:: Belenenses XV ::: Austrália: «Gregan under fire!»

segunda-feira, agosto 07, 2006

Austrália: «Gregan under fire!»

O capitão e médio formação dos Wallabies George Gregan está debaixo de fogo no seu próprio país, onde a exigente imprensa especializada publica sucessivas notícias e artigos de opinião que defendem a sua substituição e a renovação do estatuto de líder do XV. Eddie Jones, ex-seleccionador da Austrália, avança até com o nome de Matt Giteau, abertura de apenas 23 anos, com 34 internacionalizações.


Legenda: George Gregan e Matt Giteau, duas gerações do Rugby «aussie» (créditos das fotos: Site Oficial da ARU)

Para que se perceba do que estamos a falar, Gregan será para os australianos aquilo que Luis Figo é para os portugueses fãs de futebol. Uma referência nacional, associada aos momentos altos do Rugby «aussie» dos últimos anos, bem como aos seus múltiplos insucessos.

Ele é «apenas» um dos jogadores mais internacionais da história da modalidade, capitaneando uma equipa que tem no seu historial dois títulos mundiais (é a única que já venceu o Campeonato do Mundo mais que uma vez). Joga de «canguru» ao peito há 12 anos, e não é de um dia para o outro que se questiona a capacidade de liderança de um jogador como Gregan.

Acontece que há já algum tempo que o descontentamento face ao desempenho «aussie» vem crescendo, e após a partida de Eddie Jones do comando dos Wallabies a rota das más exibições (ou pelo menos das exibições pouco convincentes) não terminou. Hoje é Gregan quem sente na pele a ira da ilha continente, sedenta de mais taças e sucesso no mundo oval da Rugby Union.

Que culpa terá Gregan na patente falta de alegria australiana em campo?

5 Comments:

At 10:52 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Apenas como complemento ao texto, acrescento que Eddie Jones sugere não apenas a retirada da «braçadeira» de capitão a Gregan, mas mais que isso: a sua substituição da equipa.

Eddie sugere Giteau para n.º9, e até a substituição do veterano Larkham.

Já agora, onde anda Drew Mitchell?

 
At 1:48 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Acho estranho, o gregan é um grande formação, dá uma verticalidade de jogo fascinante, movinto e rapidez é com ele. Creci com o rugby e pra mim sempre foi um idolo, e um lider em campo, mas todas as estrelas todos os dias sofrem pressao dos mais jovens, é só pena a falta de respeito das pessoas... Gregan é muito grande em forma e em baixo de forma... é um guerreiro e sempre deu tudo o que tinha pela Australia!

 
At 1:52 da manhã, Anonymous Anónimo said...

já agora rui! Ve.se metes ai www.rugbyagraria.com embora esteja a ser alterado é um bom site acredita...

é verdade sabes kem foi o maior derrotado da epoca passada de rugby?

 
At 8:08 da manhã, Blogger Rui Silva said...

Em Portugal?
Na DH foi a Acad+emica, no Restelo... 14 ensaios sem resposta. 89-0.

 
At 8:15 da manhã, Blogger Rui Silva said...

Rodrigo,
Link para a AGrária já está incluido, Podes verificar. Sobre o Gregan, é engraçado que o ausam precisamente de falta de rapidez na (re)colocação da bola em jogo. É como se ele jogasse à europeia, com bolas mais trabalhadas mas mais lentas.

 

Enviar um comentário

<< Home