:: Belenenses XV ::: ARS - Análise do biénio 2004-2006

quarta-feira, setembro 13, 2006

ARS - Análise do biénio 2004-2006

Quem tem acompanhado o rugby juvenil nos últimos anos tem assistido a um gigantesco crescimento do mesmo, bem como em todas as vertentes do rugby português. Longe vão os tempos em que iam as Escolas do Belenenses, lideradas pelo Rui Muralha, até Loulé e voltavam com 20 minutos de jogo nas pernas.

Com o início de uma nova época a ARS teve a iniciativa de fazer uma análise do trabalho realizado nos últimos 2 anos do seu “mandato”. Não é uma análise exaustiva, mas é um elemento fundamental para perceber o que funcionou bem e mal no Rugby dos mais novos. Interessante era também conhecer uma auto-análise da actuação da FPR e do Rugby dos mais velhos.

De salientar o aumento em cerca de 53% do número de atletas sub15 nos últimos 2 anos, actualmente com cerca de 1000 atletas, tendo como principal impulsionador deste amento o Belenenses (+ 81 atletas) seguido da Agronomia (+56 atletas), o Direito e o Benfica (+ 45 atletas cada).

Pelo segundo ano consecutivo o número de atletas inscritos aumentou em todos os escalões:

-Bambis, 144 inscritos: Belenenses (+ 34), Cascais (+22), Agronomia (+12).

- Benjamins, 192 inscritos: Direito (+22), Benfica (+16), Agronomia (+13)

- Infantis, 282 inscritos: Belenenses (+ 27), CDUP (+ 18) e Agronomia (+ 16);

- Iniciados, 353 inscritos: CDUL (+ 19), Benfica (+ 18), Agronomia e Évora (+ 14 cada); Belenenses (+13).

Este aumento foi estimulado pela organização das Escolas de Rugby dos vários clubes, consolidação do trabalho da ARS, maior regularidade de competições e resultados positivos da Selecção Nacional.



No campo da formação promoveu actividades como o Seminário de Rugby Juvenil, Acção de Formação ARSevens, Curso de Treinadores Nível 1 (com prelecções dos seus técnicos Henrique Garcia e Pedro Gonçalves).

Coordenou também projectos como “Escolas do Meu Clube”, Novas Escolas de Rugby e Expo Criança, com eventos de visibilidade pública. Os Estágio de Aperfeiçoamento de Iniciados foram uma excelente iniciativa da ARS.

O trabalho da ARS tem sido muito valoroso, estando na prática a fazer o trabalho que compete à FPR. Da minha parte vão os meus parabéns a toda a equipa da ARS.

Para consultar na íntegra esta análise do biénio 2004-2006 clique aqui.

3 Comments:

At 3:28 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Olá Afonso,

Ainda não li o documento, mas creio poder fazê-lo esta noite. Depois terei com toda a certeza questões a colocar, pois creio que ainda existe alguma confusão entre as competências da ARS e as competências da FPR. E a FPR aproveita o trabalho da ARS apresentando-o como mérito seu...

Bem, depois de ler o documento direi «de minha justiça».

Obrigado pelos dados que aqui apresentas.

Abraço!
RV

 
At 3:41 da tarde, Blogger Afonso Nogueira said...

Nem mais, na prática a ARS faz todo o trabalho da FPR, Associação de Rugby do Norte e Comité de Rugby do Centro. Claro que dos 988 atletas inscritos 823 são da região sul, mas...

Os torneios da ARS são muito bem organizados em comparação com os realizados na região norte (claro que o do Belenenses é o melhor. As competições de iniciados no sul são as únicas que verdadeiramente funcionam. Veja-se o caso do CDUP que entre os meses de novembro e fevereiro vão só treinar!

 
At 3:52 da tarde, Blogger Afonso Nogueira said...

O belenenses é o clube que mais contribui a todos os níveis para este desenvolvimento.

Nos últimos 2 anos:

- Mais 81 atletas federados,
- Mais 34 Bambis inscritos (equipa que mais aumentou o número de atletas em TODOS od escalões,
- Mais 27 infantis,
- Participação em TODOS os torneios da FPR e ARS,
- Organização do maior torneio juvenil do país.


Nota ainda para o site da ARS que tem um grau de actualização muito elevado.

 

Enviar um comentário

<< Home