:: Belenenses XV ::: Breve «crónica» do jogo no Porto

domingo, janeiro 14, 2007

Breve «crónica» do jogo no Porto



O Belenenses cedeu ontem à tarde, frente ao CDUP e na cidade do Porto, a segunda derrota desta edição 2006/2007 do Campeonato Nacional de Honra, por 15-7. O jogo não foi particularmente bem jogado, mas valeu sobretudo pela luta, na qual os blocos avançados foram permanentemente chamados a intervir.

O Belenenses apresentou-se com várias baixas, motivadas pelas mais diversas razões: Sebastião da Cunha, Mata Pereira e Fezas Vital (por motivos académicos), Paulo Santos, Diogo Pinheiro e Pedro Silva «Bananinha» (lesão) e Marco Miroto (doença). Este último jogador estava aliás entre os 22 convocados para o encontro na cidade do Porto, mas acabou por não seguir viagem devido a uma otite.

Acabaram por seguir viagem apenas 21 atletas, alguns deles bastante jovens, num grupo de tem misturado experiência com vontade de aprender e competir. Não hipotecando os seus objectivos para a temporada, o Belenenses encontra-se efectivamente a construir uma equipa para o futuro, depois de 16 abandonos verificados no final de 2005/2006. A título de exemplo refira-se que nos 21 jogadores disponíveis se encontravam os juniores Duarte Bravo, Diogo Jorge e Diogo Miranda.

No que diz respeito ao jogo, boa entrada da parte dos azuis (que pela primeira vez se adiantaram no marcador, nesta prova), que fruto da pressão sobre a equipa do CDUP acabaram por aproveitar um erro de João Abreu Lima para fazer 0-5, por intermédio do 2º centro Duarte Bravo. O jovem abertura argentino Ramiro Alvarez chutou aos postes e converteu o ensaio, para 0-7.

O Belém jogava mais no meio campo adversário, mas aos 20 minutos acabou por se ver obrigado a trocar o lesionado David Mateus por Gonçalo Lucena. Não obstante o bom jogo de Lucena (sobretudo no capítulo defensivo), este momento constituiu um momento de viragem no jogo, com os avançados do CDUP a mostrarem vontade de levar a equipa para a frente.

Os chutadores - Ramiro pelo Belenenses e Malheiro pelo CDUP - mostravam-se pouco inspirados (apesar dos chutos de Ramiro, de mais de 40 metros, terem errado o alvo por «escassos cêntimetros»), e acabaria por ser através de Marcelo d'Orey que o CDUP chegaria junto da linha de ensaio azul, fixando o 5-7 com que terminariam o primeiros 40 minutos.

No segundo tempo o CDUP entrou mais forte e decidido a virar a sorte do jogo, o que acabaria por conseguir. Os avançados nortenhos lançavam-se de forma destemida sobre a defesa de Belém, com o maul a conseguir abrir algumas brechas. Os universtários chegariam ao 10-7 precisamente na sequência de um maul.

A fechar a contagem, Gonçalo Malheiro aproveitou uma penalidade frontal aos postes concedida por João Mourinha, para fazer o 15-7.

O Belenenses pressionou nos últimos minutos e teve mesmo oportunidade para rematar aos postes, encortando a distância e assegurando o ponto bónus. A opção no relvado foi todavia chutar para a touche, tentando o ensaio e uma reaproximação no marcador, permitindo aos azuis sonhar com a vitória. A opção corajosa acabou por não se revelar a mais acertada, e os oito pontos de desvantagem não sofreram alteração.

O CDUP conquistou a primeira vitória no campeonato, e o Belenenses desceu para a 5ª posição, apesar de ainda ter um jogo em atraso com o CDUL, que em caso de vitória poderá recolocar os azuis nos primeiros quatro da tabela.

Destaques para:

- A boa prestação dos mais novos jogadores da equipa azul... Mostram que são opções válidas, e que o clube pode confiar num futuro bastante risonho;

- A vontade e espírito da equipa do CDUP: foi na atitude competitivo, mais do que nos aspectos técnicos e mesmo físicos, que a equipa do Porto ganhou a partida;

- A mêlée do Belenenses, que voltou a mostrar-se mais forte, ao contrário da «touche», que continua pouco regular e consistente;

- O fair-play das duas equipas. Apesar de pequenas «picardias» o jogo decorreu com «anormal normalidade», num campeonato marcado pelo excesso de cartões e pelo ânimos exaltados dos protagonistas;

- A boa direcção do jogo. Nenhuma equipa se poderá queixar da arbitragem para justificar o bom ou mau resultado obtido. E aqui furo a minha promessa de não falar de arbitragem por uma questão de justiça: João Mourinha mostrou-se, novamente, um árbitro de grande qualidade;

Pela negativa:

- As más condições materiais do Estádio Universitário do Porto, facto que prejudicará sobretudo as equipas do CDUP, que com elas convivem diariamente;

- A sirene (tipo musica de árvore-de-Natal da «Loja do Chinês) que suava das bancadas cada vez que Ramiro Alvarez chutava aos postes. Este comportamento antidesportivo vai graçando ainda em Portugal, não apenas nas bancadas do CDUP mas também nos restantes campos. Para quando comportamentos «à Rugby» nos jogos de Rugby?

- As grandes dificuldades com que se deparou a equipa técnica do Belenenses para montar uma equipa competitiva na visita ao CDUP. O amadorismo no Rugby condiciona fortemente os clubes e as suas equipas, que não raras vezes se encontram impedidos de contar com vários atletas por motivos académicos. Este facto deveria fazer pensar os responsáveis federativos, que ao invés se vão entretendo a atirar pedras aos clubes (desta feita ao CDUP e ao Belenenses) sempre que a selecção não tem as melhores condições de preparação para os seus embates.

7 Comments:

At 7:34 da tarde, Anonymous Anónimo said...

esperamos todos que os clubes não ponham os jogos a mesma hora do jogo da selecção contra Marrocos.
Alguém da FPR poderá estar atento a isto?


Apurados - 2ª Fase -4ª Jornada – 27/28 - JANEIRO


DATA HORA JOGO ÁRBITRO LOCAL
AEIS AGRONOMIA - ACADÉMICA Pedro Murinello
GD DIREITO - CDUL Rohan Hoffman
C.F. BELENENSES -LOUSÃ João Erse
GDS CASCAIS - CDUP Nuno Coelho


Não Apurados - 2ª Fase - 4ª Jornada - 27/28 - JANEIRO
DATA HORA JOGO ÁRBITRO LOCAL
BELAS - ELVAS Machado Almeida
VITÓRIA - TÉCNICO Bruno Caldeira

CAMPEONATO NACIONAL JUVENIS/VOLKSWAGEN
Apurados - 2ª fase - 4ª Jornada - 27/28 - JANEIRO


DATA HORA JOGO ÁRBITRO LOCAL
ÉVORA - ACADÉMICA

GD DIREITO - CDUL Mendes Silva

C.F. BELENENSES - TÉCNICO Emílio Pereira
GDS CASCAIS - CDUP João Neto


Não Apurados - 2ª Fase - 4ª Jornada – 27/28 - JANEIRO
DATA HORA JOGO ÁRBITRO LOCAL
AGRONOMIA - BELENENSES B Tomás Gonçalves
BENFICA - VITÓRIA Ricardo Pinto
VILAMOURA - SANTARÉM Jason

 
At 12:02 da manhã, Anonymous Anónimo said...

malheiro mais uma vez malheiro esteve pessimo nos chutos aos postes!!!assim nao da,nem contra marrocos!!!!

 
At 10:19 da manhã, Anonymous Anónimo said...

rui,parece que a dizeres que os seniores levaram juniores ao porto que te estas a desculpar por alguma coisa ou a mandar a culpa para eles!?tas te mesmo a desulpar pelos nao tao bons resultados da equipa?

 
At 11:55 da manhã, Blogger Rui Silva said...

Não, nada disso!

A equipa perdeu porque jogou menos que o CDUP. Ponto.

Levar juniores é coisa positiva, desde que estejam preparados para a luta. Estes estão, sem dúvida!

Apenas refiro os juniores para que se perceba que a equipa é jovem, que ainda tem muito para aprender e que o Belenenses está já a trabalhar numa renovação do seu plantel principal.

Confesso que prefiro enfrentar as possíveis consequências destas apostas do que manter a rapaziada que é a «prata da casa» sem jogar, negando-lhes a possibilidade de se formarem na luta dentro de campo.

Por mim, o Miranda, o D.Jorge, o Bravo e aqueles que os técnicos resolvam chamar NUNCA serão culpados de nada. Ou melhor, nunca serão nem mais nem menos culpados que os outros, pelas vitórias e derrotas. Absoluta igualdade de tratamento.

 
At 1:40 da tarde, Anonymous Anónimo said...

pronto,ja fiquei esclarecido.obg

 
At 7:49 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Já agora, referiste no site do Cdup alguns jogadores que não foram ao joigo por problemas com estudos. Pergunto-me se não podiam ter se organizado melhor, afinal na unica deslocação para fora de Lisboa é que eles não podem, que conveniente. O que seria do nosso time se por exemplo tivessemos a vida do Cdup que joga 7 vezes em Lisboa. É que o rugby é amador, mas isswo não significa que somos um grupo de solteiros e casados, só significa que não recebemos para jogar (pelo menos alguns). Curioso como sempre que vamos ao Porto ou a Coimbra há jogadores que tem algum problema que não os deixa viajar.

 
At 5:20 da tarde, Anonymous Anónimo said...

No Restelo sempre houve umas meninas,que só jogam em Lisboa,pois ir a Coimbra ou Porto é duro,pois perde-se o dia todo,depois são jogos de porrada e chatos,então há uns que deixam os "amigos" ir nestas deslocações e depois estão à espera deles à noite para irem beber copos,enfim é assim o rugby no belenenses,saudações

 

Enviar um comentário

<< Home