o Belenenses e com culpa propria que perdeu, mas o que é lamentavel é que o staff e Dirigentes tenham actitudes como as de hoje.
O Sr Arsenio Tomaz não teve culpa no jogo, e o Tecnico fez o que ontem a Georgia tambem fez.
É pena que o Belenenses tenha perdido o jogo, pois é uma das melhores equipas do campeonato e tem um leque de jogadores muito bom, por isso a que trabalhar nos erros e ir em frente.
Um abraço.

 
At 1:18 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Boa Noite,

Caro Rui Vasco, estive presente no jogo e não sendo adepto quer do Belenenses quer do Técnico, talvez faça um juízo mais adequado daquilo que se passou em campo ao longo dos 80 minutos.
Face à situação das camisolas creio que não foi por isso que o Belenenses perdeu.
Analisando o jogo em si, este caracterizou-se por três factores: a qualidade do chutador do técnico, o jovem jogador Joe Gardner que é um especialista no jogo ao pé e na conversão de pontapés aos postes, qualquer falta num raio de 50/60 metros aos postes julgo que ele é capaz de converter . Outro factor deveu-se a algumas más decisões da equipe do Belenenses, por diversas vezes insistiu num jogo fechado nos seus avançados com recurso também muitas vezes ao uso do chuto, no entanto estes chutos eram despropositados. Por último, o factor de garra, a equipe visitante foi claramente mais aguerrida e colocou em cada lance muita determinação.
O Belenenses poderia ter aberto mais o jogo, o David Mateus sempre que tocava na bola criava perigo. O Técnico nos minutos finais jogou com o tempo e aproveitou para "fechar" o jogo e parar o ritmo.

Gostei de ver o jogo da 3ªlinha do Técnico, do abertura e do arrier, quanto aos jogadores do Belenenses, David Mateus e Walter foram os jogadores com melhor desempenho.

Julgo que a vitória foi justa, e digo isto sem qualquer tipo de parcialidade.

Parece-me que o Belenenses está com um défice nos 3/4´s, poucas opções ou muitas lesões?!

Nota de destaque para uma atitude de Sebastião Cunha ao pisar o ponta do técnico de forma desnecessária e ainda a "provocar" o público. Outra nota para um "anti-jogo" do Técnico, penso que se deve evitar.

Rui Vasco, terá o Belenenses soluções nos 3/4´s no jogo contra o Cdul para colmatar as ausências de Mirra, Moreira, Bravo e David Mateus que irão para o Dubai?

Quanto ao Técnico, que recebe o Direito saberá encontrar uma boa solução para médio abertura com a ausência de um belo jogador como o Bernardo D´eça ?

Para a semana começa o campeonato, assim desejo boa sorte a todas as equipes e que se pratique bom rugby

Cumprimentos para todos

 
At 10:33 da manhã, Blogger Rui Silva said...

Pedro,

O jogo com o CDUL não se realizará no próximo fim-de-semana. O Belenenses tem 5 jogadores fora (para além dos que referiu acrescente o Valter, que foi convocado, desconvocado e novamente convocado, devido à lesão do Severino) e o próprio CDUL também.

Creio que temos duas hipóteses: avançar com a Divisão de Honra com as equipas de topo a meio gás (Belenenses, Direito e Agronomia), ou adiar os jogos, por forma a ter um bocadinho de verdade desportiva.

Sobre os 3/4's: sinceramente não creio que o problema tenha sido esse sector. Relativamente ao ano passado sairam:

- Emiliano Castagnet (ponta)
- Pedro Silveira (formação/ponta)
- Nuno Garvão (ponta)
- Diogo Mateus (centro)

Destes creio que o Diogo é a maior baixa. Aliás, tenho a certeza.

Ainda assim, ontem marcámos mais ensaios do que o nossos adversário, que venceu o jogo à conta de muita luta (é certo) mas sobretudo através de pontapés de meio campo...

Relativamente aos restantes comentários: sugiro moderação e eu próprio vou tentar moderar-me a mim mesmo, por forma a mantermos um certo nível aqui no Blog.

Caso contrário, acabamos com ele, sem pena nem hesitações.

 
At 12:18 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Caros amigos

EM MOMENTO ALGUM aqui retirei mérito ao Técnico. EM MOMENTO ALGUM atribui culpas ao árbitro no resultado.

REPITO: o Arsénio Tomás é um bom árbitro, e acho que deve ser valorizado. No final do jogo disse-lhe, pessoalmente, que o admirava pois é complicado apitar um jogo daqueles sozinho. E digo sozinho pois o próprio Arsénio reconheceu que no Sérgio Ferreira (que fez de liner) não confiava para tomar decisões (por ser da casa) e o outro fiscal de linha é uma verdadeira nulidade, que está ali só para as touche e, neste caso, para meter a pata na poça, anulando um ensaio LIMPO ao Belenenses. Isso será matéria de protesto formal, pelo que não entrarei nesse campo.

REPITO: o Técnico teve mérito, lutou, fez uso das suas armas (incluindo do antijogo) e teve no Joe um elemento fundamental (15 pontos).

Não quero aqui arranjar uma guerra com o Técnico.

Agora, que houve coisas que me deixam muito apreensiso relativamente ao estado da modalidade em Portugal... houve!

Lamento que eu próprio tenha perdido, pela primeira vez na minha vida daquela forma, a calma. Até porque não valia a pena...

 
At 1:08 da tarde, Blogger Zbuuf said...

Se o Belenenses estivesse a ganhar e na segunda parte tivesse abrandado o jogo como lhe convinha, a isso chamar-se-ia experiencia. No caso do Técnico esta a ser chamado de antijogo.

Em relação à arbitragem n se entende como, n havendo mais jogos no fim de semana, não se arranja um trio oficial.

Cumprimentos

 
At 1:11 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Caros Bloguers,
O rugby é cíclico!
Eu já jogo á alguns anos no Técnico e já ganhámos, com larga margem, ao Belém sucessivamente…
Também estivemos arredados do Top do rugby nacional e perdemos, por exemplo, na época transacta, demasiadas vezes nos últimos minutos, com essas equipas de topo.
Desta vez foi a nossa vez de ganhar!
Temos passado nos últimos tempos por uma fase de reestruturação e temos desenvolvido, na minha opinião, um trabalho consistente e sério, que nos está a trazer algumas vitórias!
Espero que o técnico não defraude as expectativas e continue a ser uma equipa competitiva e muito combativa.
Por outro lado, e pq estive dentro de campo, penso q a vitória se deveu essencialmente aos resumo dos últimos minutos de jogo quando o Belenenses atacou de todo o lado e de toda a forma e o Técnico teve a capacidade de placar, resistir fisicamente e tacticamente não permitindo que o resultado se alterasse.
Um Abraço tecnicista e continuação de um trabalho bom de propagação do rugby nacional.

 
At 2:22 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Caro Álvaro

Parabéns pela vitória. Por mim, dou por encerrada a polémica, que aliás nada tem que ver convosco, jogadores do Técnico.

Boa sorte na final e que vença o melhor.

Rui Vasco

 
At 3:37 da tarde, Blogger Isabel Ozorio said...

QUE VENÇA O CDUP!!!

 
At 3:40 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Isabel, sem ofensa: aqui, no BELENENSES XV, quando o Belém não está em campo queremos é que vença o melhor.

CDUP ou Técnico?
Que vença o melhor. Para mim a Taça deixou de ter interesse e já só penso na DH.

 
At 4:42 da tarde, Blogger Isabel Ozorio said...

Percebo a sua posição, mas o meu comentário não foi dirigido a si especificamente.
Até porque nos falta jogar contra o CDUL e parece me que esse jogo ainda demorará...
Quanto ao desinteresse em relação à Taça, caro Rui e Afonso, têm(por favor) de nos manter informados pois o vosso blog como todos já sabemos é a fonte de informação do rugby português.

Mais uma vez parabéns e força para este trabalho e hobbie que já faz parte do nosso dia a dia. (pelo menos no meu)

 

Enviar um comentário

<< Home