:: Belenenses XV ::: Formação Ordenada - Parte 1

quinta-feira, setembro 14, 2006

Formação Ordenada - Parte 1

Na passada semana à conversa com um conhecido treinador português, com muito trabalho demonstrado nos últimos anos na formação de jogadores, ao falar sobre técnica e táctica de um pack avançado ele confessou-me, «nunca me tinha apercebido de que as Meleés têm tantos pormenores, acho que os pilares têm que ter os pés e as costas direitas, aquilo tem umas pegas todas especiais…». Penso que este pensamento traduz muito das falhas do rugby português.

É um facto que os jogadores com características físicas para alinhar na 1ª linha são poucos (veja-se o caso da 1ª linha da selecção nacional, com mais argentinos naturalizados do que portugueses), mas há que arranjá-los nalgum lado, e os que já arranjámos temos que preservar. Na minha experiência como jogador e já vi vários jogadores com essas características a «fugir» do Rugby por variadas razões, uma delas é, sem dúvida, a falta de conhecimento dos treinadores dos aspectos técnicos não os podendo transmitir aos jogadores tendo como consequência a médio/longo prazo LESÕES GRAVES, ao nível da coluna, joelhos, etc.

Infelizmente ainda existem muitos treinadores em Portugal que insistem em não obter a formação mínima necessária desempenho da sua actividade de FORMADOR. Não querendo desviar-me do assunto, digo apenas que os cursos de treinadores não só existem, como têm um nível bastante elevado de quantidade, como são MESMO para ser frequentados (a meu ver por TODOS aqueles que têm interferência directa numa equipa, seja ela de um escalão de formação ou de competição).

Voltando aos avançados, é de frisar que para os ¾ terem bolas para jogar e fazer «espectáculo» o pack dá o litro para manter a posse de bola, muitas vezes este é um trabalho é feito às escondidas do público, mas aquelas «molhadas» são mesmo a sério e duras. Para além destas situações os avançados têm um papel preponderante nas situações estáticas (Alinhamento e Formação Ordenada).

Em breve falar-vos-ei da Formação Ordenada, conhecida também por Melleé ou Scrum. Todos os pormenores de postura dos jogadores, comunicação árbitro/jogadores e entre jogadores, pegas entre os jogadores, etc, serão desmistificados…

Fiquem atentos…


Créditos: Site CoachingRugby

4 Comments:

At 9:21 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Este artigo comeca com um facto preocupante, ou seja treinadores, e formadores que nao sabem que os pilares têm que ter os pés e as costas direitas, a uma determinada altura, e o tipo de pegas, nao so e mau a nivel da formacao de jogadores como vem confirmar um outro facto: Ha muita gente que nem sequer sabe as Leis do Jogo!!! Se calhar sao os primeiros a protestar com o arbitro por verem os seus jogadores a serem penalizados numa formacao ordenada!!!!
Quanto ao desmistificar a formacao ordenada, Boa Sorte :-) a "tribo da 1 linha" e quase como uma socieade secreta dentro do Rugby...os arbitros que o digam

 
At 12:24 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Afonso, sobre a mêlée, aconselho a leitura deste boletim da IRB:

http://www.irb.com/NR/rdonlyres/FC40B762-31C3-45DE-982A-25230B15FEA7/0/1_multipart_xF8FF_2_ENGLISH.pdf

Abraço!

 
At 12:45 da tarde, Blogger Afonso Nogueira said...

Obrigado Rui,

Tomei conhecimento deste boletim pelo blog Rugby Ideias soltas, do Paulo Murinello, q vai tendo algumas opiniões com pés e cabeça sobre o rugby português.

Leiam o que o Muri escreveu sobre a Melleé:
http://rugby-ideiasoltas.blogspot.com/2005/11/formao-ordenada-mle-scrum-chamem-lhe.html

 
At 2:02 da tarde, Blogger Afonso Nogueira said...

Prometo apenas q vou fazer o meu melhor, mas o artigo não será publicado antes de 2ª feira.

Vou estar durante todo o fim-de-semana no curso de treinadores nível 2 nas caldas (vou estar desconectado do blog), vou tentar ter para este artigo uma participação especial...

 

Enviar um comentário

<< Home