:: Belenenses XV ::: Juniores com as «enxadas na mão»

domingo, janeiro 14, 2007

Juniores com as «enxadas na mão»

Ainda bem que o Rui se adiantou a mim no comentário à distância deste jogo, e apesar de esta ser a minha equipa de sempre (dentro e fora das 4 linhas). Como participei activamente nesta partida como Juiz de Linha seria incorrecto estar agora a falar dela em pormenor.

Não posso deixar de expressar a minha oposição acerca de um comentário anónimo a um post de ontem: "se os juniores dão jogadores aos seniores, penso q seria boa ideia os juvenis fornecerem alguns dos seus jogadores...acho q seria o mais justo. abr". O escalão de juniores está com falta de jogadores por uma série de razões, certamente que não é por alimentar o escalão principal do Rugby Azul (faça-se uma análise do historial desta equipa e tirem-se as conclusões).

Limito-me a apontar o marcador e a partilhar algumas fotos, agradecendo à Rita Teixeira a disponibilidade para as tirar.

Pelo Belenenses:

Carlos Gaspar: 5 + 5
Duarte Moreira: 5 + 5
José Mª Ferreira (Zó): 3 + 3 + 2

Pela Agronomia: 5 + 5 + 2

Árbitro:
João Neto (o árbitro nomeado era Pedro Murinello e não compareceu pois estava ao serviço do Rugby noutro local - mais uma trapalhada da «diz que é uma espécie de Federação»)



















52 Comments:

At 6:04 da tarde, Blogger Afonso Nogueira said...

Boa notícia:

«Realiza-se na próxima Segunda-feira, dia 15 de Janeiro, pelas 17h00, na Sala de Imprensa do Estádio do Restelo, a cerimónia de adjudicação da construção do novo piso sintético para o Campo nº3 do Complexo Desportivo do Restelo, assim como a apresentação do patrocinador desta importante obra.»

in www.osbelenenses.com

 
At 6:44 da tarde, Anonymous Anónimo said...

aproveitem as fotos e percebam as incorreções técnicas dos jogadores na touche e mellée

abr.
PSC.

 
At 6:50 da tarde, Blogger Afonso Nogueira said...

Bom comentário... é essencial a postura corporal.

Restou dizer q o capitão azul foi o João Gordino

 
At 7:42 da tarde, Anonymous Anónimo said...

também concordo... o problema é esse mesmo, fala-se muito pouco do que é importante o "Rugby" e não os miseráveis que andam a volta! só a destruir.

podia-se aproveitar este espaço para ser um local de troca de informação técnica, mas não é.

O próprio Rui Vasco que está a fazer um bom trabalho gosta muito de polémicas absurdas e que, em nada ajudam a modalidade nem o Beleneses.

 
At 7:50 da tarde, Anonymous Anónimo said...

E voltou a fazer uma exibição das suas!!

 
At 8:24 da tarde, Blogger Rui Silva said...

LOL. Eu gosto de polémicas???
O que eu não gosto é da «paz podre» em que esta modalidade vive há anos e anos, com a atitude «deixa andar que isto um dia resolve-se» a dominar.

Este blog não pretende assumir-se como um espaço para troca de informações nem impressões técnicas, embora possa - efectivamente - servir esse propósito.

Agora, não me pensam para calar a minha indignação relativamente ao mau trabalho de vários agentes da modalidade, clubes e Belenenses incluídos.

Se isto é gostar da polémica... então si, gosto dela.

 
At 9:37 da tarde, Anonymous Anónimo said...

podes ir ver a historia dos juniores do belenenses e iras reparar que a muitas coisas boas a salientar na historia td....como por exemplo termos sido campeoes o ano passado quando ninguem ja acreditava em nos e dps de termos ficado sem o trindade!este ano ja perdemos 3 jogadores para os seniores (bravo diogo jorge e miranda) e como os seniores precisam temos que dar!mas tambem acho que a juvenis que deveriam subir!juvenis que ja dizeram que queriam subir mas que n os deixam!e isso que os juniores do belem acham que esta mal!
ainda por cima quando os juvenis tem uma data de jogadores por treino e sao de longe a melhor equipa do campeonato!onde em todos os jogos ganham facilmente e por resuldos exagerados!

 
At 9:38 da tarde, Anonymous Anónimo said...

afonso qual e o blog do isac da agronomia?

 
At 9:39 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Eu vou eleger este blog como a melhor fonte de informaçao do rugby nacional. parabens, embora ser do belem

 
At 10:32 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Devo dizer-vos que «queimar etapas», colocando jogadores mais novos a jogar em escalões mais velhos é, em norma, errado. Apenas em alguns casos específicos (quando as equipas necessitam, os jogadores estão técnica, fisica e mentalmente preparados, e os treinadores consideram que é o melhor caminho a seguir) aceito a inclusão de rapazes mais novos no escalão seguinte.

É claro que podemos referir argumentos desportivos - associados à competitividade das equipas - para justificar procedimentos desse tipo, mas estou em desacordo com eles.

Quando jogava polo-aquático, no meu 1º ano de juniores joguei nos seniores e no 2º ano de juniores disputei uma final do campeonato nacional da 1ª divisão... Só me fez mal. Acabei por desistir da modalidade precocemente.

 
At 11:32 da tarde, Anonymous Anónimo said...

penso q o bravo e o miranda so fazem bem em estar nos seniores e penso que os seniores precisam deles...em relaçao ao diogo jorge ja nao tenho tanta a certeza

 
At 11:50 da tarde, Blogger Afonso Nogueira said...

Sobre a polémica do "pouco rugby" neste blog, digo apenas que partilho várias vezes sobre aspectos técnicos da nossa modalidade, por exemplo:

Formação Ordenada - Parte 1:
http://belenenses15.blogspot.com/2006/09/formao-ordenada-parte-1_14.html

Formação Ordenada - Parte 2:
http://belenenses15.blogspot.com/2006/09/formao-ordenada-parte-2_30.html


Não acusem o Rui Vasco de não falar de técnica e tática muito pormenorizadamente pois ele nunca jogou rugby, se bem que muitas vezes me surpreende!...

Digo mais uma vez, esta equipa de juniores não precisava de juvenis se fosse motivada à séria. Conheço muito bem toda a equipa, vi várias pessoas a bater com a porta e custa-me muito ver a minha equipa a treinar com pouco mais de 10 jogadores...

abraço

 
At 12:02 da manhã, Anonymous Anónimo said...

bom relvado!

 
At 12:34 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Meus amigos para o bem e para o mal a equipa representativa do rugby do belenenses e a senior. E isto nao tem volta a dar. A meu ver o objectivo de qualquer jogador do belem que leve o rugby a serio e de representar a sua equipa senior. Quando era junior houve uma situacao identica, a equipa senior com poucos jogadores e uma equipa juniores onde jogavam 17 internacionais. Na altura o professor miranda (treinador dos seniores) exigiu que varios jogadores juniores subissem a senior para colmatar a ausencia de seniores. Jose mendes e Armando (treinadores de juniores) foram sempre contra essa ideia, a meu ver errada. Diziam que eramos jogadores de rugby juniores e que esse era o objectivo da altura. Pois para verem o tremendo engano dos 17 internacionais juniores da minha equipa, apenas 4 chegaram a ser internacionais A (Joao diogo, Fernando "beri", Netto e barbosa)o resto perdeu-se na transicao ou abandonaram quando da subida a seniores. Por isso meus amigos em vez de criticar os seniores que vao buscar juniores, vejam isso como um orgulho e mais um paco em frente para fazer parte da equipa do belem. Pois, porque campeonatos juniores e juvenis esta o belem repleto deles ja de seniores e outra conversa.

 
At 9:56 da manhã, Blogger Rui Silva said...

Exactamente, Miguel. Concordo contigo.

O objectivo 1º dos escalões de formação é fornecer, um dia, os jogadores formados à sua equipa senior.

Devem subir, sem problemas nem conflitos entre escalões, os jogadores que estiverem preparados e aqueles de que a equipa senior precisar.

Neste momento jogam nos seniores o Miranda, o Diogo Jorge (Valterinho) e o Bravo. Também já foram convocados para os seniores este ano o Nica (Carlos Gaspar), bem como o Nuno Reimão, que fez um banco em Coimbra (1/4 da Taça).

Outros jogadores poderão, a prazo, entrar na equipa senior, que é neste momento bastante joguem. O Belém andou vários anos lá em cima (3 Supertaças, 1 campeonato nacional e 1 taça de Portugal, bem como presenças em várias Final Four seguidas) e este ano o objectivo volta a ser disputar o campeonato. A preocupação de ir lançando jogadores é também grande, e é por isso que nas convocatórias e nos XV's iniciais têm surgido jogadores como os juniores já referidos, o Salvador, o Tiago Cabral, o Fezas... O Pedro Ribeiro Cruz será brevemente inscrito e creio que outros atletas - como o Nica - poderão vir a ser aproveitados pelos seniores se mostrarem real vontade de apostar forte no Rugby.

Coisa diferente é queimar etapas... fazer progredir jogadores que tecnicamente, fisicamente ou mentalmente não tenham as condições necessárias para disputar um jogo de seniores. Ou de juniores, se estivermos a falar de juvenis.

 
At 9:59 da manhã, Blogger Rui Silva said...

Sobre a observação relativa ao Diogo Jorge, quem viu o jogo que fez contra o CDUP pode ter a certeza que o rapaz está preparado para a luta nos seniores. Aliás é bom que seja lançado, nestes jogos complicados (e jogar no Porto, com o CDUP, é sempre complicado), para ganhar experiência, força, «esperteza»...

 
At 10:23 da manhã, Anonymous Anónimo said...

(Em relaçao ao diogo jorge)pois realmente nao vi o jogo....espero q daqi a uns anos ele possa estar ao nivel do irmao

 
At 11:13 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Leiam esta notícia do site da federação

http://www.fpr.pt/noticias/noticia.asp?id=6129&id2=4


(Poderá ter erros????????)

Fantástico!

 
At 11:44 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Qual a morada do blog do isac da agronomia?

 
At 12:19 da tarde, Anonymous Anónimo said...

o isaac tem uma pag nao oficial de agronomia que é www.agronomiarugby.pt.to à qual esta ligado um blog essencialmente de fotografias www.agronomiafotos.blogspot.com

 
At 12:46 da tarde, Anonymous Anónimo said...

"(*) a classificação poderá conter erros"

O site da Federação é muito divertido!!

 
At 12:53 da tarde, Blogger Rui Silva said...

A classificação tem de facto erros, já que as equipas envolvidas são 8 e a tabela tem apenas 4 equipas referidas. Faltam Belas, Vilamoura, UTAD e Caldas.

 
At 1:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Rui,

quando puderes actualiza a classificação.

Nós já não podemos confiar no site da FPR.

 
At 1:07 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ninguém se entende quanto ao Agronomia-CDUL.

Já li três versões:

31-0
46-0
52-0

Alguém me pode eslarecer?

 
At 1:14 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Eu acho que ficou 49-0

 
At 1:19 da tarde, Anonymous Anónimo said...

ficou 48 ou 49-0 mas é pouco relevante, uma vez que o resultado é de qq maneira avolumado e a agronomia faz o ponto bonus e nao sofreu qq ponto do cdul

 
At 2:31 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O resultado certo é Agro-48 Cdul-0

 
At 3:04 da tarde, Anonymous Anónimo said...

So falta ganhar ao direito

 
At 3:45 da tarde, Anonymous Anónimo said...

o resultado do agronomia-cdul foi 48-00

 
At 4:05 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Dificil tarefa ganhar ao direito.. Bora la belem

 
At 4:06 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Já ando no rugby há mais de 30 anos,e,essa questão de motivação para jogar rugby,bater com a porta,etc,etc...é só merda.Passo a comentar:
1ºMotivação é ir para os treinos com uma imensa vontade de trabalhar,de aprender,de melhorar e quando não somos da mesma opinião dos treinadores falamos com eles fora do treino e não batemos com as portas,pois isso é uma atitude que em nada mostra o que é na verdadeira excepção da palavra "um jogador de rugby".

2ºEstou com o Miguel Barbosa,pois o objectivo é reforçar a equipa sénior de rugby,sem duvida,a que representa o clube,mas sou apologista de que haja um plano de evolução rugbista nos escalões de formação.Passo a explicar:que os jogadores juniores joguem nos seniores(só o miranda é que o é,caso não saibam)acho de extrema importancia pois o trabalho realizado com eles foi bom,pois motiva o interesse dos treinadores seniores(estes jogadores são todos internacionais)e motiva os que são juniores de que há lugar lugar para eles nos seniores,e não desistirem.Agora digam-me o que fazem jogadores internacionais sub-18 a jogarem nos juvenis(sub-17)e a darem cabazes todos os fins de semana,será positivo para a evolução deles ou é mais um capricho de alguém.....

Esta questão de que falo já foi por mim falada com alguém que tem realmente interesse na evolução do rugby nacional e,neste caso,no c.f."os Belenenses" em particular.
1 abraço,tchau

 
At 4:37 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Isac a "bola de berlim"

 
At 6:42 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O que é isso de bater portas? Quem bateu portas?

 
At 7:26 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Então o que é feito do sachetti,do minhocas,gonçalo cabral,do indio,do santa marta,só para começar....pois é,é que isto do rugby tem se que trabalhar muito e quando se chega aos juniores e ter 3 treinos por semana mais o jogo e ter que fazer musculação,etc,etc.....é duro,mas é só para quemquer fazer carreira neste desporto.Há é quem por quem da cá esta palha falte aos treinos,não pague as quotas,não traga os papeis da inscricção,etc,etc.....se calhar queriam que lhes telefonasse-mos para virem jogar não,desculpem mas isso não é possivel,pois para serem jogadores tem que 1ºserem homens o que alguns infelizmente não o são.

1abraço,SF

 
At 1:12 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 1:12 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 11:22 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Acho é que o sf tem razão,pois os merdas já vieram à tona,pois sou uma pessoa que acompanha o rugby do c.f.b.e estes que agora aparecem não passam de uns beberolas de merda e fumadores sei lá do que,ou talvez saiba......a diante,só vou perder tempo com quem interessa,vivo os que realmente não arranjam desculpas e vem é treinar e jogar rugby

 
At 12:18 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Esse Afonso Nogueira pensava é que os juniores era uma realidade a que ele estava abituado,tipo jardim de infancia,depois viu que tinha que trabalhar no duro e isso realmente não é para todos,inventou uma lesão da tanga e pirou-se,agora anda para aí a dizer só merdas,aceite este conselho,faça o que tem feito de bom nos bambis,infantis,etc e deixe a competição para quem sabe e que já provou com os resultados que estão a vista,abra os olhos,porque a humildade nunca fez mal a ninguém e deixe-se de conversas nas costas das pessoas e olhe,repare no irmão Francisco,que é um lutador nato,um homem com H grande.Bem haja

 
At 12:48 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Pessoal, é chato ter de estar sempre a escrever isto, mas não me dão alternativa: RESPEITINHO uns pelos outros é o mínimo... discuta-se mais Rugby e menos pessoas!

 
At 1:34 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Peço desculpa mas vou ter de dizer aqui uma coisa que não gostei de ler....
Sou assiduo dos jogos de JUNIORES (escalão que + gosto de ver desde há anos, sou do tempo do Gomes, Baptista etc.)e não percebi o q queriam dizer com:... fazer progredir jogadores que tecnicamente, fisicamente ou mentalmente não tenham as condições necessárias ....
Estavam a falr do formação ? Pois digo-vos que tem táctica de jogo ,esperteza e joga com muita GARRA um passe de bola fabuloso... É pena não o aproveitarem mais....Acho mal falar no... fisicamente.....Do que tenho visto é dos que menos refila em jogo.
Um Abraço

 
At 5:52 da tarde, Blogger Afonso Nogueira said...

São opiniões...

 
At 5:59 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Viva o Gomes,o Batista,o Banana, grandes nomes do Belém!

 
At 6:12 da tarde, Anonymous Anónimo said...

e se parassem de discutir, aparecessem nos treinos, sempre motivados e dignificassem a camisola do belem, em vez de andarem para ai a discutir?

 
At 9:05 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 10:12 da manhã, Anonymous Anónimo said...

afonso ou Rui Vasco.

Porque deletaste?

Não se pode ter opinião ou nós outros não devemos Ler?

 
At 11:49 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Contra factos não há argumentos,quero com isto dizer que deixem-se de merdas e tenham ouvidos aos que andam cá há mais tempo,como essas velhas glorias,pois tem a verdadeira humildade necessaria de que pessoas que aí andam e que não se sabem defender,como,passo a citar,"São opiniões..."

 
At 2:47 da tarde, Blogger Afonso Nogueira said...

Para quê defender-me de uma pessoa que acha que uma lesão na cervical num jogador da 1ª linha é uma lesão da tanga?

Meusd amigos há muitas maneiras de estar ligado ao rugby... a minha deixou de ser como jogador (com muita pena mesmo), estou a fazer por regressar, mas é uma tarefa difícil...

Neste momento estou a apostar nas actividades de arbitragem e de treinador, é censurável? eu penso que não...

 
At 5:06 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 5:40 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 9:28 da tarde, Blogger Afonso Nogueira said...

Pediram-me para apagar dois comentários que estavam assinados com nomes de pessoas que não os escreveram.

Aos lesados - Miguel Almeida e Gonçalo Cabral - peço em nome do BELENENSES XV desculpas.

Faço ainda um apelo para que não continuem a fazer insinuações insultuosas , o risco é a extinção do blog...

 
At 3:09 da tarde, Anonymous Anónimo said...

A mim não me interessa o passado do Afonso, ele é meu treinador e acho que tem mais futuro e sabe mais sobre Rugby do que algumas pessoas que para aqui ando a criticar. Façam o vosso trabalho e deixem os outros fazer o deles! Se ele diz que teve uma lesão é por que teve, eu já o conheço suficientemente bem para saber que ele gostaria mais de ser jogador do que treinador (não é que não goste, mas são situações diferentes). Deixem-se de criticas ao Afonso e pensem nos vossos defeitos e nos defeitos das equipas!
Abraço

 
At 10:08 da tarde, Anonymous Anónimo said...

se fosse no meu tempo não havia blogs!

 

Enviar um comentário

<< Home