:: Belenenses XV ::: Alteração dos Escalões Etários

quarta-feira, agosto 02, 2006

Alteração dos Escalões Etários

Prudência é a minha opinião acerca da proposta da FPR para a alteração dos escalões etários.

Esta proposta tem “o objectivo de alinharmos os nossos escalões etários, com aqueles que se praticam internacionalmente, nomeadamente no que diz respeito aos Campeonatos Europeus de Sub-18 e Sub-20, é intenção da FPR, e depois de ouvidos os clubes, subir um ano todos os escalões existentes, criando-se assim o seguinte escalonamento para 2006/07:

• Seniores: todos os que excedam a idade abaixo prevista em 2006
• Sub-20: 18 e 19 anos completados até 31 de Dezembro de 2006
• Sub-18: 16 e 17 anos completados até 31 de Dezembro de 2006
• Sub-16: 14 e 15 anos completados até 31 de Dezembro de 2006
• Sub-14: 12 e 13 anos completados até 31 de Dezembro de 2006
• Sub-12: 10 e 11 anos completados até 31 de Dezembro de 2006
• Sub-10: 8 e 9 anos completados até 31 de Dezembro de 2006
• Sub-8: 6 e 7 anos completados até 31 de Dezembro de 2006”


É uma proposta que implica uma série de ajustes tanto nos modelos competitivos como na organização dos clubes. Vejamos:

- 5 escalões etários a cargo das Associações Regionais, implica o desdobramento dos técnicos da ARS e NA (que são poucos)

- Criação de mais um escalão, o dos super-bambis, com jogadores com 6 e 7 anos. O actual escalão de Bambis (Sub-9) é um escalão com um número reduzido de atletas, em que não raras vezes nos torneios é necessário juntar 2 equipas para ter “quórum”. Retirar uma faixa etária aos Bambis pode significar a morte do escalão (nunca no Belém pois na passada temporada tivemos mais de 45 Bambis)

- Mais um escalão etário implica mais técnicos, que são poucos em todos os clubes incluindo no Belenenses. Por consequência, ter mais treinadores implica mais ordenados, será que o dinheiro estica?

- Mais um escalão implica também espaço físico para treino e material. É um facto inquestionável que, por exemplo, no Belenenses temos o campo às 3ªs e 6ªs a rebentar pelas costuras, com treinos de Bambis, Benjamins, Infantis, Iniciado e Juvenis. Esta é uma realidade que não difere para outros clubes.

Penso que ainda não estão reunidas as condições necessárias para pôr em prática esta medida. Provavelmente dentro de 2 ou 3 anos, quando tivermos um rugby mais desenvolvido principalmente em termos logísticos!

9 Comments:

At 11:19 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Afonso

Se o argumento da FPR diz respeito à uniformização dos escalões nacionais com os internacionais, então parece-me que a questão dos bambis não faz sentido. Há provas internacionais de bambis?

Uma coisa é mexer nos Sub-20, nos Sub-18... Outra é separar os sub-8 dos sub-10. Segundo entendo é isso que está em causa, certo?

A mim não me faz sentido.

Outra questão: esta uniformização ainda é proposta ou hjá é decisão?

 
At 1:25 da manhã, Blogger Afonso Nogueira said...

A partir do momento em que uma alteração nos sub-20 e sub-18 implica uma série de alterações nos outros escalões!

Incluindo a craiação de mais um escalão. A notícia da FPR é apenas uma proposta, e eu como treinador de escalões de formação oponho-me (nestes moldes) a esta mudança.

Conheço bem a realidade não só do Belém mas de outros clubes e poderá significar a morte do escalão de bambis ou retardar o desenvolvimento deste mesmo escalão.

 
At 10:43 da manhã, Blogger Rui Silva said...

Ou seja, num momento em que se exige - para a própria sobrevivência da modalidade e da qualidade das nossas equipas/selecção - aumentar o número de praticantes, esta medida pode colocar em causa esse objectivo, inscrito no Plano Estratégico.

Estou certo?

 
At 10:45 da manhã, Blogger Rui Silva said...

Ou melhor... mesmo que não tenha efeito em termos de número de praticantes, terá efeitos na qualidade da sua formação. É mais por aí.

 
At 1:35 da tarde, Blogger Afonso Nogueira said...

Nem mais.

Sendo uma bandeira da FPR o aumento do número de atletas, não nos podemos dar ao luxo de perder jodadores assim.

 
At 3:37 da tarde, Anonymous Anónimo said...

acho que este assunto prende-se principalmente com o facto das selecções que vão participar nos campeonatos europeus e mundiais passaram e ter estes escalões etarios, mas acho que nesses escalões que voçês falam acho um pouco despropositado fazer novos escalões

 
At 6:41 da tarde, Anonymous Anónimo said...

os seniores de 1º ano os sub 21 podem jogar nos sub 20?

alguém sabe responder a esta pergunta?

abraços

 
At 8:31 da tarde, Blogger Afonso Nogueira said...

Não te sei responder concretamente a essa pergunta, mas se são sub21 em principio não. A notícia da FPR é o único elemento (http://www.fpr.pt/noticias/noticia.asp?id=5877&id2=4)

De qualquer maneira esta é apenas uma proposta, penso que não será posta em prática já na próxima época. Esta decisão carece de aprovação da Assembleia-geral, portanto até prova em contrário permanecem os escalões em vigor.


Não entendo o porquê desta proposta ser tornada pública pela FPR nesta altura, quando os clubes já têm a época preparada (com técnicos contratados, etc). Não é o momento certo, penso eu!

 
At 5:28 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Antes de mais parabéns pelo blog!
Mais um bom trabalho!!

Quanto ao tema em discussão, a alteração dos escalões neste momento parece-me completamente desprovida de sentido. Senão vejamos:

- Os infantis (pelo menos é o que me parece depois de ler a noticia da FPR) vão passar a andar separados dos outros escalões. O que só por isso aumenta os custos das escolas de rugby dos diversos clubes.

-As competições de infantis vão ser organizadas pelas associações regionais de rugby. Tal como se passou nos iniciados este ano, é muito bonito para os clubes debaixo da alçada da ARS porque são muitos e fazem muitos jogos. Quanto a nós, no CDUP, não podemos "condenar" os nossos jogadores a jogarem até março( se o calendário for semelhante ao que foi usado este ano nos iniciados) com equipas como o CRAV ou o CLIP, correndo o risco de vermos os miudos desistir porque o que eles gostam é de jogar contra os melhores(que, á imagem do rugby sénior, estão em Lisboa).

-O espaço no campo! Este ponto é problematico apenas para alguns clubes. Os que têm muitos miudos e pouco espaço(casos, entre outros, do CDUP e Belenenses)! Cá no Porto as escolas treinam ás 4ª e 6ª, e não acho que seja possivel colocar mais um escalão a treinar num campo onde ja treinam bambis, benjamins, infantis, iniciados, juvenis e feminino. É muito complicado.

- Outro ponto importante é que mais um escalão significa mais um ou dois treinadores. Mais uma despesa. "Grão a grão"!

-Deixo para o fim aquele que me revolta mais, a data da proposta!
Não é que nós nao estejamos já a espera de coisas destas vindas da Federação, mas acho de uma total falta de respeito pelos clubes o anuncio de uma medida destas a 1 mês do inicio dos treinos.
Nós, nas escolas do CDUP ja temos a época praticamente toda planificada: treinadores a fazer os cursos, equipas técnicas definidas, espaço no relvado distribuido(parece que não mas é complicado), etc. Toda uma estrutura montada para o rugby sub 15 que iria englobar 4 escalões e que de repente pode ter que englobar mais um, nascido não se sabe bem de onde! Sem nexo!

Porque não transformar o escalão de iniciados num escalão de três anos sub-dividido em 2 escalões! Iniciados A: as equipas com os jogadores de 15 anos e os maiores jogadores de 14 anos.
Iniciados B: as equipas com os jogadores de 13 anos os jogadores de 14 anos mais pequenos.
Não é uma solução perfeita, mas parece-me que resolve alguns problemas
-o Iniciados A e B terem as mesmas regras, nº de jogadores, e área de jogo o que permitia que houvesse jogos dos dois "sub-escalões" no mesmo campo.
-Ao juntar tudo num escalão, evita-se a existência de mais treinadores que, por vezes, podem ser dificeis de suportar.
-Os escalões nivelam-se no ponto em que é importante nivelar: sub-18 e sub-20.


Um abraço
Francisco Branco

 

Enviar um comentário

<< Home