:: Belenenses XV ::: Soltas

quarta-feira, setembro 13, 2006

Soltas

#1
Marcação de jogos (Taça de Portugal)

A Taça de Portugal arranca já a dia 23, e não obstante a desistência anunciada pelo Belas, a primeira jornada reveste-se de especial interesse, já que as equipas da Divisão de Honra se enfrentarão.

No Grupo B (o grupo do Belenenses), encontra-se já marcado o Évora-UTAD (Campo Estrela, dia 24, pelas 15:00h), e aguarda-se a todo o momento da marcação do econtro entre os azuis do Restelo e o CDUL. Recorde-se o artigo que aqui escrevemos acerca das comemorações do 87º aniversário do Belenenses, e a possibilidade (mais que viável) do jogo da Taça se realizar no domingo, dia 24, pelas 10:00h, no relvado n.º2 do Complexo belenense.

Nos restantes grupos, destaque para os seguintes jogos:

Cascais - Direito (dia 23, pelas 15:00h)
Técnico - Agronomia (dia 23, pelas 16:30h)
CDUP - Benfica (data a definir)

Os jogos entre equipas da «1ª divisão», incluem ainda dois encontros bastante interessantes:

Académica - Caldas (dia 24, pelas 15:00h)
Lousã - Vilamoura XV (data a definir)

Que a «batalha» comece!

#2
Real Madrid (re)entra no Rugby

De acordo com notícias que nos chegam do país vizinho, o Real Madrid encontra-se em negociações (avançadas) com o CRC Madrid, no sentido de passar a competir ao mais alto nível nas competições de clubes do estado espanhol. A presença dos «merengues» apenas se concretizará todavia em 2007/2008.

Por outro lado, o Barcelona FC também vai investir mais no Rugby, e segundo o site oficial do emblema catalão, um convénio estabelecido entre o mais popular clube daquela nação e a USAP Barcelona permitir-lhe-á alinhar na Divisão de Honra durante as próximas três temporadas. Assim, em 2007/2008, o Rugby espanhol assistirá a um Barcelona-Real Madrid também em Rugby, o que certamente atrairá as maiores atenções para a modalidade.

Os espanhóis (re)começam a trabalhar a sério no Rugby, e a recente subida da sua selecção à primeira divisão europeia da FIRA-AER não é apenas o resultado de um acaso! Simultaneamente, e ao contrário do que acontece com Portugal, o Rugby feminino castelhano está a disputar o Mundial.

É tempo de olharmos para o que se passa à nossa volta e atalhar caminho. É que os «nuestros hermanos» não brincam em serviço, e podem com relativa facilidade voltar a ultrapassar Portugal no mundo oval. Não é isso que queremos, pois não?

#3
Trocas e baldrocas entre a Union e a League

É certo e sabido que a Rugby Union e a Rugby League nunca foram exemplos de convivência pacífica. E é também verdade que a transferência de atletas de uma para a outra (seja em que sentido for) envolve sempre «troca de galhardetes» e polémicas com impacto «q.b.» nos respectivos países.

Vem esta curta introdução a propósito de duas realidades distintas em curso relativamente as duas grandes nações-rugby, uma do hemisfério norte e outro no hemisfério sul.

Em Inglaterra, assiste-se à atracção de jogadores da League relativamente à prova principal da Union, a Guiness Premiership. Depois de Jason Robinson ingressar nos Sharks, outros atletas lhe seguiram o exemplo, motivados por factores desportivos e... financeiros. Este ano foi a vez de Andy Farrel ingressar nos Saracens de Londres (tal como outros jogadores, noutros emblemas da Union) e nos planos de Andy Robinson para o França 2007.

Já na Austrália, Matt Rogers e Lote Tuqiri (dois nomes grandes dos Wallabies e da Union) ponderam o regresso à Rugby League, motivados por causas diversas. Trata-se de uma má notícia para o XV australiano, que depois de mais um Tri Nations para esquecer se prepara para viver um ano agitado de preparação para um Mundial que ambiciona (e com legitimidade) vencer pela 3ª vez.

#4
«Quins» em maré de azar

Os recém promovidos NEC Harlequins (Guiness Premiership, Inglaterra) continuam em maré de azar na prova máxima de clubes, nas «terras de Sua Majestade». Os «Quins» perderam os dois jogos das jornadas iniciais da prova sem serem dominados (no encontro da primeira jornada estiveram na frente até ao último minuto do encontro), e agora deparam-se com um novo problema: uma das estrelas da equipa, Stuart Abbott, foi suspenso por três semanas na sequência de uma placagem perigosa, ocorrida no jogo diante dos London Irish (1ª jornada). O jogador estará indisponível até ao próximo dia 3 de Outubro.

A ex-equipa de Jason Leonard continua assim a «marcar passo» numa prova que deseja disputar de igual para igual com os XV's mais competitivos da Liga.

#5
Paixão é a motivação!

O site da Guiness Premiership lançou uma votação online acerca das causas que levam os ingleses a «aderir» de forma tão entusiasta às competições nacionais de clubes. Neste momento, e com a votação ainda em aberto, eis os resultados do referido «inquérito»:

Pergunta: Qual a melhor característica do Rugby de clubes?

Respostas/Percentagens:

- Paixão e entusiasmo, 43%
- Ambiente amigável, 19%
- Força e rapidez, 13%
- Camaradagem, 11%
- Honestidade, 6%
- Um dia fora com a família, 5%
- Proximidade com os jogadores, 4%

Estes resultados demonstram aquilo que venho defendendo há muito neste Blog, bem como no entretanto suspenso «Rugby Azul»: é preciso reforçar a paixão clubística no Rugby luso. É imperativo imprimir entusiasmo junto dos adeptos relativamente às competições de clubes.

1 Comments:

At 12:05 da manhã, Blogger Rui Silva said...

Não obstante a troca da Union pela Rugby League, Matt Rogers já garantiu que está disponível para alinhar pelos Wallabies no Mundial de 2007.

Já agora, e apenas por curiosidade, o site Rugby heaven avança com o vencimento anual deste fullback na Union: 650.000 dólares australianos. Qualquer coisa como 365.000 euros.

Enfim... trata-se de um assunto (este, do Rugbu ultra profissional) para abordar com calma, posteriormente.

 

Enviar um comentário

<< Home