:: Belenenses XV ::: Rugby em Portugal (Desenvolvimento)

sábado, julho 29, 2006

Rugby em Portugal (Desenvolvimento)

Com 9 clubes filiados, a FPR organiza o primeiro Campeonato de Portugal (1958/59), de que saiu vencedor o Clube de Futebol “Os Belenenses”.

Durante as décadas de 60 e 70 verifica-se o crescimento dos clubes universitários e à implantação do Rugby na zona norte e região sul.

Constata-se também o domínio do CDUL na conquista de títulos e a importância dos estádios universitários de Lisboa, Coimbra e Porto como centros de apoio a treino e competição. A par destes factores reveste-se de grande importância e fomento da modalidade em Portugal o início da transmissão televisiva de alguns jogos do Torneio das V Nações, com cobertura regular a partir de 1969.

No entanto este crescimento coincide com um momento de abandono dos contactos internacionais no escalão sénior de 1974 a 1979.

O crescimento do número de praticantes mais jovens, aliado aos contactos regulares das Selecções Nacionais de jovens com países mais evoluídos, permitiu o aparecimento de gerações de jovens jogadores que, durante as décadas de 80/90, contribuíram para a melhoria do Rugby Português, bem expressa nos resultados e prestigio internacional das nossas selecções. Tal melhoria veio a ser comprovada após o regresso às competições internacionais no escalão sénior.