Placagens
Antecipando o Dossier de Introdução ao Rugby, que vai começar a ser publicado em breve por Rui Vasco Silva, vou falar-vos sobre uma das dominantes técnicas base mais importante num jogo de rugby: a Placagem*.
Uma placagem dá-se quando, um jogador portador da bola, estando de pé, é agarrado por um ou mais adversários e atirado para o chão. É então o factor primordial e indispensável para se poder jogar rugby.
Atitude postural:
- Pernas semi-flectidas com abaixamento do centro de gravidade, apoios paralelos
- Tronco semi-flectido com as costas direitas, ombros posicionados no sentido da placagem, olhar para o alvo
- Corpo próximo do adversário, de modo a impossibilitar fintas
- Força explosiva dos membros inferiores
- Velocidade de arranque dos membros inferiores no sentido crescente, a perna e o pé contrário ao ombro placador avança
- O ombro placador no momento do contacto faz uma rotação, de modo a uma aplicação correcta da força (movimento de um golpe de boxe)
A tabela seguinte, fornecida pela Escola Técnica Nacional, faz uma análise, por posição do número de placagens efectuadas no Torneio da VI Nações B (ano 2003)
* Parecer da Sociedade Portuguesa da Língua Portuguesa: “Placagem deriva do francês placage, que está ligado ao verbo plaquer, o qual provém, por sua vez, do neerlandês plakane. Portanto, não tem relação com o verbo português placar ou aplacar, de origem latina. Sugere-se, de acordo com o conceito pretendido, a palavra assolagem”
1 Comments:
Interessante seria também saber o número de placagens sofridas, em cada uma das XV posições.
Enviar um comentário
<< Home