:: Belenenses XV ::: Jogo «a feijões»… ou duelo de titãs?

quinta-feira, agosto 24, 2006

Jogo «a feijões»… ou duelo de titãs?

Com o título 2006 do Tri Nations entregue aos All-Blacks, aliás de forma justíssima, a equipa de Graham Henry desloca-se ao terreno do seu maior rival de sempre – os Springboks – sem a pressão de precisar de vitórias para arrecadar a taça… Todavia os jogos entre as duas nações nunca são a feijões, e depois de terem vencido os sul-africanos em casa, os All-Blacks não quererão deixar de surpreender os seus opositores no seu próprio terreno.

Os jogos entre as duas nações nunca foram meros encontros de amigos. Neozelandeses e sul-africanos são de facto as duas grandes nações rugby do hemisfério sul, e muito provavelmente os dois países mais poderosos do mundo oval. Eis um resumo estatístico dos encontros entre os dois XV’s (desde 1903):

- 68 jogos disputados
- 37 vitórias para a Nova Zelândia
- 28 vitórias para a África do Sul
- 3 empates

A história beneficia, ainda que de forma ligeira, os homens de negro… mas se olharmos para os últimos resultados verificamos que a última vitória dos All-Black nas terras altas da África do Sul aconteceu há 3 anos, a 8 de Novembro de 2003.

As duas nações disputam também, dentro do Tri Nations, uma Taça: a Liberty. Ambos os países quererão guardar o troféu na sua sede, e os sul-africanos (que estão a realizar um Tri-Nations para esquecer, durante o qual averbaram uma pesadíssima derrota frente aos australianos, na terra dos cangurus) jogarão com tudo.

Do lado dos Kiwis é sabido que, não obstante a permanência de Richie McCaw no XV, Henry aproveitará para fazer algumas alterações, fazendo regressar à equipa atletas recuperados de lesões – como o médio-formação dos Hurricanes Piri Weepu – e rodando atletas menos utilizados, em dois jogos que serão tudo menos fáceis.

Quem levará a melhor?... É pergunta para encontrar apenas resposta depois da jornada dupla que se avizinha.