:: Belenenses XV ::: Sobre os campos... outra vez!

quinta-feira, novembro 23, 2006

Sobre os campos... outra vez!

«O Belenenses foi obrigado a abandonar as Salésias quando Duarte Pacheco, o ministro das obras públicas de Salazar, decidiu que por ali iria passar uma estrada. Foi o fim do mítico recinto desportivo, considerado até á data o melhor campo da Península Ibérica" , recorda Humberto Azevedo.

"Cinquenta anos passaram. O que resta é um degradado espaço, transformado num baldio, uma lixeira", acrescentou Sequeira Nunes, antigo presidente do Belenenses, que ainda acredita que naquele espaço "se possa construir uma infrastrutura desportiva em benefício da população local e em memória das Salésias".»

in Diário de Notícias (23.09.2006)


Legenda: XIVº Portugal-Espanha (futebol), Salésias, Estádio José Manuel Soares, 30 de Janeiro de 1938. Foto publicada no Blog «Belenenses Sempre». Arquivo de Vitor Gomes (a quem desde já agradecemos o precioso registo, bem elocidativo da grandiosidade do Estádio, no final da década de 30).

O temporal previsto para o próximo domingo veio, uma vez mais, colocar a descoberto um dos problemas mais prementes do Rugby nacional e belenense: a falta de campos!

Quem consultar a página web da FPR verificará que, de entre todos os jogos previstos para o próximo fim-de-semana, apenas os respeitantes aos escalões de formação do Belenenses estão por marcar (hora e data). Atenção: estamos a falar de um dos clubes de vanguarda no domínio da formação, e de equipas ganhadoras e fornecedoras de jogadores para as selecções nacionais:

- Juniores: campeões nacionais 2005/2006;

- Juniores: vencedores da Supertaça 2005/2006 e 2006/2007; vice-campeões nacionais e vencedores da Taça de Portugal 2005/2006.

O Belenenses continua a padecer de um mal antigo e «asfixiante» do seu Rugby: a falta de espaços de treino e competição no Complexo do Restelo, e a partilha dos espaços existentes com uma modalidade profissional e semi-profissional (no caso de alguns escalões de formação) como é o futebol.



Temo bem que, a prazo, e até mediante possíveis alterações no elenco directivo do clube, o Rugby possa vir a sofrer bastante! Existem grupos sedentos de vigança face àqueles que, sem culpa nenhuma, são permanentemente acusados de responsabilidades no falhanço do futebol do clube. E o rugby azul tem de se acautelar, encontrando tão rapidamente quanto possível, autonomia no que diz respeito a espaços!

Recordo ou informo (para quem não sabe), que os nossos rapazes mais novos já chegaram a treinar em relvados públicos da zona de Belém, com todos os riscos para a sua saúde que isso implica... Isto para não falar da completa falta de condições dos mesmos para a prática desportiva (uma vez que não estão para isso vocacionados!).

Imagino que, ao ler estas linhas, muitos leitores encolham os ombros e digam que se o Rugby no Belém sobreviveu até aqui, sobreviverá também no futuro. Eu respondo: não é bem assim! O Rugby tem-se defendido com os bons resultados e contas certinhas. Mas no futuro de curto/médio prazo estes – inequívocos – argumentos podem não chegar!

Mais: mesmo que a situação não se altere, o Rugby azul está a «rebentar pelas costuras», com os seniores a treinarem no Estádio Nacional e sem relvados no Restelo, e com os miúdos da formação a dividirem o relvado 2 em pequeníssimas parcelas, o que limita gravemente o treino e a qualidade do mesmo!

Aquela que tem sido e é uma das melhores (e quem sabe a melhor!) escola de jogadores de Rugby de Lisboa e de Portugal corre o risco sério de não evoluir, por falta de meios para dar os passos seguintes... Quero dizer: a situação actual do Belenenses não permite ao clube dar o salto qualitativo que ambiciona!

Volto a lembrar os mais esquecidos (e aqueles que fazem por se esquecer, como os responsáveis camarários), que as Salésias continuam ao abandono. E mais: recordo que ali se disputaram importantes encontros nacionais e internacionais das mais diversas modalidades, com destaque para o futebol mas com o rugby incluído, como me lembrou e bem o jornalista Serafim Marques «Cordeiro do Vale», em recente entrevista que ainda estou a trabalhar, para posterior publicação neste espaço!


Legenda: A primeira equipa de Rugby do Belenenses, no Estádio das Salésias (1928).

Requalifique-se o campo das Salésias! Fazê-lo é concretizar, de facto, uma política de desporto para a cidade e para o país. Aproveite-se esse novo/velho campo para estabelecer protocolos com escolas e com a FPR, no sentido de passar a ser aquele espaço um Estádio ao serviço das selecções nacionais, nos momentos competitivos mais importantes (Torneio das Nações da FIRA, provas da IRB, provas dos escalões de formação).


Legenda: As Salésias... actualmente.

Mas por favor: dê-se atenção ao Belenenses e ao drama que vive no que diz respeito a espaços! Concretizem-se, na prática, as intenções inscritas no plano estratégico! Faça-se justiça a um clube que tudo tem feito pelo desporto nacional, e que em troca – ao longo de quase 9 décadas de história – tão mal tratado tem sido.

3 Comments:

At 4:10 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Rui e que tal reunir os excelentes textos aqui publicados e enviar por mail para as entidades (in)competentes como FPR e CML? É bom falar sobre este assunto aqui no blog mas nao será certamente aqui que se vão concretizar as soluçoes pretendidas. E que tal mobilizar a sério quanto a este assunto? Trabalhar uma exposiçao bem documentada junto da direcçao da secçao e AGIR. Como diz, tamos a "rebentar pelas costuras"!

 
At 4:47 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Caro dh,

Na verdade tem toda a razão. Escrever aqui pouco adianta! Alivia a alma, e faz-me sentir que, pelo menos, não estou em silêncio relativamente a um tema que considero absolutamente URGENTE!

Não sou o único a escrever sobre o assunto, e sei que a Direcção do Belenenses (não a do Rugby, mas a do Clube) tem desenvolvido esforços para desbloquear a situação das Salésias.

A CML aparece de vez em quando, dizendo bonitas palavras e sorrindo para a foto. Normalmente acontece em Setembro, quando o Belém faz anos. Depois... puff! Desaparecem!

Por isso é que eu acho que o tal «lobby» do Rugby tem de ser mexer, em benefício não apenas do Rugby do Belenenses mas também do Rugby nacional. É que se algum dia acontece alguma coisa ao Rugby azul quem fica a perder é... o Belenenses, claro! Mas também a modalidade.

Em todo o caso vou pensar no assunto, e tentar sensibilizar as pessoas do clube e da secção para a necessidade de tomar a iniciativa.

Um abraço
RV

 
At 10:27 da tarde, Anonymous Anónimo said...

rui vasco

esta um erro tens duas vezes juniores onde numa pensa que deveria estar juvenis

abracos e parabens pelo blog

 

Enviar um comentário

<< Home