:: Belenenses XV ::: Breves notas sobre a Geórgia

terça-feira, outubro 31, 2006

Breves notas sobre a Geórgia

Derrotada a Rússia, num jogo difícil e que poderia muito bem ter «caído para o outro lado», teremos pela frente o segundo classificado da Pool B, a Geórgia, que foi derrotada pela Roménia (já qualificada para o Mundial) e que derrotou a Espanha por 37-23, num jogo que registava 17-9 ao intervalo.


Legenda: Portugal perdeu por 40-0 no último embate, mas parte para Tiblissi com vontade e capacidade para «vingar» a pesada derrota de Março (Créditos: Site www.rugby.ge).

A formação da Geórgia é forte, e apresenta vários jogadores profissionais (ou pelo menos semi-profissionais), quase todos a alinhar no estrangeiro. Assim, dos XV que entraram em campo no passado sábado em Tiblissi, 11 jogam em França, 1 na Roménia e apenas 3 no seu país natal.

De entre os 11 jogadores a alinhar em França, 5 jogam em clubes do Top-14 (os três jogadores da primeira linha, incluindo dois que jogam no Clermont, actual segundo classificado da divisão maior gaulesa...): Clermont, Bourgoin, Castres e Montpellier. Um sexto jogador - o capitão Ilia Zedguinidze - alinha no Auch, da Pro D2, o que transforma o cinco da frente da Geórgia num sector temível e com grande qualidade e experiência de alta competição!...

Os georgianos já alinharam por 8 vezes contra Portugal, tendo vencido por quatro vezes, contra igual número de vitórias lusas! Importa todavia não esquecer que a 11 de Março de 2006, no último encontro entre os dos XV's, Portugal foi severamente castigado por 40-0 em Tiblissi. O resultado pode ser explicado com as inúmeras lesões que então afligiam a equipa de Tomaz Morais, mas deve também servir de alerta para a qualidade do Rugby deste pequeno país do Leste.

É também certo que Portugal já foi vencer à Geórgia por 14-19, em Vake, a 14 de Fevereiro de 2004... pelo que voltar a ganhar não apenas não é impossível como deve ser o objectivo da equipa!