:: Belenenses XV ::: Perspectivas para 2006/2007 - os «centros»

sábado, agosto 05, 2006

Perspectivas para 2006/2007 - os «centros»

Com as camisolas 12 e 13 jogam os chamados «centros» de um XV de Rugby. Os centros são jogadores da linha de «três-quartos» que localizam o seu jogo no centro da defesa da sua equipa, entre os dois pontas e logo atrás do médio-abertura.

O Belenenses possui no seu plantel o melhor centro português e aquele que será, na minha opinião, o melhor jogador português da actualidade: Diogo Mateus. Este internacional A português, que joga de forma igualmente brilhante o Rugby de XV e de «Sete», alinha com a camisola n.12, sendo por isso o chamado «1º centro».

Pelas suas mãos passam muitas bolas nas fases de jogo ofensivo da equipa do Belenenes. O Diogo tem a capacidade de, por um lado furar as defesas contrárias, e por outro ir ao seu encontro, arrastando consigo os jogadores que o tentam placar. em funções defensivas, é um excelente placador, o que levou o seleccionador nacional a afirmar publicamente que «quando ele jogo, por ali não passa nada».

Ao seu lado, por norma, jogo Diogo Pinheiro («Hernani»), um jogador menos poderoso fisicamente e menos talhado para o ataque, mas com enorme eficácia na defesa. Quando faz dupla com Diogo Mateus, os dois parecem saber jogar de olhos fechados, realizando um trabalho complementar com grande eficácia.


Legenda: A habitual dupla titular, Diogo Pinheiro e Diogo Mateus.

Para além desta dupla habitualmente titular, o Belenenses possui outras soluções para o centro da linha de «três-quartos»: o junior Duarte Bravo (que já é internacional A na selecção de «sevens» e que alinhou na equipa senior em jogos da Taça de Portugal 2005/2006), o habitual «ponta» David Mateus (irmão gémeo de Diogo Mateus), Castro Pereira e Valter Jorge.

Se as lesões não afectarem de forma drástica este sector da equipa, não serão os centros uma dor de cabeça para Francisco Borges em 2006/2007. Temos futuro, nestas posições!

Outros artigos da mesma série:

Perspectivas para 2006/07 - a 1ª Linha
Perspectivas para 2006/07 - a 2ª Linha
Perspectivas para 2006/07 - a 3ª Linha
Perspectivas para 2006/07 - os «médios»