:: Belenenses XV ::: Sem euforias... mas com mais confiança!

domingo, outubro 29, 2006

Sem euforias... mas com mais confiança!

Portugal deu esta tarde um importante passo em direcção ao Mundial de França, ao bater a bem organizada selecção da Rússia por 26-23, num jogo impróprio para cardíacos, ao qual assistiu muita gente, tomando como padrão as habituais assistência do Rugby nacional. Foi uma tarde de festa, em todos os sentidos, e com o desfecho a condizer com o desejo dos milhares de pessoas que se dirigiram ao Estádio Universitário de Lisboa, para ajudar a selecção a ultrapassar este difícil obstáculo.



Portugal havia encontrado a Rússia por duas vezes em 2006, e se em Fevereiro se queixou (e com justiça) de um empate concedido pelo árbitro aos russos, no Torneio das Nações IRB a equipa nacional foi batida «sem apelo nem agravo» por uma equipa de leste que provou jogar bom Rugby. Era por isso com grande expectativa que se aguardava o embate de hoje, verdadeiramente «a doer», já que a derrota colocava uma das equipas de fora da corrida ao Mundial!

O jogo voltou a ser de tripla, com constantes alterações no marcador e com a vantagem a pertencer ora a uma equipa, ora à outra.

Entraram melhor os russos, que com apenas dois minutos jogados já venciam por 5-0, após ensaio obtido pelo seu 2º centro e capitão de equipa (para mim o melhor russo em campo). A conversão, aparentemente fácil, foi falhada pelo formação (chutador de serviço dos homens de azul), e a partir desse momento foi Portugal quem tomou conta do jogo, empurrando o XV do leste para o seu meio campo.


Legenda: José Pinto.

O primeiro aviso da eminência do ensaio luso surgiu com uma fabulosa arrancada do formação José Pinto, jogador que hoje esteve inspirado, comandando as operações da equipa em conjunto com o formação portuense Gonçalo Malheiro.

A pressão portuguesa acentuava-se, e Pedro Leal combinou bem com o ponta António Aguilar, que furou através da muralha azul para marcar o primeiro ensaio português da tarde debaixo dos postes, convertido por Malheiro.


Legenda: Gonçalo Malheiro.

A primeira parte terminava com vantagem portuguesa (10-8) e com o resultado em aberto.

A abrir o segundo tempo, novo ensaio russo, aproveitando um momento de desorganização defensiva da equipa portugesa e forçando a entrada na área de validação lusa através da força do seu pack, dominador nas fases estáticas (em particular nos alinhamentos, situação do jogo em que os russos tiveram enorme vantagem e aproveitamento, face à equipa portuguesa).



O marcador passava a registar 10-13 e o Estádio Universitário acordava para uma etapa complementar durante a qual, dentro e fora do campo, tudo se fez para levar Portugal à 6ª ronda de qualificação para o Mundial.

Portugal igualou por duas vezes, e por duas vezes os russos se adiantaram no marcador, incluindo através de novo ensaio (desta feita convertido).

Tomaz Morais mexeu na equipa e lançou Cristian Spachuk para a 1ª linha (por troca com Rui Cordeiro), refrescando o pack e tentando dar maior consistência ao jogo dos avançados lusos. Fez também entrar Luis Pissarra para o lugar de José Pinto e Cardoso Pinto para as funções de abertura, por troca com um esgotado Gonçalo Malheiro, a realizar o primeiro jogo pela selecção em vários meses.

Os russos continuaram a dominar nos alinhamentos, mas foi Portugal - que passou muito tempo da segunda parte dentro do seu meio campo - a dar a volta ao resultado, através de uma penalidade aproveitada por Cardoso Pinto e um espectacular ensaio apontado por Diogo Mateus, após entendimento com o 2ª linha Marcelo d'Orey, naquele que terá sido um dos momentos mais espectaculares e emocionantes da tarde. Convertido o ensaio, os portugueses voltavam a posicionar-se na frente!

Nos últimos minutos a equipa russa pressionou bastante e teve mesmo hipótese de chutar aos postes, quando o árbitro irlandês concedeu uma penalidade ao minuto 79. A ordem foi todavia chutar para a «touche», tentando aproveitar a nítida desvantagem lusa nesse capítulo do jogo, e procurando o ensaio (em vez dos 3 pontos do pontapé, que apenas concederiam o empate).

A decisão demonstrou-se errada, já que não há regra sem excepção, e Portugal conquistou a bola decisiva.

Aos 85 minutos suava o apito final, originando-se a segunda invasão de campo da tarde (após um «falso alarme», minutos antes, quando ao apitar para a marcação de uma «touce» o juiz da partida confundiu o público, que assim iniciou a comemoração da vitória antes de tempo!).

O momento é pois de alegria, após esta dura vitória conquistada face a um adversário do nosso campeonato, e que poderia ter vencido. Felizmente para todos nós, a vitória foi lusitana, e os nossos «Lobos» seguem em frente na qualificação.

O próximo adversário será a Geórgia, equipa que bateu esta manhã a Espanha (em casa) por 37-23. Trata-se de uma selecção poderosa, quase totalmente constituída por jogadores profissionais e semi-profissionais, a alinhar em França. A Geórgia já se encontrou aliás com Portugal durante o ano de 2006 (11 de Março), tendo então vencido por 40-0... resultado que certamente não se repetirá!

Os «Lobos» sobem assim mais um degrau, sem euforias desmedidas (as quais não se justificam), mas com mais confiança!

Parabéns, Portugal! Hoje mostrámos o nosso valor, dentro e fora de campo!

32 Comments:

At 1:57 da manhã, Blogger Rui Silva said...

Faltou-me a constituição da equipa, ou pelo menos do XV e marcadores de pontos:

1. Rui Cordeiro
2. João Correia
3. Joaquim Ferreira
4. Gonçalo Uva
5. Marcelo d'Orey
6. Diogo Coutinho
7. Paulo Murinello
8. Vasco Uva
9. José Pinto
10. G.Malheiro - 3+2+3+3;
11. Pedro Carvalho
12. Diogo Mateus - 5;
13. Miguel Portela
14. António Aguilar - 5;
15. Pedro Leal

21. Cardoso Pinto - 3+2;

Jogaram ainda:
- João Uva
- Luis Pissarra
- Sebastião Cunha
- Cristian Spachuk
- Juan Severino
- J.Diogo Mota

 
At 1:42 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Grande jogo de toda a equipe portuguesa, queria apenas descatar o jogo brilhante de Paulo Murinello, que foi incansável em todo o jogo, placou tudo, ofereceu sempre o corpo ao manifesto, assim como os outros dois 3ªlinha, vasco uva e diogo coutinho fizeram também um grande jogo!! Destaque para os nosso rucks que tiveram bem, a bola saiu rápida, zé pinto dá andamento ao jogo, pissarra entrou bem, pôs calma no jogo e tem um passe fabuloso, malheiro é um chutador nato, cardoso pinto entrou bem, ataca mais a linha, os centros defenderam muito bem, o trio de trás foi pouco chamado á acção mas quando tocou na bola subiram bastante no terreno, bom ensaio de antonio aguilar. a 1ªlinha fez um jogo de sacrificio enorme, lutou lutou, e ganhou! parabéns

 
At 9:10 da manhã, Blogger Rui Silva said...

Durante a semana publicaremos análise mais detalhada do jogo, sector a sector, com destaque para a performance do pack, importantíssimo no embate com a Geórgia.

 
At 9:27 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Na Taça europeia o Bucareste ganhou ao Bayonne. E Portugal tratou essa competição sem respeito e agora poderiamos estar com resultados destes com a selecao de Lisboa ou do Centro/Norte. Outros jogadores poderiam estar a jogar a um grande nível. Talvez houvesse mais qualidade nas chamadas segundas escolhas e jogadores jovens a lançar. Uma pena.

Abraço forte num dia de enorme satisfação pelo grande jogo de ontem.

 
At 10:20 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Ontem foi um grande de festa, o Estadio esteve bem melhor do que é costume e serviu os propósitos de ontem. Mas Acho que ainda há muito trabalho a fazer, porque só seremos um dia regularmente grandes se estiveremos presentes em todos os momentos e com um campeonato interno verdadeiramente competitivo, que nos leve as competicoes europeias (como se disse no comentario anterior) e crie com isso uma selecção forte, profissional e de respeito.

Ontem foi um bom dia de Rugby! Parabes a este Blog por tudo o que fez e tem feito na divulgação e acompanhamento da modalidade. É aqui que se "vem ler sobre rugby".

abraços!

 
At 11:46 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Grande jogo.
Alguém sabe onde eb quando sera o jogo com a georgia?
cumps

 
At 4:50 da tarde, Anonymous Anónimo said...

1ªmão
11/11 - Tiblissi

2ªmão
25/11 - Lisboa

 
At 4:53 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Grande jogo, aquilo que eu vi ontem em Lisboa foi uma grande selecção com uma capacidade imensa e ninguém percebeu quais queres carências ou dificuldades. Todos deviamos trabalhar assim nos nossos clubes. Que festa! Que Jogo! Que Dia! Contem comigo para dia 11, eu estarei lá e levarei os meus amigos. Tenho cada vez mais orgulho nesta modalidade e nesta selecção: Vamos todos "empurrar" apoiando esta equipa ao Mundial.

 
At 5:02 da tarde, Anonymous Anónimo said...

No site da FPR está uma votação sobre a participação ou não de Portugal no Mundial e ainda há 29 pessoas que não acreditam na qualificação...

 
At 5:06 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Eu li no site do Rugby World Cup que o 1º jogo é em Lisboa e o 2º na Georgia, será que alguem pode realmente confirmar? No site da FPR infelizmente não vem nada.
Será possível acompanhar a equipa a Georgia? o que acham desta ideia?

 
At 5:21 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Vejam o site da FIRA

 
At 5:24 da tarde, Anonymous Anónimo said...

A Namíbia ganhou em casa a Marrocos (25-7);

Apesar de não ser adepto do belém, Parabéns pelo blog!!!

 
At 7:25 da tarde, Anonymous Anónimo said...

http://www.publipt.com/pages/index.php?refid=nazare1990

 
At 9:18 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Portugal, agora tem de jogar com a Georgia a 2 mãos. SE Portugal ganhar nessas duas mãos apura-se directamente para o mundial. Se perder joga com o derrotado dos jogos entre a Namíbia e Marrocos. Se ganharmos temos de jogar com o Uruguai


Abraço

 
At 9:20 da tarde, Anonymous Anónimo said...

no último post a fonte é do site www.scrum.com ou aguilarugby.blogspot.com

 
At 10:34 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Como ficaram os juvenis alguém sabe?

 
At 10:51 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Pois é...isto é para aqueles que não acreditam e não têm confiança na nossa selecção!!! Mostrámos que unidos conseguimos vitórias.

Passem pelo nosso blog:
cluberugbyborba.blogspot

Força Portugal

 
At 10:51 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Os Juvenis foram vencer a Monsanto por 15-12.

 
At 10:55 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Uma Pergunta: Quando publicam o XV De 05/06???

Abraço

 
At 11:44 da tarde, Anonymous Anónimo said...

"Será possível acompanhar a equipa a Georgia? o que acham desta ideia? "

Deve ser possível (1 apoainte da selecção até ganhou um prémio da CGD para poder acompanhar a selecção)e os hotéis e a comida lá devem ser baratíssimos. O problema será o preço dos bilhetes de avião...

 
At 12:06 da manhã, Anonymous Anónimo said...

No jogo contra a Rússia, o Universitário teve uma das maiores casas de sempre (a maior), quase cheio e ainda por cima com 2 bancadas desmontáveis nos topos (alguém sabe quantas pessoas lá estiveram?) Mas contra a Geórgia temos de ser ainda mais.

Está na altura de começarmos a pensar no apoio aos Lobos para o jogo de 25 de Novembro, falta menos de 1 mês. Algumas sugestões:

1. Saber-se O MAIS CEDO POSSÍVEL se a Caixa vai ter 1 iniciativa semelhante à q teve no último jogo (3.000 bilhetes à borla). Se sim, saber se as inscrições das claques podem ser feitas em todos os balcões, mesmo nos de fora de Lisboa.

2. Se issoa acontecer, arranjar cartazes e divulgar a iniciativa, A TEMPO e HORAS, por tudo qt é sítio: blogs, sites, clubes de râguebi e outros, escolas, faculdades, politécnicos, estações de comboio, etc.

3. Se isso acontecer, "sensibilizar" os jornais desportivos e outros para q falem da iniciativa com 1 antecedência razoável.

4. Sensibilizar TODOS os clubes com sub13 para participarem no convívio q antecede o jogo e para q os seus jogadores fiquem para assitir ao jogo. Desta vez ficaram muitos, mas ainda podem ser mais. Benfica, Técnico, Académica, com tantas tradições no nosso râguebi, estou certo q não faltarão ao próximo convívio (parabéns ao CDUP e ao Lousã por não terem medo dos Kms)!

5. NÃO MARCAR NENHUM JOGO, SEJA DE Q ESCALÃO FOR, PARA O DIA DO CONVÍVIO.

6. Se estiver a chover q se lixe. FICAMOS LÁ À MESMA!

 
At 12:08 da manhã, Anonymous Anónimo said...

5. NÃO MARCAR NENHUM JOGO, SEJA DE Q ESCALÃO FOR, PARA O DIA DO JOGO (excepto o convívio dos sub13, claro).

 
At 7:48 da manhã, Anonymous Anónimo said...

"1. Saber-se O MAIS CEDO POSSÍVEL se a Caixa vai ter 1 iniciativa semelhante à q teve no último jogo (3.000 bilhetes à borla). Se sim, saber se as inscrições das claques podem ser feitas em todos os balcões, mesmo nos de fora de Lisboa."


Isso já foi assim desta vez!! As inscrições das claques podiam ser feitas em TODO o país e houve muita gente a aproveitar, não tanta como poderia, mas houve.

Talvez a CGD repita a iniciativa, mas TINHA GRAÇA que a FPR apoiasse a iniciativa do SEI PRÓPRIO SPONSOR e a divulgasse no site da FPR. Desta vez a iniciativa foi sobretudo divulgada AQUI (parabens mais uma vez) e a FPR esperou por QUINTA-FEIRA para por um LINK que nem sequer funcionava, e na sexta lá pos com mais detalhe a noticia... ora óbivamente na sexta feira, "os do costume" ainda se organizaram, mas trazer amigos e afins já foi difícil... e como os bancos fecham às 15h, ficou poruca maragem!!

Resta agora saber se a CGD (que nao ficou alheia ao pouco interesse da FPR à sua iniciativa) estará interessada em a dinamizar de novo.

Até o adminisrador da Caixa, Dr.Armando Vara, foi pessoalmente ver o jogo. Será que é preciso fazer um desenho sobre as VANTAGENS óbvias de o Rugby fazer "bons amigos"?? De como isso FACILITA a divulgação da modalidade?!!

Ou alguém acha que a Presença do Sec. de Estado do Desporto foi uma coisa de "abnegação voluntária"? "de repente" interessou-se pelos destinos na Selecção Oval...

É preciso começar a olhar para as coisas com estratégia, porque os actos isolados e dispersos são foguetes que até podem brilhar na altura, mas nao servem a construção do todo, porque são energias que se dispersam.

 
At 9:59 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Vamos criar um grupo de apoio para ir com a selecção a Georgia.
Podia-se colocar aqui uma lista de preços ou mesmo um pacote viagem.
Se ganhamos lá ou mesmo só um bom resultado... e dia 25 de Nov - será o momento final.


Quem é que está interessado?

Abraço,
Carlos Duarte

 
At 10:33 da manhã, Anonymous Anónimo said...

A situação na Geórgia está caótica! A eminente guerra com a Rússia torna a Geórgia um dos páises menos aconselháveis para fazer turismo.

Só nos resta esperar que a nossa rapaziada traga um bom resultado de lá.

Lembro que há uns meses atrás saímos de lá com 40 no saco.

 
At 12:11 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Pois é... ir à Geórgia seria uma aventura apenas para os mais destemidos. Fosse à Rússia ou mesmo à Roménia e aí alinhava, mediante um esquema de viagem pago «às postas», que isto anda mal!

Creio que o verdadeiro esforço tem de ser feito no sentido de encher o EUL no jogo da segunda mão.

É que lá... os nossos rapazes jogarão contra 60.000 pessoas!

 
At 2:10 da tarde, Anonymous Anónimo said...

o Kiki e o Pipoca são ridiculos naquela selecção; O Malheiro é um grande criativo , mas , para alem dos pontapes , nao tem mais nada ... nada de placar . O Cardoso Pinto é mais fiavel. O Mateus é grande " têm para ai 2, 30 m"... é um gigante dentro do campo. Vamos fazer historia...

 
At 6:01 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O mais seguro é perguntar à embaixada (consulado?) de Portugal na Geórgia. Se eles desaconselharem é porque é mesmo arriscado ir.

 
At 7:47 da tarde, Anonymous Anónimo said...

«Lembro que há uns meses atrás saímos de lá com 40 no saco.»

É verdade, mas nessa altura havia uma onda de lesões e os Lobos estavam um bocado em baixo. Nos últimos 4 jogos (2 cá e 2 lá) q fizémos com eles só perdemos esse.

Há dois anos atrás, saímos de lá com uma vitória q deixou 40.000 espectadores Georgianos de boca aberta.

Lá, eles são favoritos, mas nada está decidido.

 
At 10:30 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Kiki ridiculo? entao foi pq não viu o grande jogo que fez, nomeadamente a 2ª parte. Defendeu como ng!!
Malheiro é um grande abertura. penso que se lesionou e agr está de volta. Mas por alg razao o nosso tecnico tomaz morais o colocou a titular. é certo que não fez um jogo incrivel como o do irb nations cup(nao me recordo se frente a italia A ou Argentina A). Mas o que é certo, é que ele com os seus pés vai ganhando jogos( vi esta frase no blog do cdup e realmente é mesmo assim)
VAMOS PENSAR NO JOGO FRENTE A GEORGIA !!
LEMBRAM-SE DA PLACAGEM DEMOLIDORA DO MURI FRENTE A ESSA MESMA EQUIPA?
VAMOS LÁ PLACAR COMO NG E MARCAR PARA O MUNDIAL!!

 
At 11:01 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Quem fala mal do Malheiro, Kiki e do Pipoca assim desta forma, só tem um motivo ou quer jogar na posição deles ou é um invejoso puro, Kiki ridiculo? Este anónimo além de ser pouco corajoso por isso o seu medo de ir a Georgia percenbe "0"
É verdade que o Pipoca é muito inseguro, parece que está inclusivé desconcentrado e não respeita os outro jogadores da equipa.
Contra a Georgia tudo é possível, se a equipa jogar com aquela determinação de vencer, não acredito num resultado de 40 - 0, antes pelo contrário Portugal vai vencer.

Penso que não há problemas de ir a Georgia. Os Lobos vão a todo o lado, por isso são Lobos.

Cumprimentos.
CLG

 
At 1:36 da tarde, Anonymous Anónimo said...

"Um jogador só é realmente bom quando procura sempre melhorar!"

Lembrem-se disso.

 

Enviar um comentário

<< Home