:: Belenenses XV ::: Crónica (atrasada) da vitória de sábado

quarta-feira, dezembro 27, 2006

Crónica (atrasada) da vitória de sábado

Mais vale tarde que nunca... e depois de alguns dias longe de um computador - que é coisa que faz bem a todos aqueles que com estas máquinas lidam diariamente - é tempo de publicar algumas ideias acerca do jogo do passado sábado entre Belenenses e Técnico, a contar para a 2ª jornada (jogo atrasado) da Divisão de Honra.

Foi numa manhã cheia de sol e muito fria que o Complexo Desportivo do Restelo recebeu mais uma jornada de Rugby. Belenenses e Técnico encontraram-se pela segunda vez esta temporada, sendo que no primeiro encontro (também disputado no Restelo) os engenheiros haviam levado a melhor por 20-25, em junto suficientemente debatido e encerrado.

O Belenenses apresentou-se com um XV muito jovem, com várias alterações relativamente ao que havia alinhado contra o Cascais, fruto de ausências e lesões. Tiveram assim oportunidade para alinhar de início jogadores mais jovens e com menos jogos realizados no escalão senior, sendo que alguns ainda têm idade para representar a campeã em título equipa junior belenense.



O XV do Restelo foi composto por:

1 - Juan Murré
2 - Paulo Santos
3 - Cristian Spachuk
4 - João Fezas Vital
5 - Diogo Jorge
6 - Salvador da Cunha
7 - João Uva (capitão)
8 - Valter Jorge
9 - Ramiro Alvarez
10 - Diogo Miranda
11 - Tiago Cabral
12 - David Mateus
13 - Diogo Pinheiro
14 - Gonçalo Lucena
15 - João Mirra

Começou o jogo numa toada morna, a contrastar com o frio que se fazia sentir. O Belenenses procurava tomar o pulso ao jogo, mas foi o Técnico que pouco depois dos 10 minutos aproveitou um erro do trio de trás do Belenenses para fazer 0-5.

A luta entre blocos avançados foi intensa na fase inicial do encontro, e uma penalidade a castigar falta num ruck permitiu ao australiano Joe Gardner somar mais três pontos ao marcador, ampliando a vantagem da equipa das Olaias para 0-8.

O Belenenses via-se nesta fase do jogo reduzido a 14 jogadores devido a cartão amarelo mostrado a Tiago Cabral. Minutos mais tarde, e com a equipa de novo com 15 elementos, seria o arrier João Mirra a ser expulso temporariamente pelo árbitro João Mourinha.

Encerrava-se o primeiro tempo com 0-8 e o Belenenses com 8 minutos de inferioridade numérica a cumprir no início da segunda parte.

Nos segundos quarenta minutos o Belenenses entrou com outra vontade e foi construindo diversas situações de perigo, muito por «culpa» do pack avançado azul, que dominou as formações ordenadas e os alinhamentos.

Aos 55 minutos o pilar luso-argentino Juan Murré relançou o jogo, concluindo com sucesso uma jogada de insistência dos avançados de Belém.

Já com Marco Miroto em campo (troca com Diogo Jorge), a mêlée azul empurrava com surpreendente facilidade o oito das Olaias, conquistando bolas de introdução própria e adversária. A posse de bola pertencia nesta fase do jogo ao Belenenses, que numa jogada em que a bola percorreu toda a largura do campo acabou por somar novos 5 pontos ao marcador, desta feita através de Gonçalo Lucena.

Minutos mais tarde foi a vez de Diogo Miranda chutar aos postes (a 45 metros da linha de meta) e obter mais 3 pontos.

O Técnico mostrava grandes dificuldades no plano físico, e foi sem surpresa que o Belenenses voltou a marcar um ensaio debaixo dos postes, com Diogo Castro a passar por dois defensores adversários e a forçar a entrada na área de validação para 17-8. Miranda converteu e fixou o resultado final em 20-8.

Destaques para:

- A excelente arbitragem do trio presente no Restelo (João Mourinha, auxiliado por Pedro Murinello e António Moita);

- A boa prestação de vários jovens jogadores do Belenenses, que se lançam este ano na Divisão de Honra e que mostram grande capacidade de sacrifício, vontade de evoluir e de se afirmarem num plantel bastante competitivo;

- A excelente prestação do n.º8 azul Valter Jorge, o melhor jogador em campo;

- O bom comportamento das duas equipas. O jogo decorreu sem problemas entre jogadores, o que é de saúdar;

- A vontade com que os jogadores suplentes do Belenenses entraram em campo, sempre com uma atitude positiva, de somar esforços e ajudar a equipa no seu esforço. Foram, sem excepção, essenciais nesta vitória.

3 Comments:

At 4:44 da tarde, Anonymous Anónimo said...

À ATENÇÃO DA FPR!

De acordo com o site da Federação Uruguaia, o 1º jogo da repescagem entre Portugal e Uruguai (acredito que vamos vencer Marrocos) disputar-se-á em casa da selecção com pior ranking IRB (ou seja, ao contrário do que se diz em Portugal, ainda não é definitivo que o 1º jogo tenha que ser cá).

Neste momento o Uruguai está em 19º lugar do ranking e Portugal em 21º, separados por menos de 2 pontos. Para esta classificação muito contribuiu a derrota de Portugal em Montevideo aquando da digressão à América do Sul.

Acontece que esse jogo NÃO DEVERIA CONTAR PARA OS RANKINGS PORQUE FOI 1 JOGO COM UM NÚMERO DE SUBSTITUIÇÕES SUPERIOR AO PERMITIDO EM JOGOS OFICIAIS, Portugal apresentou-se como o "XV do Presidente", fez alinhar jogadores que nem são elegíveis para a selecção nacional, etc.

MAS CONTOU... Não percebo como, mas contou. Um simples e bem fundamentado protesto deverá chegar para que a legalidade seja reposta.

 
At 11:04 da tarde, Anonymous Anónimo said...

diogo resolve

 
At 11:32 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Pois, mas eu preferia q o 2º jogo fosse cá.

Da última vez que jogámos lá, eles deram aos portugueses um parque de estacionamento para o aquecimento...

Se o 2º jogo fosse cá, eles teriam sempre q pensar que lhes poderíamos retribuir na mesma moeda.

Tb são conhecidos por escolherem campos muito curtos de forma a q o seu jogo baseado no pack fique favorecido. Mas contra isso nada podemos fazer. É estranho, mas a verdade é que não existem limites mínimos para a dimensão dos campos de râguebi.

 

Enviar um comentário

<< Home