:: Belenenses XV ::: Soltas

quinta-feira, novembro 09, 2006

Soltas

#1
E agora, Laurentino?

Laurentino foi ao treino do dia anterior e foi ao Estádio, no dia do jogo. Ficou bem na fotografia, deu aquele ar de político que não vê só futebol e que até tem interesse pelos rapazes simpáticos e rijos do Rugby, amadores que se prejudicam em prol do país. Nada de novo. O mesmo personagem já havia estado presente no jogo com as Fiji.

Deste então - e já passou um ano - nada de verdadeiramente significativo parece ter mudado. As empresas e as universidades continuam a criar as maiores dificuldades aos atletas, não os dispensando de serviços e exames escolares, o que impede a equipa de estar de estar a 100% durante os compromissos internacionais em que se encontra envolvida.

Na minha modesta opinião, de simples cidadão eleitor e amante do desporto/Rugby, a função do Secretário de Estado do Desporto passa (no que à alta competição diz respeito) sobretudo pela resolução de problemas como este. Importa fazer cumprir as disposições previstas no Estatuto de Alta Competição e, se possível, alargar os direitos dos atletas por ele abrangidos, seja em que modalidade for.

A contrapartida: maior rigor por parte das Federações, no momento de conceder a um atleta esses mesmos direitos especiais.

#2
Site de FPR volta a falhar...

Convocatória não publicada... constituição da comitiva desconhecida. Não fosse a comunicação social e os vários blogs/sites de Rugby que vão sendo criados, e a convocatória de Tomaz Morais para o jogo com a Geórgia seria assunto apenas do conhecimento da FPR e dos clubes.

O Rugby está a ter - finalmente!!! - cobertura mediática. Várias pessoas começam a despertar para a realidade da modalidade em Portugal, e o site da FPR deve ser encarado como um instrumento FUNDAMENTAL de divulgação do Rugby, quer na dimensão competitiva, quer na dimensão formativa.

O actual modelo de actualização e utilização do site da FPR não funciona. Ponto. Será que os responsáveis ainda não o perceberam?

8 Comments:

At 1:48 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Concordo, o site da FPR deveria ser uma ferramenta muito utilizada por forma a que esta possa dinamizar, potenciar o rugby português, no entanto não é só o site da FPR, porque razão os sites de alguns clubes não são actualizados, façam uma análise e vejam quais os clubes que realmente dão importância ao site e que trabalham para o dinamizar.

Eu já o fiz, e até agora o do Direito e do Técnico merecem destaque.

p.s- dantes havia um blog do presidente da agronomia que falava sobre rugby e a actualidade, alguem sabe se ainda existe?

 
At 2:01 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Caro amigo

O Belenenses dispõe de vários blogs sempre actualizados, com informação sobre as suas várias categorias. Dispõe também de um site oficial, onde se encontra informação sobre o Rugby e sobre todas as outras modalidades do clube.

O site oficial está a ser progressivamente actualizado, por pessoas VOLUNTÁRIAS, que não recebem para isso. Já o site da FPR é mantido por profissionais - da FPR ou da empresa subcontratada para o efeito - pelo que não há razão para «atrasos» ou mesmo ausência de notícias.

Visite o site oficial do Belém (com destaque para o jogo com a Académica) em:

http://www.osbelenenses.com/portal/belenenses/_specific/public/allbrowsers/asp/projuindex.asp?stage=1

Parte específica do Rugby:

http://www.osbelenenses.com/portal/belenenses/_specific/public/allbrowsers/asp/projumodalities.asp?stage=2&id=13

 
At 2:07 da tarde, Blogger Afonso Nogueira said...

http://www.agronomiarugbycabe.blogspot.com/

Este é o blog do presidente da agronomia (anda bastante desactualizado).

 
At 6:45 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Julgo que este problema do site da federação tem origem na formação dos dirigentes (nula). Não podemos pensar em profissionalização do rugby em Portugal(uma ideia já discutida neste e noutros blogs, sites e meandros do rugby)sem antes formarmos dirigentes. Atenção como já aqui foi comentado, este problema não é exclusivo da FPR, pois também se verifica nos clubes: a agronomia não tem site(foi roubado????), cascais "idem aspas";Benfica e CDUP apresentam-se com as últimas notícias datadas da época passada;apenas CDUL, Técnico, Belenenses e Direito têm as notícias actualizadas.Mas mesmo para os actualizados deixo uma pergunta:Será isso suficiente? Não seria importante manter informações sobre plantéis, calendários, etc. actualizadas? Seria uma Óptima forma de desenvolver o rugby pois os jovens podiam ter informação total sobre os jogadores e assim ajudar a criar "role models"(estes fazem muita falta para atrair mais praticantes). Julgo então que não seria nada mal pensado que para além de se investir em cursos de árbitros e treinadores(essenciais sem qualquer dúvida)"arranjar" tamb'm uma forma de formar a classe dirigente do nosso rugby. Talvez assim os dirigentes tivessem capacidade para arranjar campos para os clubes, angariar novos jogadores e , a nível de federação, criar finalmente as condições necessárias para os nossos bravos da selecção........e para manterem o site actualizado e em condições(e atenção pois a forma do site da FPR tem muito potencial se bem explorado).
Saudações e BOA SORTE PORTUGAL!!!!

 
At 7:16 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Confesso não compreender esta estranha fixação pelo Secretário de Estado Desporto.
Existe uma coisa chamada "Autonomia das Universidades", que tal como o nome indica confere às Universidades Portuguesas e aos seus docentes, total liberdade. Os casos sucedem-se, não é só no Rugby, e até hoje nunca ouvi uma única palavra do Conselho de Reitores (CRUP) sobre a matéria em causa.
Enquanto esta catedrática tirania permanecer, certamente que mais casos surgirão.
Mas também vos confesso, já tivemos Ministros e Secretários de Estado ligados à modalidade e na altura nada foi feito.
Enfim, foi apenas um desabafo...

Pedro Santos

 
At 11:16 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Pedro Santos,

Está à vontade para desabafar quantas vezes queira.

Sobre o assunto: eu também fosse não compreender a súbita descoberta do Rugby por parte do poder político. Ele é visitas aos treinos. Ele assistir aos jogos na bancada VIP. Mas mais apoios... tá quieto! Vai tudo para o futebol.

Não tenho nada contra o este senhor em particular, e se não dissemos o mesmo dos seus antecessores foi porque... o Blog não existia. Parece lógico.

Agora, não se trata de uma questão de caras. Trata-se de uma questão de políticas... E os sucessivos políticos que tutelam estas áreas estão para o desporto como eu estou para as finanças: ou percebem pouco do assunto, ou se estão borrifando para ele.

A questão do CRUP é interessante. O problema é que o torniquete do orçamento vai centrando a discussão dos tais catedráticos nas questões de sobrevivência material das universidades. Ou seja, os homens já só discutem financiamento e propinas. Nem pensam no resto.

Caro amigo Pedro Santos: descanse que vamos também nós dar descanso a Laurentino Dias. É que a sua «Secretaria de Estado do Futebol e desportos afins» já deve ter trabalho que chegue a aturar os Majores e outros Loureiros! Não o vamos maçar com críticas relativas às acções de marketing que, de vez em quando, vai fazendo nas suas incursões pelo mundo oval.

Se quiser escrever algo sobre o assunto, esteja à vontade. Tem a minha garantia de publicação aqui no BELENENSES XV. Estamos abertos a participações de todos os leitores.

 
At 11:57 da tarde, Anonymous Anónimo said...

o que acham do francisco fragsterio ser convocado?

 
At 5:41 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Comcordo plenamente com a convocatória do Francisco Fragateiro. Já por outras vezes foi chamado mas por motivos pessoais não tem podido dar o seu contributo à selecção.
É um jogodor mete a cabeça onde muitos não metem as mas, nem sequer os pés, e que tanto joga na 2ª linha como na 3ª.A meu ver "reforço" muito importante.

 

Enviar um comentário

<< Home