:: Belenenses XV ::: Belém vence Direito (13-0)

sábado, fevereiro 10, 2007

Belém vence Direito (13-0)

O Belenenses regressou às vitórias ao bater no Restelo a equipa actual campeã nacional - o Direito - por 13-0, num jogo em que os azuis voltaram a mostrar o querer e a agressividade defensiva que a caracterizou nas temporadas anteriores. O Belém alcançou assim 4 pontos, que poderiam ter sido 5 caso se tivessem verificado os quatro (em vez de apenas dois) ensaios que efectivamente estiveram prestes a acontecer.


Legenda: Azuis estrearam equipamento alternativo.

A razão fundamental desta vitória relaciona-se com a excelente atitude defensiva dos azuis, que nunca deixaram o Direito chegar à área de 22 metros belenense. Na verdade, os advogados apenas por uma vez tiveram oportunidade para pontuar (penalidade frontal a cerca de 25 metros dos postes), sem sucesso.

O Belém placou muito e quase sempre bem, foi uma equipa coesa e capaz de contestar com sucesso alinhamento e formações ordenadas de introdução adversária. Estão por isso de parabéns os avançados, reforçados hoje com o regressado Lourenço Andrade («Esparguete») e em particular a 1ª linha, muito sólida e consistente (primeiro com Murteira, China e Juan, e depois com Guillermo, China e Juan).

Destaque ainda para o regresso de Pedro Silva («Bananinha»), jogador internacional formado nas escolas do clube da Cruz de Cristo, que no início de 2006/2007 se treinou no Cascais, para regressar depois a «casa». Pedro Silva alinhou a 1º centro, formando dupla com David Mateus, e ainda a médio-abertura, após a expulsão definitiva de Bruno Nifo.

O Belenenses alinhou de início com Murteira, China e Juan Murré; Fezas Vital e Lourenço; Salvador, Uva e Valter Jorge; Nifo e Ramiro; Bravo, Pedro Silva, David Mateus, Francisco da Cunha e Moreira.

O jogo começou com ligeiro ascendente do Direito, logo anulado pelo Belenenses que antes dos 10 minutos chegou ao ensaio por intermédio de uma excelente iniciativa do n.º15 Francisco Moreira. Ramiro Alvarez falhou a conversão e logo a seguir também não aproveitou uma penalidade que poderia ter assegurado ao Belém uma vantagem de 10-0.



Pouco depois do ensaio, João Uva viu o cartão amarelo a penalizar uma suposta placagem alta, e o Belenenses passava a jogar com 14 elementos. O Direito chutava para a touche a 5 metros da linha de ensaio Belenenses, mas quando todos esperavam um maul dinâmico foi o Belenenses quem ganhou a bola (mérito dos saltadores azuis e demérito de João Correia, a revelar uma vez mais dificuldades na introdução de bolas nos alinhamentos).

Mesmo em inferioridade numérica o Belém nunca deixou de procurar atacar, e David Mateus captou bem uma bola na zona do meio campo, e correu com a oval na mão até perto dos 22 metros dos «advogados», servindo depois Francisco da Cunha, que correu sem oposição para 10-0. O primeiro tempo fechava com o Belenenses em vantagem.

Depois do reinício da partida, e após uma falta numa formação espontânea, Francisco Moreira chutou de longe aos postes - aproveitando o vento a favor - e somou 3 pontos ao marcador, para 13-0.

O Direito mostrou nesta fase do jogo pouca serenidade e apesar de ter tentado aproveitar a força da sua 3ª linha para furar a muralha defensiva azul (o capitão dos advogados Vasco Uva é de facto muito forte neste tipo de jogo) a verdade é que raramente ou nunca chegou aos 22 metros defensivos do Belenenses.

Já com o jogo perdido, João Correia pisou primeiro João Uva (quando o capitão belenense não impedia de forma alguma a saída da bola da formação espontânea), e acabou por agredir na sequência da jogada e «à cabeçada» o formação azul Bruno Nifo. Gerou-se confusão dentro de campo, e por indicação do fiscal-de-linha o árbitro da partida, João Mourinha, acabou por mostrar o cartão amarelo ao 1ª linha do Direio e... vermelho ao médio-formação do Belenenses.

Houve ainda tempo para Valter Jorge ver o amarelo, obrigando o Belém a terminar a partida com 13 jogadores em campo.

Após o apito final consumou-se a vitória azul, inteiramente merecida e a premiar a excelente atitude defensiva demonstrada ao longo de 80 minutos.

O Direito jogou efectivamente sem alguns dos seus jogadores mais criativos (em especial na defesa), da mesma forma que o Belenenses não contou com vários jogadores importantes no modelo de jogo da equipa (Mata Pereira, Cristian Spachuk, João Mirra, Diogo Pinheiro, etc.).

Etiquetas: ,

4 Comments:

At 2:35 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Sobre o Torneio das VI Nações, destaque para a prova paralela das selecções sub-20, na qual a Irlanda está em grande, com duas vitórias já alcançadas. Primeiro sobre Gales, no Liberty Stadium, e agora sobre o campeões do mundo em título - a França - por 19-16.

Está com futuro, esta Irlanda...

 
At 6:30 da tarde, Blogger Unknown said...

Injustamente, levei o 1ºcartao vermelho desde que jogo rugby!!!
E tudo por responder a uma agressão...onde o agressor levou Amarelo!
Palavras para quê!?!?!

Nifo

 
At 11:42 da manhã, Blogger Rui Silva said...

Nifo, como sabes estava na bancada e observei com estupefacção a situação.

O João Correia esteve excitadíssimo todo o jogo. Primeiro tentou agredir o Juan, que se estava a tentar desfazer das provocações do Mota (pilar). Depois entrou sempre no contacto de mão fechada à frente. Concluiu a sua fraca exibição pisando o Uva (sem que NADA o justificasse) e a dar-te cabeçadas... inqualificável, visto que se trata de um jogador com lugar cativo na selecção...

 
At 7:16 da tarde, Blogger amilcarmendes said...

Parece-me que esta conversa é um lavar de roupa suja...

 

Enviar um comentário

<< Home