:: Belenenses XV ::: Soltas sobre o jogo de sábado (parte 1)

segunda-feira, outubro 30, 2006

Soltas sobre o jogo de sábado (parte 1)

#1
Estádio (quase) cheio!

Arrepiante um jogo em Portugal com aquela moldura humana, seguramente a maior dos últimos anos! Ao meu lado estava sentado um grupo de pessoas que, pelo que me pude aperceber, nem os pontos sabiam contar... e isso é magnífico! Foi possível trazer ao jogo pessoas que não são adeptos habituais da modalidade.


Legenda: Os jogadores sentem, com é natural, o apoio exterior e transcendem-se! Encher efectivamente o Estádio, no jogo com a Geórgia, deverá ser uma das prioridades do Rugby nacional para o próximo mês...

Prioridades: consolidar este público e reforçá-lo, com mais gente (especialmente «de fora» do contexto da modalidade) e, a prazo, levá-lo ao Rugby de clubes, verdadeiro pólo de dinamização da modalidade no nosso país!

#2
Tomaz Morais

Para mim é um dos – senão o principal! – heróis desta campanha magnífica, iniciada em 2001, se não estou em erro. O seleccionador nacional tem remado contra a maré, procurando introduzir em Portugal uma outra perspectiva da modalidade, mais aproximada ao que se passa «lá fora».

Sejamos claros: num país onde o Rugby ainda é um pouco levado na brincadeira, Tomaz Morais é um profissional «à séria», competente, empenhado e sobretudo 110% disponível para a selecção como um todo e para os jogadores, individualmente considerados.

Mais: Tomaz Morais está a trabalhar coordenadamente com o árbitro João Mourinha, no sentido de ajudar na sua preparação para as etapas do Circuito Mundial de Sevens (George e Dubai).

Não poderiamos estar em melhores mãos, digo eu! Saibamos estimar e encorajar este jovem treinador. Saibamos agradecer-lhe – nós, os adeptos anónimos do Rugby! – todo o esforço, dedicação e entrega à causa do Mundo Oval português.

#3
Euforias vs. Realismo

Percebo a euforia generalizada de sábado (a qual não foi partilhada por todos, como o próprio Tomaz Morais, já concentrado no jogo com a Geórgia!), mas creio que em vez de nos fixarmos na vitória com a Rússia nos devemosa antes preparar para o duríssimo encontro com o nosso próximo adversário.



Precisamos de rever rapidamente tudo o que correu mal no sábado, com particular destaque para as «touche», dimensão do jogo absolutamente dominada pelos russos! Os alinhamentos são fundamentais no Rugby moderno, e conquistá-los pode definir – de certa forma – a sorte do jogo.

Precisamos de trabalhar mais a defesa – que foi excelente! – intensificando o trabalho de pressão sobre o portador da bola... Não nos esqueçamos que, apesar da vitória lusa, os russos marcaram 3 ensaios contra 2.

#4
Secretário de Estado

Durante a semana passada gerou-se alguma polémica em torno do meu comentário acerca da presença do Secretário de Estado do Desporto num treino da selecção nacional. Laurentino Dias voltou a estar presente no EUL, no dia seguinte, para assistir ao Portugal-Rússia, o que só fica bem ao governo.

Espero, com sinceridade, que este homem do futebol (e que já esteve envolvido em alguns dos maiores escândalos que periodicamente aparecem naquela modalidade) não tenha do Rugby aquela visão paternalista, de palmadinhas nas costas aos rapazes amadores que até fazem umas coisas jeitosas... E que esta dupla visita (treino e jogo) sirva como ponto de viragem na política de apoios estatais (através do poder central e autárquico) à modalidade (FPR e clubes).

14 Comments:

At 11:29 da manhã, Anonymous Anónimo said...

A propósito de algumas dúvidas que têm surgido sobre "e agora Portugal?" fiz uma "tradução livre" da crónica disponível no site do IRB:

PORTUGAL e GEORGIA em rota de colisão:

Na Europa, Portugal e Georgia ambos conseguiram vitórias valiosas para manter vivas as suas esperanças de um lugar no CAMPEONATO DO MUNDO - FRANÇA 2007

PORTUGAL bateu a RUSSIA por 26-23, acabando a fase em segundo do grupo a seguir á ITÁLIA. Vão agora defrontar a GEORGUA que derrotou a ESPANHA em casa por 37-23, acabando também em segundo do seu grupo atrás da ROMÉNIA (que como a ITÁLIA ficou automaticamente apurada)

OS 2 países encontram-se agora em "duas mãos" a realizar em 11 de Novembro (Georgia) e 25 DE NOVEMBRO (Lisboa), com o vencedor a ser apurado como "EUROPA 3" (a seguir aos outros 2 ja apurados=

O derrotado irá enfrentar a ronda de "repescagem" e jogar com o derrotado do "NAMIBIA x MARROCOS" pelo direito de enfrentar o URUGAI por um dos dois últimos lugares disponíveis no Campeonato.

Ou seja... no dia 25 de Novembro voltamos a ter em Lisboa um "tudo ou nada" :)

 
At 11:33 da manhã, Blogger Rui Silva said...

Exactamente!
Creio que o europa 3 irá para o grupo da irlanda, mas não tenho a certeza. É coisa para ver depois!

 
At 12:32 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Se Portugal ganhar à Georgia é apurada como europa 3 e vai para o Grupo D, com a França, Irlanda, Argentina e o vencedor do Namibia-Marrocos.
joão Santos

 
At 12:49 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Isso mesmo!

 
At 12:53 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Rui viu a entreviste ontem da Rtp1? Marcelo rebelo de sousa em grande! Até a bolinha levou!

 
At 1:10 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Não vi, confesso.
Será que o Rugby pode novamente virar «moda»?
Que bom seria, se isso representasse aumento do número de adeptos e praticantes, mais gente a ver os clubes, mais dinheiro a chegar dos patrocínios... Transmissões de jogos de clubes na 2:...

Que bom seria...

 
At 1:25 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Felizmente que desta vez não atacaram os políticos para darem atenção ao rugby!

 
At 1:25 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Felizmente que desta vez não atacaram os políticos por darem atenção ao rugby!

 
At 2:34 da tarde, Blogger Rui Silva said...

LOL... cada coisa a seu tempo...
Um dia destes chega a vez dos políticos receberem o tratamento devido, não pelo mal que têm feito ao Rugby, mas pelo mal que têm feito a TODO O DESPORTO NACIONAL, excepto (claro!) o futebol.

É positivo que o Prof. «Martelo» se lembre do Rugby. É interessante que o «Secretário de Estado da Ligad e Clubes» vá ver o pessoal do melão. É engraçado que o presidente da CML até tenha sido atleta e dê, às vezes, nas vistas pela sua veia «radical». Mas nada disso resolve os problemas ESTRUTURAIS do Rugby.

Repito:Um dia destes chega a vez dos políticos receberem o tratamento devido.

 
At 4:28 da tarde, Blogger Rui Silva said...

O site da FPR volta a cometer erros... inacreditáveis. Leiam a crónica do jogo e reparem que Portugal não jogou com XV, mas antes com 12 jogadores.

Depois há erros «grosseiros» na notícia, inadmissíveis numa relação de prestação de serviços profissional e pagam entre a FPR e a empresa que «alimenta» o seu site.

E eu a pensar que o site tinha entrado nos eixos...

 
At 5:11 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Julgo que já alteraram...

 
At 5:50 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Continua com erros: "alcançando assim a vantagem 24-32 que foi ampliada para 26-23 após uma penalidade."

Portugal estava a perder 16 - 23, reduziu para 19-23 com uma penalidade do C. Pinto e com o ensaio d'Orey/Mateus, convertido pelo C. Pinto passou para 26-23.

Já nem sei o q é q se há-de dizer do site da FPR... 32 em vez de 23 deve ser gralha, mas depois percebe-se q quem escreve para lá nem sabe qt é vale uma penalidade...

 
At 10:41 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Foi bonito para o Rugby uma bancada VIP com tantos ilustres, alguns deles caras conhecidas do Futebol. Não vi o presidente da Câmara de Lisboa, mas recordo que na sua campanha eleitoral, ele deu varias entrevistas a citar o Rugby como um exemplo de grande importância na sua formação pessoal. Assim sim!

Para quando um convite aos ex. internacionais de sempre para verem um jogo da SN juntos, quem sabe com um almoço ou mesmo um jogo entre eles. Todas as selecções Mundiais o fazem excepto Portugal.

abraço

 
At 10:46 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Portugal começa na Geórgia
JOSÉ RODRIGUES

O calendário da próxima fase de apuramento, com vista à Taça do Mundo de 2007, a realizar em França, já está definido. No próximo dia 11 de Novembro, a selecção das Quinas desloca-se a Tiblissi, capital da Geórgia, para defrontar a congénere de Leste, enquanto a segunda volta ficou agendada para duas semanas depois, 25, no Estádio Universitário de Lisboa.

Este sorteio vai ao encontro dos desejos do seleccionador nacional, Tomaz Morais, e também dos jogadores que preferem jogar em casa, com o apoio do seu público, a partida decisiva.


Tomaz Morais
"Resolver em Novembro"

Os Lobos iniciam hoje o trabalho de preparação para este embate, frente a um adversário ainda mais difícil do que a Rússia. "Queremos resolver o apuramento para o Mundial agora em Novembro e o primeiro passo é esquecer a Rússia", adiantou Tomaz Morais, que acrescentou: "Depois temos mais dois objectivos traçados – trabalhar a defesa para que seja ainda mais eficaz e, de uma vez por todas, deixar de cometer erros infantis, que teimam em acompanhar-nos e com muitos custos".

Apesar da grande determinação, as limitações inerentes à condição de selecção amadora continuam a sentir-se e o técnico não vai ter todos os atletas ao seu dispor: "É muito complicado, mas vamos tentar que os rapazes do Porto e o Rui Cordeiro, de Coimbra, consigam estar hoje, amanhã e de sexta a domingo. Mas o Gonçalo Uva e o Diogo Mateus, que estão a jogar no estrangeiro, não vão poder estar cá e isso perturba o nosso trabalho", lamentou Morais.

 

Enviar um comentário

<< Home