:: Belenenses XV ::: Soltas de fim-de-ano...

quinta-feira, dezembro 28, 2006

Soltas de fim-de-ano...

#1
Acaba mal, 2006...

Não são palavras de circunstância mas antes de sentida perda, aquela que expresso acerca da morte de um antigo jogador do Belenenses, Campeão de Lisboa de Cruz de Cristo ao peito em 1944/45.

Benjamin manifestou, antes de falecer, o desejo de doar ao clube a medalha então conquistada, e esse gesto demonstra bem a gratidão do ex-jogador azul ao Clube e à sua secção de Rugby.

A lei da vida é assim, mas são estes pequenos gestos que tornam gigantes as instituições e aqueles que a preço de sangue, suor e lágrimas as constroem. Tem sorte, o Rugby do Belenenses, por ser erigido desde 1928 por homens e mulheres que tudo dão e nada pedem.

Preserve-se a memória dos nossos campeões (tenham ou não ganho campeonatos) e multiplique-se a mística que o nosso clube tem (e tem, efectivamente!) pelas novas gerações de jogadores.

#2
Em jeito de balanço

Foi um ano estranho, 2006. Houve do melhor e do pior, em termos de Rugby.

No que ao Belém diz respeito lembro apenas alguns factos:

- Forte crescimento nos escalões de formação, com impacto decisivo no crescimento da modalidade em termos regionais e nacionais;

- Bons resultados desportivos ao nível dos escalões pré-competitivos e competitivos de formação: iniciados, juvenis e juniores, com estes últimos a sagrarem-se campeões nacionais;

- Boa época da equipa senior, que venceu de forma justa a fase regular da Divisão de Honra, passou com distinção a meia-final da prova e deitou tudo a perder numa tarde má, frente a um Direito que foi sem dúvida mais forte;

- Lesão de João Uva, capitão belenense e nacional, numa fase em que se afirmava - na minha opinião - como o melhor jogador da temporada. É certo que nenhum jogador é, por si só, capaz de ganhar campeonatos... Mas a ausência do nosso capitão na fase decisiva foi um facto negativo, que pesou em desfavor do Belenenses. São circunstâncias do jogo, do desporto e da vida. Nada a fazer!

- Saída de Diogo Mateus para o UCC Rugby (Cork) e para o Munster Rugby, campeão europeu de clubes em título... Notícia magnífica para o jogador! Para o Belenenses, um facto com sabor «agridoce»: todos queremos ver o Diogo vingar na Irlanda, mas um jogador com a sua qualidade não é facilmente substituído num campeonato como o português;

- A temporada 2006/2007 a começar a meio-gás, com vários jogadores envolvidos nos trabalhos das selecções. Houve ainda assim uma consequência positiva que muitos parecem desconhecer, ou ignorar: a equipa técnica tem chamado aos 22 (e ao XV titular) vários «miúdos» que ainda são juniores e/ou que fazem este ano a sua estreia na prova maior do Rugby luso. A equipa Belenenses reconstroí-se, depois de uma série de abandonos, mas mantém qualidade competitiva! A ver vamos onde chegam os rapazes da Cruz de Cristo;

- A mudança da equipa técnica no comando da equipa principal azul: a Adam McDonald sucedem Francisco Borges (Kika) e Pedro Netto. Uma dupla 100% belenense, com um compromisso claro com a equipa e uma forte ligação ao clube. Tem tudo para dar certo! Força!

#3
Para 2007...

Desejo mais e melhor Rugby, em todo o país, escalões e envolvendo não apenas homens mas também mulheres. Desejo mais organização - da FPR e dos clubes, que não estão isentos de culpas no «estado a que isto chegou» - e boa vontade de todos. Menos conflito e mais trabalho.

Desejo naturalmente o sucesso das equipas do Belenenses, e sobretudo que o Rugby se reforce dentro do clube, ganhando mais público, mais espaço, mais atenção... Creio que o vamos conseguir!

Desejo para todos sem excepção, belenenses e «adversários», um feliz 2007, cheio de saúde, que é a coisa mais importante do mundo.