:: Belenenses XV ::: Perspectivas para 2006/07 - a 3ª Linha

segunda-feira, julho 31, 2006

Perspectivas para 2006/07 - a 3ª Linha

A terceira linha do pack avançado é composta por dois flanqueadores e um elemento central, o único jogador cuja posição não tem «nome técnico»: o n.º8.

Os dois flaqueadores cumprem funções diferentes: o n.º6 é o chamado flanqueador do lado fechado, enquanto que o n.º7 é o flanqueador do lado aberto. Esta diferença encontra explicação no posicionamento que cada um ocupa na formação ordenada. O n.º6 ficará sempre do lado da formação mais próximo da linha lateral. Ele defenderá o lado mais fechado (porque com menos espaço disponível) do campo. O n.º7 encontra-se sempre do lado com mais espaço, ou seja, aquele que está mais afastado da linha lateral (ver imagem).


Créditos: Página da BBC

Os flanqueadores são, regra geral, jogadores completos. Como membros do pack avançado, eles concentram grande parte da sua atenção em tarefas associados à luta pela posse da bola e nas fases estáticas do jogo. Por outro lado, e em especial o n.º7, são jogadores que participam activamente no ataque e que são muito activos no apoio aos companheiros que avançam em direcção à linha defensiva adversária.

Costumam ser placadores destemidos e, para tal, devem possuir compleição física adequada e sobretudo muita técnica.

Na próxima temporada o Belenenses terá ao seu dispôr bons flanqueadores, e se João Uva regressar após a sua grave lesão - cuja recuperação tem sido penosa e prolongada - a 3ª linha azul voltará à sua máxima força. João Uva é provavelmente o melhor n.º7 do Rugby nacional da actualidade. Se regressa ou não aos relvados é coisa para confirmar em Setembro. Pelo minha parte tenho esperança que sim. O João Uva foi uma peça fundamental no pack azul até ao momento da lesão, e com ele dificilmente o Belenenses teria perdido a Divisão de Honra. A sua voz de comando foi essencial ao XV belenense, e o regresso na próxima temporada seria o melhor reforço possível para o conjunto azul.


Legenda: João Uva

É certo que David Penalva (que também alinhou na 2ª linha, sobretudo na selecção) regressou a França, mas as restantes soluções «da casa» são muitas e fortes: Sebastião Cunha, Valter Jorge, Gonçalo Lucena e Francisco Nogueira são quatro hipóteses credíveis. Mais um jogador - quem sabe oriundo dos juniores - poderia dar maior consistência ao sector.

A posição n.º8 (por alguns chamada «terceira linha centro») ficou enfraquecida com o regresso de Manuel Castagnet (o melhor dos três argentinos vindos dee Buenos Aires em 2005/2006) ao seu clube de origem. Valter Jorge poderá sem dúvida ocupá-la, e assegurar a tarefa com eficácia. Trata-se de um jogador muito forte, que gosta de ter a bola nas mãos e atacar as defesas contrárias. Tem iniciativa!

Na minha opinião, o Belenenses deveria procurar ter no n.º8 um jogador com capacidade de passe, para (sempre que possível) libertar o médio-formação e transformá-lo em mais um elemento da linha de «três-quartos». Algumas equipas de topo do Rugby mundial utilizam muito esta solução (Rodney So'oialo, nos All-Blacks, assegura muitas vezes a extracção da oval de dentro da mêlée), e creio ser uma ideia interessante, pouco usada entre nós.

No que se refere ainda a saídas, registe-se o abandono dos relvados do histórico e por todos muito querido António Cunha «Balula», que com quase 40 anos de idade e cerca de 30 anos como jogador do Belenenses deixará muita saudade.