:: Belenenses XV ::: Rugby azul no 87º aniversário d'«Os Belenenses»

terça-feira, setembro 12, 2006

Rugby azul no 87º aniversário d'«Os Belenenses»

De acordo com o programa oficial das comemorações conjuntas do 87º aniversário do Belenenses e dos 50 anos do Estádio do Restelo, cabe ao Rugby disputar no dia 24 de Setembro (domingo), pelas 10:00 horas, um jogo contra adversário a designar.

Ora, tendo em conta que a primeira jornada da fase de grupos da Taça de Portugal senior se disputa precisamente nesse fim-de-semana - estando prevista a deslocação do Belenenses à casa do CDUL - parece-me mais que provável a inversão da jornada e a realização do mesmo jogo entre as mesmas equipas (ou seja, Belém e CDUL), mas no Estádio do Restelo (leia-se, relvado 2).

É com alguma pena que tomo conhecimento do programa das festividades, e da sua relativa «pobreza», histórica, cultural e desportiva. Tenho também pena que ao Rugby seja destinado um horário tão impróprio (10:00h da manhã), jogando-se em simultaneamente no Pavilhão Acácio Rosa um jogo de Futsal (equipa junior). Conhecendo como conheço os sócios azuis, serão os jogadores no campo e «meia-dúzia» de pessoas na bancada.

Creio que um Belenenses-CDUL (recordemo-nos que o CDUL tem no seu palmarés 17 campeonatos nacionais, sendo o mais premiado emblema do Rugby luso), a confirmar-se, mereceria divulgação e público. É algo que se pode fazer durante o curto período que resta até dia 24... Mas é preciso deitar mão à obra.

Algumas propostas imediatas:

- Façam-se folhetos para distribuir pelos sócios que no dia anterior (23 de Setembro) se deslocarão ao Restelo para assistir ao jogo entre Belenenses e Naval 1º de Maio, a contar para a I Liga de Futebol;

- Anuncie-se o jogo durante a partida de futebol, no Estádio, e não apenas o concerto dos «D'ZRT» com a presença dos meninos dos «Morangos com Açucar». Reduzir as festividades dos 50 anos do Complexo a um concerto para «teenagers» é agredir violentamente a história do Belenenses!

- Altere-se a hora do jogo, «colando-a» à do jogo de Andebol (equipa senior), que terá lugar pelas 18:00h. Ou seja, realize-se o jogo de Rugby pelas 16:00h, permitindo aos associados ver as duas partidas de seguida, como é hábito e prática comum entre algumas modalidades do clube;

- Organize-se uma iniciativa que atraia público às bancadas... Por exemplo, a oferta de uma bola autografada pela equipa, ou de uma camisola da equipa principal (da temporada passada), mediante a realização de um sorteio!

- Aborde-se este jogo com a «pompa e circunstância» que merece! Um Belenenses-CDUL (a confirmar-se, volto a repetir) é um «clássico» do Rugby. Entregue-se uma Taça à equipa vencedora do jogo, e mantenha-se ano após ano o embate, criando um género de Torneio a manter entre duas grandes equipas da cidade de Lisboa;

- Aproveite-se a circuntância, e faça-se a justa homenagem aos campeões de há 50 anos, pois foi em 1956 que o Belenenses conquistou o seu primeiro título nacional de Rugby. Nessa mesma temporada, os azuis venceram o Campeonato de Lisboa (com o CDUL a ficar na segunda posição!). Acácio Rosa destacou, de entre os vários campeões, três nomes cuja a quem (permanente) homenagem deveria ser prestada: o Comandante Maia Loureiro (treinador), Hernâni Pinheiro e José Roque.

Existem 1001 possibilidades e ideias a desenvolvem... haja vontade! E por favor, meus queridos amigos do Rugby (e da Direcção) azul, não encolham os ombros nem se resignem à fatalidade de «jogar para ninguém».

5 Comments:

At 12:57 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Caro Rui Vasco:

Em primeiro lugar parabéns pelo blog, extremamente completo e com informação sempre actualizada.

Frequento diariamente o site e considero as suas opiniões e críticas sobre o rugby português extremamente válidas e sensatas, algo que é cada vez mais raro.

Acima de tudo porque me parece que, mais do que a paixão pelo belenenses, a sua grande paixão é mesmo pelo rugby e pelo desenvolvimento do rugby em portugal. E isso faz TODA a diferença!

Como tal, gostaria de saber qual a sua opinião sobre o mais recente balanço da ars sobre o rugby juveni (está disponível no site deles).

Continue o EXCELENTE trabalho.

 
At 10:33 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Excelentes propostas... como adepto que sou do Belém, com foco especial no Rugby, espero que seja ouvido. Que bonito seria se para varias as bancadas estivessem repletas de gente, fazendo a equipa sentir o "peso" de um campo cheio.

 
At 1:31 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ja pensaste em falar com alguem responsavel pela direccao do rugby acerca dessas ideias. Acho que esse e o caminho mais rapido.
Abraco

 
At 2:18 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Miguel, tenho a melhor relação com a direcção do Belenenses, com a qual colaborei e colaboro sempre que a minha ajuda é solicitada. Aliás, sou colaborador permanente do site oficial e do jornal do clube.

As pessoas conhecem as minhas ideias e até sabem que este blog existe... Envio mails frequentemente a responsáveis e até já me disponibilizei para ajudar (de forma concreta, e não apenas «para a fotografia») na secção.

Se as ideias não são aplicadas e a minha ajuda não é «aproveitada»... é porque eles não querem.

Pessoalmente tenho pena, mas nada posso fazer... a não ser continuar a escrever e tentar alterar, por esta via, o «estado de coisas».

Abraço!

 
At 2:30 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Nota: o meu anterior comentário refere-se à Direcção do CLUBE e não à «Direçcão do Rugby», que são realidades distintas.

Em todo o caso creio que tanto uns como outros trabalham coordenadamente.

Atenção: tenho-os (Direcção do clube e secção de Rugby) como pessoas competentes e empenhadas, como os resultados da modalidade demonstram. Não leiam aqui nenhuma «ataque», pois ele não existe.

O que existe, a meu ver, é uma rendição à fatalidade do Rugby ser um jogo de e para uma minoria. E essa rendição não faz sentido. Aliás, tem de ser combatida com medidas concretas!

 

Enviar um comentário

<< Home