:: Belenenses XV ::: Record acordou para o «raibe»

sexta-feira, janeiro 12, 2007

Record acordou para o «raibe»

A notícia é, no mínimo, grotesca. O jornal Record, provavelmente a publicação diária desportiva que menoss atenção concede ao Rugby, decidiu publicar hoje uma notícia intitulada «Estágio perdeu sentido», a qual responsabiliza o jogo entre CDUP e Belenenses pelo adiamento do estágio que a FPR pretendia levar a cabo este fim-de-semana, com vista à preparação do jogo com a equipa de Marrocos, no próximo dia 21.

O texto e as declarações do manager da selecção nacional de sevens padecem, na minha subjectiva e obviamente contestável perspectiva, de alguma incongruência interna... senão vejamos:

- Diz Francisco Martins que o estágio não faz sentido porque os jogadores envolvidos no jogo da cidade do Porto apenas domingo chegariam ao estágio, para fazer recuperação. Acrescenta que os clubes que menos cedem jogadores à selecção são os que mais colocam problemas.

- Duas notas:

a) o jogo realiza-se sábado à tarde e não vejo razão para que os jogadores envolvidos não viagem imediatamente para Lisboa, integrando no sábado à noite o estágio entretanto desconvocado;

b) se Belenenses e CDUP são clubes que contribuem com poucos jogadores para a equipa nacional, então realize-se o estágio (não serão estes poucos atletas a impedir que a restante maioria realize trabalho técnico, físico e mental conforme programado).

- Os restantes jogos da jornada realizam-se esta noite ou sábado (caso do Agronomia-CDUL, na Tapada). Caso o CDUP-Belenenses não se realizasse, o que mudaria relativamente ao Estágio? Os jogadores da Agronomia e do CDUL seriam integrados quando e em que condições? Para fazer trabalho físico intenso, ou «para fazer apenas recuperação»? Mais: não é verdade que os estágios da selecção iniciam normalmente à sexta-feira, com um treino nocturno do Estádio Nacional? Se sim, porque não criticar igualmente os jogos que apenas por se realizarem entre equipas da mesma cidade têm esta maior facilidade de adaptação às necessidades da equipa nacional?

- Acrescenta o manager da equipa de Sevens que existem «tantos feriados a meio da semana no calendário» que o jogo poderia ser adiado. Quais? Só encontro o 20 de Fevereiro - Carnaval - o qual até é uma 3ª feira e encaixado entre a 7ª e a 8ª jornada da Divisão de Honra (os feriados de 25 de Abril e 1º de Maio já se encontram após a 14ª jornada da prova, sendo que a 1/2 final se encontra programada para 28/29 de Abril...).

- Não estará a FPR - através deste seu responsável - a arranjar dois «bodes expiatórios» para um problema que tem origem noutras causas que não a simples vontade dos clubes de projudicar o trabalho da selecção? Por exemplo: justifica-se que o campeonato comece tão tarde, tornando praticamente impossível gerir datas e adiar jornadas completas? Serão o CDUP e o Belenenses - clubes que ao longo desta campanha tantos jogadores têm «emprestado» à selecção, muitas vezes em prejuízo próprio - os culpados pela situação criada?

Notícia verdadeiramente grotesca, esta publicada no Record.

7 Comments:

At 6:53 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Gostava de salientar que Agronomia disse que jogava 4ªfeira 5ªfeira e 6ª feira a noite e só marcou o jogo para sabado depois de saber que não ia haver estágio da Selecção Nacional.

Um abraço

N.S.

 
At 6:59 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Então já se percebem melhor as afirmações do maneger...

 
At 7:34 da tarde, Blogger Rui Silva said...

NS, estarás de acordo que ir ao Porto jogar à noite é coisa que não se faz na 4ª, 5ª ou 6ª feira...

Para mim as declarações do manager da selecção de sevens permanencem incompreensíveis. Aliás, elas é que são fracturantes, apontando o dedo a clubes.

Já agora, repare-se só no comunicado do Évora:

FRANCISCO SEPÚLVEDA CHAMADO PARA OS TREINOS DA SELECÇÃO NACIONA DE SEVENS

Segundo nos foi informado pelo próprio atleta, Francisco Sepúlveda foi convocado e já treinou com a Selecção Nacional, sob as ordens de Tomaz Morais e Daniel Hourcade, com vista à participação nos torneios do circuito mundial na Nova Zelândia e em San Diego (Califórnia). O clube de Rugby de Évora congratula-se com esta convocatória e desde já felicita o jogador, mas não pode deixar de manifestar alguma estranheza em relação ao facto de não ter sido oficialmente informado da convocatória pela F.P.R. Até à hora do referido treino o clube não foi informado pela F.P.R. dessa convocatória, o que desde já lamentamos. De qualquer forma, esta é uma excelente notícia para o clube, para o atleta e para a cidade.

O que tem o tal manager a dizer sobre esta situação anormal?

 
At 7:42 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Altamente faccioso subjectivo o senhor rui vasco...
Sofre de clubite aguda juntamente com cotovelite(dor de cotovelo)...
Um bem haja

 
At 7:49 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Tenho de ir ao fisio... LOL.
Cotovelite foi maleita de que nunca sofri. Clubite tenho e assumo. Não me escondo atrás de falsas independências.

 
At 10:15 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Sr Rui Vasco, como deve saber os dois clubes (CDUP e Belenenses) iriam fornecer 9 jogadores em 26, 0 que iria dificultar os tradalhos da seleção.
Depois penso que sera do seu conhecimento, a recuperacão dos jogadores deve ser feita em 24 ou mesmo 48 horas, por esse motivo os jogadores em causa não poderiam aproveitar o ultimo dia do estagio.

Depois de ler com atenção a noticia do Record, quando o jornal se refere a outras datas, tem a haver com varias datas possiveis e não so com friados, ou mesmo jogar sem a utilização dos jogadores internacionais.

BENFICA

 
At 10:21 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Rui, pelos visto não sabes nada disto, os jogos de 6 a noite estavam marcados para 5 feira bem como o jogo da agronomia, por isso se o cudp belenenses se realizasse noutra data ou na mesma data mas sem os internacionais, tudo era possivel e a Seleção tinha feito o seu trabalho como foi planeado.

Já agora as verdadeiras noticias grotescas são aquelas que não são verdadeiras e esta parece muito verdadeira.

BENFICA

 

Enviar um comentário

<< Home